Com a grande quantidade de certificações financeiras disponíveis no mercado, fica difícil saber onde concentrar os esforços. Isso porque a variedade e falta de conhecimento de cada uma delas, pode confundir. É por isso que estamos aqui hoje! Vamos esclarecer as diferenças entre a CPA-10, CPA-20 e a CEA, todas certificações fornecidas pela Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.
O que é CPA?
CPA significa Certificação Profissional Anbima. A associação é um órgão independente do governo criado em 2019 por meio da união entre a Associação Nacional de Bancos de Investimento (ANBID) e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANDIMA), instituições que já atuavam no mercado há mais de 40 anos.
Atualmente, a ANBIMA representa as instituições financeiras como administradoras, corretoras e bancos, e possui mais de 340 associados em todo território nacional. A entidade atua também como autorreguladora e utiliza diversos códigos de regulação e melhores práticas.
O que é CPA-10?
CPA-10 é a Certificação Profissional Anbima – Série 10. Essa certificação surgiu como uma forma de garantir uma formação adequada para trabalhar no mercado financeiro.
Assim, a certificação funciona como uma espécie de atestado que o profissional é qualificado e tem conhecimento para lidar com o dinheiro dos clientes, garantindo mais segurança aos potenciais investidores.
Por isso, ela é indicada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento.
Para quem é indicada a CPA-10?
A CPA-10 é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
Como é a prova?
A prova contém 50 questões com duração de 2 horas e é realizado em ambiente computadorizado. Para conquistar a aprovação, o candidato precisa ter ao menos 70% de acertos. Não há nenhum pré-requisito para conquistar a certificação e a data e horário do exame podem ser escolhidos pelo próprio candidato.
Qual conteúdo cai na prova?
Todas as provas são elaboradas pela Anbima e são sobre tópicos relevantes do mercado financeiro. Confira abaixo os principais módulos de conteúdo e o percentual em que cada assunto aparece nas provas.
- Sistema Financeiro Nacional e Participantes: (5 a 10% da prova): Nesse módulo você aprende sobre quem participa do mercado, quem regula e quem executa. Aqui, você tem uma noção de como é estruturado o mercado financeiro, os tipos de instituições e como cada uma incorpora o sistema financeiro nacional.
- Ética, Regulamento e API: (15 a 20% da prova): O módulo fala sobre os métodos de ética dentro de uma instituição, a partir dos regulamentos da ANBIMA. Também tem conteúdo sobre métodos de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao tráfico. E sobre a identificação do perfil de investidor do cliente.
- Noções de Economia e Finanças: (5 a 10% da prova): Fala sobre leis e conceitos econômicos, sobre taxas e indexadores utilizados no mercado financeiro brasileiro, sistemas de capitalização e mercados do mundo da finanças.
- Princípios de Investimentos: (10 a 20% da prova): Aqui você tem o beabá dos investimentos, você aprende como recomendar investimentos, rentabilidades dos produtos, riscos existentes e finanças pessoais.
- Fundos de investimento: (20 a 30% da prova): Neste módulo você estudará os tipos de fundos, funções desempenhadas, tributação e conceitos do mercado.
- Instrumentos de renda fixa e renda variável (15 a 25% da prova): No penúltimo módulo você aprende os conceitos, produtos de renda fixa e renda variável, tributação, códigos de regulamentos ANBIMA e processo de suitability.
- Previdência Complementar Aberta: VGBL e PGBL (5 a 10% da prova): Aqui você aprende os conceitos sobre previdência privada e social, características, tipos de planos e tributação.
Como faço a inscrição?
A inscrição pode ser feita diretamente pelo profissional através do site da Anbima. Após a inscrição, você pode escolher ainda a forma de pagamento, podendo ser por cartão de crédito ou boleto bancário. Assim que o pagamento for confirmado, você receberá um e-mail para agendar a prova.
Qual o valor da CPA-10?
O valor para prestar a prova da CPA-10 é de R$250.
O que é CPA-20?
Essa é a certificação indicada para quem trabalha com venda de produtos de investimentos e manutenção de carteiras de alguns setores de alta renda. Assim, a CPA-20, criada pela Anbima, serve para validar esse conhecimento e reconhecer oficialmente esses profissionais.
Com ela, você pode atuar com clientes de alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais. Além disso, pode trabalhar em agências bancárias e plataformas de atendimento. E tem mais: se você tiver a CPA-20, pode exercer as mesmas funções da CPA-10.
Para quem é indicada a CPA-20?
A CPA-20 é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.
Como é a prova?
