Finanças e Investimentos

O que são Títulos Públicos Federais?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Já falamos sobre como escolher uma corretora de valores e também sobre o funcionamento da plataforma virtual do tesouro direto. Só que falando sobre o tesouro direto, você descobriu que não se investe em tesouro direto e sim em Títulos Públicos Federais. Este artigo de hoje tem como objetivo te explicar o que são Títulos Públicos Federais.

Uma aplicação em um CDB você está emprestando dinheiro para uma instituição financeira que irá emprestar estes recursos para outras empresas e pessoas. Porém nos Títulos Públicos Federais (chamados no mercado de TPF) são a forma que o governo achou de financiar a divida do governo.

O exemplo mais parecido com os títulos públicos federais são as debêntures. Neste tipo de investimento (que também é intermediado por uma corretora de valores) você empresta seu dinheiro diretamente para uma empresa e, por esse empréstimo recebe juros. O tesouro direto é quase a mesma coisa no caso do tesouro direto você está emprestando dinheiro para o governo. A diferença teórica pode não parecer muito grande, mas acredite, este pequeno detalhe de emprestar dinheiro para uma empresa ou para o governo federal faz toda a diferença.

Por que?

Bom podemos começar pela diferença em que os títulos públicos federais tem compra garantida pelo governo federal. Isso mesmo, o risco de liquidez é baixíssimo porque você não precisa segurar o título até o vencimento para pegar seu dinheiro. Além disso, a diferença mais importante é que os TPF são garantidos pelo tesouro nacional, o que torna este o investimento mais seguro em solo brasileiro.

Sem falar é claro que no tesouro direto é possível iniciar com apenas R$  30,00.

Quem Emite os Títulos públicos federais?

Sabendo o que são Títulos Públicos Federais é importante saber por quem estes títulos são emitidos. O Tesouro Nacional possui um órgão próprio chamado Secretaria do Tesouro Nacional. A STN é ligada diretamente ao Ministério da Fazenda. A secretaria do tesouro nacional foi criada em 1986 e, desde 2002 é possível comprar os TPF pela própria plataforma do tesouro direto e não mais somente através dos Dealers.

Mas lembre-se, mesmo para a “compra direta” de títulos públicos federais pelo tesouro direto é necessário que esta transação seja intermediada por uma corretora ou distribuidora de valores mobiliários.

Mapa Mental Títulos Públicos Federais, Organograma Títulos Públicos Federais
Mapa Mental Títulos Públicos Federais, Organograma Títulos Públicos Federais

Tipos de Títulos do Tesouro Direto

Hoje temos basicamente três tipos de títulos públicos federais.

  • Pré Fixados;
  • Pós Fixados;
  • Híbridos;

Os títulos pré-fixados são aqueles que têm o valor de remuneração definido no momento da compra. São investimentos de fácil compreensão o que torna fácil calcular a sua rentabilidade. Estes títulos pré-fixados podem ser do tipo com cupom ou sem cupom. Na terminologia atual são chamados de Tesouro Pré-Fixado que não possuem o pagamento semestral de juros (antiga LTN) e o Tesouro Pré-Fixado com juros semestrais (NTN-F), ou seja, com cupom.

Já o Tesouro SELIC tem a rentabilidade atrelada a taxa SELIC. Isso significa que quando a taxa básica de juros da economia sofre alterações o rendimento do seu título também vai acompanhar a alteração na taxa de juros. Diferente do tesouro pré fixado e do tesouro IPCA o Tesouro SELIC é um título pós fixado justamente porque acompanha a variação da taxa de juros. Dessa forma se você precisar realizar um resgate antecipado o risco de haver perdas é muito próximo a zero.

O último dos tipos de títulos disponíveis no programa do tesouro direto é o Tesouro IPCA. Este é o grande queridinho dos fundos de previdência e dos investidores de longo prazo. A grande vantagem claro, é a proteção da inflação que este investimento concede e também os longos vencimentos (hoje temos títulos disponível com vencimento para 2050) disponíveis.

O Tesouro IPCA é o antigo NTN-B principal (aquele sem o cupom de juros) e o tesouro IPCA com juros semestrais é o antigo NTN-B. A remuneração destes títulos é mista, ou seja, tem uma parte pré fixada e outra parte pós fixada.

Gostaria de aprender a investir melhor? Conheça nosso curso de tesouro direto e pare de perder dinheiro no banco.

Estudando para uma certificação financeira? Venha participar do nosso grupo no Telegram. Temos grupos para todas certificações financeiras. Basta clicar aqui.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “O que são Títulos Públicos Federais?”

Fernando ALVES DA Silva Lima

Boa noite, tenho um título LTN ativo repactuado e periciado em meu nome para venda, mas preciso de uma corretora, vocês poderia me auxiliar ?

Pamela

Olá, Fernando, tudo bem?

Nós não indicamos uma corretora em específico, eu Kléber, já fiz alguns vídeos utilizando a Clear como exemplo. Vou deixar aqui embaixo um link para você com o artigo e um vídeo que a utilizo, na série da Carteira Sorteada, onde eu investia no momento da gravação do vídeo. Espero que te ajude!

https://www.topinvest.com.br/carteira-sorteada-round-01/

😉

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas de Finanças Pessoais.

Siga a gnt no Instagram

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest

Um abraço,
Kléber Stumpf