Certificações Financeiras

Instrução 539 CVM Suitability

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Antes de qualquer coisa, precisamos esclarecer o que é Suitability.

Suitability

Essa expressão americana trata de um dever que os profissionais da área de finanças precisam ter com seus clientes.

O dever de oferecer aos mesmos, produtos financeiros adequados ao perfil. Cada investidor possui determinado perfil, quando o assunto é investimento.

Talvez, eu, tenho um perfil mais arrojado, acostumado investir em Fundos Imobiliários, e também em ações. Mas talvez, o leitor já não se sinta tão confortável em alocar o dinheiro em produtos de renda variável.

O analista financeiro, ou profissional precisa avaliar esses pontos antes de começar a sugerir produtos.

Por mais que eles pareçam atraentes no momento, se o investidor não se sente bem investido e tal produto, ele não precisa aplicar.

Assim, os profissionais da área, precisam seguir o Suitability, e defender os interesses de seus clientes investidores.

Instrução 539 CVM

Já foi explicada em artigos anteriores a função da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em nosso país, e mais importante, no mercado financeiro.

Essa instituição fiscaliza e faz toda a regulamentação do mercado de capitais brasileiro. E também, avalia as praticas do mercado.

As mesmas práticas realizadas por pessoas do meio. Como corretores, analista de investimentos, e afins…

Aproveitando o momento, vou fazer uma indicação de leitura, o livro; O investidor e o leão – Imposto de renda sobre as aplicações financeiras do autor; Marcelo Montandon Jr.

Essa obra é uma ótima leitura para o atual momento, em que muitos de nos estão se preparando apara entregar a declaração de imposto de renda.

Não é nenhuma novidade que o IR de investimento, sobretudo, sobre ganhos no mercado de ações é um tanto quanto complexos.

E por vezes, as próprias contabilidades não possuem tal conhecimento, o que pode acabar ocasionando equívocos nos lançamentos, e possíveis prejuízos.

Para evitar tudo isso, aconselho ao leitor buscar o máximo de informações possíveis, e porque não através de um livro, ou melhor, e-book.

Nesse e-book, temos exemplo, com o programa de 2015, um pouco antigo, mas com muitas coisas, que continuam atuais.

Você tem conta em corretora?

Para as pessoas que já possuem conta em corretora, talvez comece a fazer sentido uma pratica que virou corriqueira nas instituições, e para aquele que ainda não tem, preparem se, para preencher pesquisas.

De tempo em tempos, ou, periodicamente, as instituições financeiras, fazem pesquisas para saber qual é o total de patrimônio que o investidor possui, e o perfil de investimento do mesmo. Este formulário é chamado de Análise do Perfil de Investidor.

Sabe aquela pesquisa, meio chata, que as corretoras fazem perguntando, o que você faria, caso os seus investimentos, estivesse caindo 20%?

Então logo abaixo, existem quatro opções, sendo que cada uma, de maneira perceptível, representa, um perfil.

Curso Online para Certificação CPA10

Porem a pesquisa acaba se alongando, com diversas questões, e assim, a instituição, coleta os dados e pode ao final traçar o perfil dos clientes.

Com o perfil em mão os corretores, e analistas financeiros, podem oferecer produtos mais adequados a suas necessidades.

Caso você seja um investidor mais conservador, é provável, que os corretores, lhe ofereçam, produtos de renda fixa, como o Tesouro Direto, CDB, e fundos de investimento.

A partir de um perfil mais equilibrado, poderá ser sugeridas aplicações em fundos multimercado, e debentures, além dos produtos tradicionais de renda fixa.

Já em um perfil intitulado como arrojados, a porteira estaria aberta para sugestão de ações, opões, fundos imobiliários entre vários outros tipos de ativos.

Tudo isso, baseado em analises, e principiante, naquela pesquisa que é feita periodicamente, ou na hora que o cliente abre a conta na instituição.

E então, qual o seu perfil de investidor?

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *