Já faz algum tempo que a carreira de Portfolio Manager tem despontado como uma das queridinhas do mercado financeiro. Com remuneração bastante e uma atuação de prestígio junto aos clientes e ao âmbito dos investimentos, essa com certeza é uma profissão que vale a pena investir tempo e estudos para o futuro.

Se interessou? Então, continue nesse artigo pois eu vou te explicar o que um Portfolio Manager faz, qual sua média salarial e tudo o que você precisa fazer para se tornar um. Partiu? 

O que é Portfolio Manager?

Um Portfolio Manager (em português, “gestor de carteira”) é o profissional responsável por criar e administrar carteiras de investimentos para clientes privados. Sua atuação pode ser voltada para investidores únicos, famílias, empresas e indústrias.

Além de desenvolver estratégias para alcançar os objetivos financeiros de seus clientes, um portfolio manager pode tanto orientar essas pessoas sobre como tomar decisões mais assertivas em suas aplicações, ou simplesmente operacionalizar suas vontades e escolhas.

Qual a importância de um Portfolio Manager?

Saber investir de forma inteligente pode ser a chave do sucesso de um indivíduo, uma família ou uma empresa. Quando recursos são alocados da maneira certa, é possível multiplicar essas quantias e o uso desses rendimentos fica a cargo de cada um: compra de imóveis, pagamento de débitos estudantis, projetos de expansão… Os desfechos são inúmeros.

Contudo, para alcançar essa realidade, é preciso conhecer bem esse mercado, que compreensivelmente parece tão complexo para a maioria das pessoas. Ou trabalhoso demais para quem não tem tempo sobrando. 

Com a crescente consciência coletiva sobre a importância desse tipo de assunto, vem a demanda – que também é cada vez maior – por profissionais capacitados que possam realizar essas operações em nome de pessoas e empresas.

Assim, o Portfolio Manager entra como um agente que torna os investimentos mais acessíveis, além de contribuir para a educação financeira de seus clientes e, muito importante também, para tornar o mercado financeiro ainda mais seguro.

O que faz um Portfolio Manager?

Na prática, a atuação de um Portfolio Manager consiste em: 

  • Avaliar o perfil de investidor do cliente;
  • Educá-lo sobre o mercado financeiro e suas boas práticas;
  • Comunicar os riscos financeiros de cada tipo de operação;
  • Mostrar aos clientes as ferramentas de investimento utilizadas em sua estratégia;
  • Desenvolver carteiras de investimentos ou administrar as que já existem;
  • Escolher ativos que sejam pertinentes aos objetivos dos clientes;
  • Manter seu cliente a par da performance de sua estratégia;
  • Realizar avaliações de desempenho periódicas, a fim de implementar melhorias, se necessário.

Uma rotina de tarefas bem ampla, não acha? É justamente por oferecer um serviço tão dinâmico, completo e personalizado que cada vez mais o Portfolio Manager tem sido buscado para administrar carteiras; 

Como se tornar um Portfolio Manager?

Se você leu todas as tarefas de um Portfolio Manager e deseja topar essa missão, então, precisamos falar agora sobre os passos para chegar lá. 

Primeiramente, uma graduação costuma ser um bom ponto de partida para este caminho – Administração e Economia são excelentes opções. Tão importante quanto um diploma é um curso de especialização. Assim, é possível aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado de investimentos.

Além destas orientações padrão, digamos assim, alguns outros pilares são necessários para sustentar essa carreira. Olha só:

Quais as habilidades de um Portfolio Manager?

O nível de conhecimento sobre investimentos, nesse caso, precisa ser realmente profundo. Por isso, quanto mais cursos de desenvolvimento profissional você fizer, melhor. Dessa forma, é possível adquirir uma boa e ampla base para atuar dessa forma.

Como o seu contato com os clientes será próximo, é fundamental que o Portfolio Manager saiba se comunicar de forma assertiva. Aqui, não há nada muito fora do comum: é preciso saber se expressar com clareza, empatia e também saber ouvir.

Outro plus a este perfil profissional é a disposição para se manter atualizado, bem como a proatividade para monitorar as oscilações do mercado e agir em acordo. Lembre-se: todas essas movimentações devem ser esclarecidas ao cliente, bem como quaisquer mudanças de estratégias que possam acontecer.

Quais as certificações para Portfolio Manager?

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), só pode atuar como Portfolio Manager ou qualquer outra profissão que gerencie carteiras para terceiros aqueles que estiverem certificados com:

  • CGA Anbima: selo que autoriza a trabalhar com renda fixa, ações, câmbio e multimercados, obrigatório para profissionais cuja atuação concede o poder de comprar e vender ativos;
  • CGE Anbima: um complemento à CGA, digamos assim, voltado para quem trabalha com Fundos de Investimentos;
  • CFA: é a Chartered Financial Analyst e é uma certificação em inglês, de padrões internacionais. É um dos selos de maior prestígio do mercado.

Vale lembrar que, no que tange às certificações financeiras, mesmo quando elas não são obrigatórias, é extremamente recomendado que você as obtenha para começar a trabalhar. 

Isso porque estes selos existem principalmente para atestar que um profissional está oficialmente apto a exercer a sua função, além de garantir maior segurança para o mercado financeiro – um benefício importante tanto para suas partes integrantes quanto para os clientes. 

Quanto ganha um Portfolio Manager?

O salário médio de um Portfolio Manager é de R$16.000,00, mas esse valor pode chegar até aos R$35.000,00.

Essa quantia, é claro, pode variar de acordo com a região do país onde o profissional trabalha, da quantidade de clientes que atenda e da forma como o pagamento é combinado com o cliente (se é por meio de uma taxa fixa mensal ou de uma porcentagem em relação ao desempenho da carteira).

Seja um Portfolio Manager com a TopInvest

Precisa de ajuda para começar a trilhar o seu caminho e se tornar um Portfolio Manager? Então, dá uma olhada em como podemos te ajudar:

Além disso, você pode conferir também nossos cursos de desenvolvimento profissional. Ou seja, a Top te ajuda com recursos completos para que você possa atingir os seus objetivos dentro do mercado financeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *