Em artigos anteriores, já exploramos diversas características dos fundos de investimentos e seus processos.

Um deles, é o prazo de cotização. Nada mais é, que o período compreendido entre a solicitação do resgate, até as cotas se transformarem em dinheiro.

Já, nesse artigo, estaremos vendo o prazo de liquidação financeira, ou seja, quando o dinheiro entre na conta do cliente.

Em outras palavras, o prazo de liquidação financeira compreende todo o período, desde a cotização até a entrada do dinheiro na conta do investidor.

Geralmente, existe uma demora maior na cotização do que no prazo de liquidação. O prazo de resgate compreende a soma dos dois períodos;

  • Cotização
  • Liquidação financeira.

Mas não é somente os fundos de investimento possuem um prazo de liquidação financeira. Estarei trazendo outros exemplos aqui no artigo.

Negociações no mercado

Quando negociamos contas de FII – Fundo de Investimento Imobiliário, ações, ou outros ativos na bolsa de valores, podemos acabar, não tendo a disponibilidade do valor na hora.

Isso acontece devido ao tempo de liquidação financeira, entre o comprador, o vendedor do ativo, e as instituições que representaram as partes no negócio.

Mesmo assim, é possível comprar outros ativos, uma vez que o saldo existe, porem não esta disponível.

Exemplo; Vamos imaginar que um investidor vendeu 10 cotas do fundo imobiliário WPLZ11B e o valor liquido do negócio foi de R$: 700,00.

Esse mesmo valor será utilizado na compra de cotas de outro FII. Então ele usa o valor que possui de saldo em aberto na corretora e compra 10 cotas do fundo TBOF11 pelo mesmo valor. Isso é possível por que a liquidação financeira dos fundos imobiliários é de 3 dias tanto para a compra como para a a venda.

O negócio pode ser realizado na hora, e não passa por nenhum tipo de problema. Antes, a quantia oriunda da venda das cotas de WPLZ11B não estava disponível, e iria demorar no mínimo 3 dias uteis para pode ser resgatada, por exemplo.

Porem, se o investidor quiser comprar outras cotas, de maneira imediata, o saldo pode ser utilizado sem problema algum.

Agora vamos supor que o mesmo investidor queira comprar títulos do Tesouro Direto

O prazo de liquidação financeira, a partir da venda de WPLZ11B até o sado ficar disponível na conta é de aproximadamente três dias uteis.

Porem o Tesouro Direto solicita ao cliente que esteja com os valores disponíveis em até um dia útil, após a ordem de compra.

Nesse caso em especifico a corretora não ira realizar a operação, sem ter o saldo liquido na conta.

Eu sei bem disso, porque já realizei um negócio parecido, e infelizmente a minha compra de títulos públicos não foi concretizada.

Houve a necessidade de aguardar os três dias, para ai, sim, finalizar a compra.

Atenção com as datas!

Por estar falando em dias uteis, é importante o leitor, tomar cuidado! Se você fizer uma venda na sexta feira, os recursos só estarão disponíveis na quarta feira, ai então o dinheiro esteja disponível na conta.

Sem esquecer que na segunda vez que houver algum tipo de problema na compra de títulos, você pode acabar sofrendo punições do Tesouro Direto ou mesmo da corretora.

Para o meu amigo leitor que sempre gosta de se aprofundar mais no assunto, hoje recomento um clássico das finanças. O livro Os Segredos da Mente Milionária, do autor; T. Harv Eker.

Dentro da obra podemos encontrar vários pensamentos, que podem até funcionar como uma espécie de mantra, para os leitores.

São frases que devem ser repetidas, e compreendidas pelos leitores, e aspirantes a milionários.

Curso Online para Certificação CPA10

Tudo isso acaba modificando a mente dos leitores, tornando o sonho de virar milionário, algo mais palpável, real.

Seguindo preceitos do livro Pai rico e Pai pobre, Os Segredos da Mente Milionária, neste livro também é trabalhado o lado psicológico dos leitores.

Mostrando que ganhar na loteria não é o suficiente para conseguir a independência financeira.

Mas, é necessário apreender a trabalhar com o dinheiro, ou, aliás, fazer o dinheiro trabalhar para você.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!