A prova possui 60 questões de múltipla escolha e é necessário ter 70% de aproveitamento para ser aprovado no exame CPA-20. A prova tem duração de 2 horas e 30 minutos. A data e local são decididas pelo candidato. Ao todo, são 7 módulos de conteúdo, que desvendaremos a seguir:
Qual conteúdo cai na prova?
Os conteúdos são todos relacionados a conhecimentos específicos do mercado financeiro.
- Sistema Financeiro Nacional e Participantes (5 a 10% – 3 à 6 questões): O módulo fala sobre quem participa do mercado, quem regula, quem executa, os tipos de instituições e como cada uma incorpora o sistema financeiro nacional.
- Compliance Legal, Ética e Análise Do Perfil Do Investidor (15 a 20% – 9 a 15 questões): Fala sobre os métodos de ética dentro de uma instituição, a partir dos regulamentos da ANBIMA. Nesse tópico, também tem conteúdo sobre os métodos impeditivos à lavagem de dinheiro e financiamento ao tráfico; e análise de cliente como forma de proteger o SFN.
- Noções de Economia e Finanças (10 a 15% – 5 a 8% – 3 a 5 questões):Fala sobre as políticas econômicas e conceitos econômicos, sobre taxas e indexadores utilizados no mercado financeiro brasileiro, sistemas de capitalização e mercados do mundo da finanças.
- Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos (17 a 25% – 10 à 15 questões): Fala sobre os produtos de investimento de renda fixa, variável e derivativos, além de conhecimento sobre suas características e tributação de cada um.
- Fundos de investimento (20 a 30% – 10 a 15 questões):Tipos de fundos, funções desempenhadas, tributação, regulação e conceitos do mercado.
- Previdência complementar aberta (5 a 10% – 3 a 6 questões): Conceitos sobre previdência privada e social, características, tipos de planos e tributação.
- Mensuração e Gestão de Performance e Riscos (10 a 20% – 6 a 12 questões): Conceitos sobre probabilidade, risco x retorno nos investimentos, análise de performance e mensuração de riscos sobre os produtos investidos.
Como faço a inscrição?
A inscrição pode ser feita diretamente pelo profissional através do site da Anbima. Após a inscrição, você pode escolher ainda a forma de pagamento, podendo ser por cartão de crédito ou boleto bancário. Assim que o pagamento for confirmado, você receberá um e-mail para agendar a prova.
Qual o valor da CPA-20?
Para prestar a prova da CPA-20, a taxa de inscrição a ser paga é de R$360.
Qual a diferença entre CPA-20 e CEA?
A CPA-10 é voltada para os profissionais que desejam atuar na venda de produtos financeiros de investimento. Já a CPA-20 pode ser vista como uma certificação superior, pois permite que o profissional exerça as mesmas atividades da CPA-10 e ainda possibilita sua atuação na manutenção da carteira de investimentos de clientes pessoas físicas ou jurídicas nos segmentos de Alta Renda, Private, Corporate e Investidores Institucionais.
Se o profissional optar pela certificação CEA, no entanto, estará habilitado para exercer todas as atividades relacionadas á CPA-10 e CPA-20, tornando-se, assim, um especialista em investimentos.
Além disso, você precisa ter em mente que os principais diferenciais das certificações estão relacionados a: prova, o conteúdo e o atendimento – para que se utiliza.
- Tempo para realizar a prova:
- CPA 20 – 2 horas e 30 minutos;
- CEA – 3 horas e 30 minutos.
- Número de questões:
- CPA 20 – 60 questões;
- CEA – 70 questões.
Você pode observar, por exemplo, que na CEA há um aumento de 10 questões a mais do que na CPA 20.
O conteúdo das provas muda de uma para a outra, em relação principalmente à profundidade da abordagem do conteúdo. E também há os tão temidos cálculos. Portanto, tudo o que se cobra na certificação CPA-20 é cobrado na CEA. Porém, além destes, a CEA possui alguns conteúdos e especificações a mais:
- Conteúdos a mais na CEA:
- Acordo de Basiléia;
- Cupom Cambial;
- Índices de bolsas do exterior;
- Descontos;
- Duration de Macaulay;
- Yield to Maturity;
- Duration Modificada;
- Rating;
- Tesouro Americano;
- Global Bonds;
- Seleção de Carteiras e Modelo de Markowitz;
- CAPM – Capital Asset Pricing Model;
- Planejamento Financeiro;
- Relacionamento com o cliente;
- Desenvolvimento de recomendações;
- Planejamento de Investimentos.
Outro grande diferencial é em relação as atividades que cada um podem exercer. Se liga só:
- CPA 20 possibilita a distribuição de produtos de investimento no segmento de alta renda;
- CEA habilita os profissionais a assessorar gerentes de contas de clientes PFs em investimentos, podendo também indicar produtos de investimentos. Podem, possuir o registro como consultor de valores mobiliários (Deliberação CVM 783).
