Nesta série especial sobre investimento em tesouro direto já falei bastante risco, liquidez e a diferença entre títulos públicos e privados.
Só que com todo esse conteúdo eu presumi que você já tinha certo conhecimento prévio sobre o tesouro e nunca expliquei sobre as vantagens de investir no tesouro direto (que por sinal são muitas).
1 – Tributação
A tributação dos investimentos em tesouro direto é super simples. O imposto de renda é tributado apenas sobre o lucro do investimento e é retido na fonte (assim como o IOF que é cobrado se você resgatar antes de 30 dias).
Assim como os demais investimentos em renda fixa a tabela de imposto de renda é regressiva. Isso significa que a tributação máxima começa em 22,50% e chega até 15% após dois anos de investimento, ou seja, quanto mais tempo você deixar o dinheiro investido menor será a mordida do leão.
Veja a tabela de tributação abaixo:
Vale lembrar que a tributação só ocorre no momento de resgate do título e aqui não há a existência do imposto de renda come cotas que tanto prejudica a rentabilidade dos fundos de investimento de renda fixa.
2 – Diversificação
Todo mundo já está careca de saber que devemos diversificar nossos investimentos. É aquela velha máxima de “não colocar todos os ovos na mesma cesta”.
Uma das vantagens de investir no tesouro direto é que você pode efetuar uma diversificação interna. Isso mesmo. Temos três tipos de títulos diferentes:
- Tesouro Pré-Fixado
- Tesouro Pós-Fixado
- Tesouro IPCA (um misto de pré fixado com pós fixado)
Além da diversificação entre tipos, existem também títulos de curto prazo, médio prazo e longo prazo. Desta forma é possível montar uma sólida carteira de investimentos em renda fixa.
É possível com uma mescla de títulos atender aos objetivos do investidor e o prazo de investimento.
3 – Acessibilidade
É impossível bater a acessibilidade da caderneta de poupança. Mas o tesouro direto é extremamente acessível e com certeza ocupa o segundo lugar nesta classificação.
Você pode investir em títulos públicos (com uma rentabilidade muito superior a poupança) com aplicações a partir de R$30,00.
Além dessa acessibilidade, muitas corretoras não cobram taxas para o investimento em títulos públicos através do tesouro direto. Nesse caso são cobrados apenas os 0,3% ao ano pela B3 (a bolsa de valores).
Se você ainda não tem uma conta em corretora de valores, vai adorar este material onde te ajudo a escolher uma corretora de valores ideal para você.
4 – Liquidez
O tesouro direto garante a recompra do seu investimento pelo Tesouro Nacional, ou seja, você não precisa se preocupar em não conseguir resgatar o investimento. Por isso podemos dizer que investir em títulos públicos não traz risco de liquidez.
A recompra de títulos ocorre diariamente das 9h às 18h nos dias de semana e o dia inteiro no final de semana.
CUIDADO, lembre-se que o pedido demora um dia para ser processado e que a compra é feita pelo preço de mercado e não pelo preço de compra ou preço na curva de juros.
5 – Comodidade
Comprar, vender ou programar operações no Tesouro Direto é uma tarefa bem simples.
Você pode fazer isso da sua casa ou mesmo da rua com o novo app do tesouro direto ou da sua corretora de valores. Tem como ser mais fácil do que realizar investimentos pelo aplicativo?
6 – Transparência
Investir no tesouro é uma atividade que possui muita transparência. Afinal, todos os títulos são registrados pela B3 no CPF do comprador (investidor).
Além disso no Tesouro Direto é possível mudar de instituição financeira sem expor a sua aplicação a riscos ou alterar a sua rentabilidade. Você precisa apenas fazer seu cadastro junto ao CEI (Canal Eletrônico do Investidor) onde você pode ver todas as informações referentes a sua aplicação.
7 – Baixo Risco
O Tesouro direto é 100% garantido pelo Tesouro Nacional e por isso possui baixíssimo risco. É sem sombra de dúvida o investimento mais seguro que há no Brasil.
Para você ter um ideia os maiores investidores do Tesouro Direto são os bancos e os fundos de pensão. Isso significa que se o Tesouro der calote todas as instituições financeiras em território nacional irão a falência, ou seja, você não estará a salvo em nenhum investimento em território nacional.
Outro detalhe é que o governo tem o poder de “imprimir” mais dinheiro para pagar a dívida.
Como você viu, as vantagens de investir no tesouro direto são imensas principalmente ao montar uma carteira de investimentos de renda fixa a longo prazo. Somente através do Tesouro direto é possível adquirir títulos que garantem uma rentabilidade real de 6% a. ano.
Muito cuidado para não confundir rentabilidade real com rentabilidade nominal.
A rentabilidade real é o seu ganho real acima da inflação, enquanto a rentabilidade nominal ou aparente não leva em consideração a perda do poder de compra pela inflação.
Deixe um comentário