As certificações tem validade?
Sim, é importante fazermos primeiro uma diferenciação entre o significado da palavra certificado e aprovado pela Anbima. Segundo o entendimento da instituição, profissional certificado é aquele aprovado no exame e que trabalha em uma instituição que segue o Código de Certificação da ANBIMA. Já o profissional certificado, é aquele que foi aprovado no exame, mas não tem vínculo com uma instituição que segue o Código.
O Profissional Certificado pela CPA-10, CPA-20 e CEA que tiver sua condição alterada para Profissional Aprovado terá o prazo de vencimento de sua certificação alterado automaticamente para 3 anos, contados a partir da data de desligamento comunicada à ANBIMA, respeitado o prazo máximo de 5 anos.
O Profissional Aprovado pela CPA-10, CPA-20 e CEA que tiver sua condição alterada para Profissional Certificado terá o prazo de vencimento de sua certificação alterado automaticamente para 5 anos, contados a partir da data da aprovação no exame ou da conclusão do procedimento de atualização, conforme o caso, respeitados o prazo máximo de 5 anos.
Qual a diferença entre CPA-10 e CPA-20 na prática?
As provas destas certificações são diferentes em alguns aspectos que você precisa ter atenção:
- Tempo para realizar a prova:
- CPA 10 – 2 horas;
- CPA 20 – 2 horas e 30 minutos.
- Número de questões:
- CPA 10 – 50 questões;
- CPA 20 – 60 questões.
A taxa para a realização da prova também é uma das diferenças entre a CPA 10 e CPA 20.
- Taxa de inscrição para candidato vinculado à Instituição Associada Anbima:
- CPA 10 – R$ 284,00;
- CPA 20 – R$ 342,00
- Taxa de inscrição para candidato não vinculado à Instituição Associada Anbima:
- CPA 10 – R$ 448;
- CPA 20 – R$ 537;
*Valores referente ao ano de 2021.
O conteúdo das provas muda da CPA-10 para a CPA-20. Mas, atenção: tudo o que se cobra na certificação CPA-10 é cobrado na CPA-20. Porém, além destes, a CPA 20 possui cerca de 11 conteúdos a mais.
- PREVIC
- Controles Internos
- Finanças Comportamentais
- Heurísticas
- Política Fiscal
- Política Monetária
- Certificado de Operações Estruturadas (COE)
- Letras Financeiras (LFs)
- Mercado de Derivativos
- Mercado de Swap
- Mercado a Termo
- Mercado de Opções
- Mercado Futuro
- Estatística
- Gestão de Risco
- ETF – Exchange Traded Fund
- Fundo de Investimento Imobiliário.
Outro grande diferencial é em relação as atividades que cada um podem exercer. Se liga só:
- CPA 10 vai habilitar profissionais que trabalham basicamente em bancos, plataformas e corretoras com a distribuição de produtos de investimento no segmento de varejo;
- CPA 20 possibilita estes profissionais, contudo, será com a distribuição de produtos de investimento no segmento de alta renda.
Qual fazer, CPA-10 ou CPA-20?
Eu gosto de falar das certificações financeiras como se elas fossem degraus. Nessa metáfora da escada, a CPA-10 seria o primeiro degrau. Ou seja: normalmente, ela é a porta de entrada para a carreira bancária. Você pode optar por ela ou também pelos degraus seguintes se quiser: CPA-20 ou até CEA, por exemplo.
O que acontece é o seguinte: essa escolha vai depender de qual é o seu momento atual. Quem está trocando de área e não tem conhecimento prévio sobre a carreira bancária, por exemplo, pode começar pela CPA-10.
A insegurança também é um motivo para começar pela CPA-10. Isso porque muita gente inicia a carreira sem ter um background sólido na área. Dessa forma, partir direto para a CPA-20 parece um passo arriscado. A prova também é uma opção para quem mora em cidades pequenas. Essas regiões menores normalmente oferecem menos concorrência.
Por tudo isso, eu repito: se você está iniciando ou ainda está almejando a carreira bancária, a CPA-10 pode ser o seu ponto de partida. Não se abale com a ideia de dar pequenos primeiros passos se for preciso. Um passo é sempre um passo, não importa o seu tamanho. O importante é não ter medo de começar.
Na metáfora da escada, a CPA-20 está um degrau acima da CPA-10. Pense nessa certificação como um upgrade.Se você já está dentro de uma instituição financeira, ela colabora para que você conquiste um cargo de nível acima da CPA-10. É importante lembrar que, obviamente, cada instituição tem sua política de promoções, bem como sua própria hierarquia. Mesmo assim, as certificações ajudam a categorizar as funções.
A CPA-20 te proporciona a chance de trabalhar com clientes de alta renda. Ela é bastante procurada por quem já tem conhecimento prévio sobre a área e alguma segurança no conteúdo da prova. É por esse motivo, inclusive, que há quem opte por conquistar a CPA-20 por primeiro, sem passar pela CPA-10.
Quando se trata de carreira financeira, não há como dizer que determinada decisão é certa ou errada. O que existe é você, o seu background profissional, os seus planos para o futuro e a cidade onde você mora. É a partir disso que você toma a decisão que te parece mais adequada.
Se a carreira financeira está nos seus planos para o futuro, o que importa é você começar a se preparar para ela. Seja com a CPA-10 ou a CPA-20, dar seus primeiros passos nesse mundo é, afinal, o mais importante.
Como estudar para as provas da CPA-10 e CPA-20?
Você pode estudar através de apostilas, simulados e até mesmo através de todo o conteúdo gratuito que disponibilizamos nas nossas redes sociais. Caso queira acelerar sua aprovação, indicamos que você estude através dos nossos cursos.
Qual o jeito mais rápido de conseguir sua aprovação?
O jeito mais rápido de estudar para as provas de certificação, é com a TopInvest. Dessa forma, em 20 dias você fica apto para fazer a prova da CPA-10 e em 25 dias para a prova da CPA-20.
Comentários
Boa noite, Kleber Estou procurando vagas de estágios (curso Economia na faculdade). Fiquei sabendo que o CPA10 já é um GRANDE diferencial para alguns cargos na área (em estágios mesmo). Gostaria que fizesse um artigo sobre o assunto. Tenho certeza que muitos aqui do site também estão começando a carreira procurando estágio na área financeira. Penso que pode ser um conteúdo interessante. Obrigado
Oi Jorge, tudo bem? Na verdade para área bancária hoje a CPA 10 é um pré-requisito. Tem váaaarios artigos falando sobre isso, inclusive um outro site da TopInvest só sobre carreiras. Dá uma olhadinha aqui: http://casadobancario.com.br Te convido a baixar nossas apostilas de estudo da CPA, são gratuitas e completamente atualizadas e também a conhecer nossos outros materiais: https://www.topinvest.com.br/onde-encontrar-os-conteudos-da-cpa/ Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Gostaria de saber se qualquer um pode fazer o curso/prova de cpa10, cpa20 ou CEA? Ou se tenho que esta trabalhando em alguma instituição, pois não achei esta resposta no site da ANBIMA.
Ivany, tudo bem? Não é necessário estar trabalhando em uma instituição com vínculo a ANBIMA, inclusive nos dias de hoje ter pelo menos a CPA 10 é um pré requisito para que você consiga uma vaga junto a uma instituição financeira. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Você poderá fazendo , porém a validade não será a mesma. No site da Anbima tem essa informação .
Bom dia, não estou conseguindo entrar em nos grupos do WhatsApp. Fala que o link não funciona. Pode me adicionar por favor ? Muito obrigado desde já. Ótimo site, sempre entro pra ver as notícias. Parabéns.
Oi Robson, tudo bem? Para participar dos grupos de estudo basta mandar um oi no (54) 9. 9261-4242 Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Eu posso então fazer a certificação CEA direto? Sem precisar fazer o CPA 20?
Pode sim Alexandre, As certificações da ANBIMA não possuem pré requisitos. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Bom dia, Desculpa a minha ignorancia! ?Mais o curso CPA20 é online, ou receberei apostilas de estudo? E a aprova é online? Agradeço se puder esclarecer
Oi Sara, Nós temos os cursos online e o presencial em São Paulo. A prova, é online mas é realizada dentro de uma instituição de ensino, ou seja, é online mas presencial. Ficou claro? Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf
Olá, alguns cursos qualifica investidores pessoas físicas como investidor qualificado, permitindo acesso a produtos financeiros para esta categoria. Gostaria de saber quais cursos nos habiliaria como investidor qualificado? CEA, CPA 10 CPA 20, ANCOR etc...quais seriam?
Olá, Nei, beleza? Um investidor qualificado são habilitados em: ANCORD, CEA, CFP, CGA e CNPI. Vou deixar aqui embaixo para você um link do site InfoMoney super legal falando um pouco mais desse investidor: https://www.infomoney.com.br/onde-investir/o-que-e-investidor-qualificado-as-vantagens-e-como-se-tornar-um-deles/ ;) Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da ANCORD. Siga a gnt no Instagram Compartilhe nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Um abraço, Kléber Stumpf
Obrigado pela resposta. Destes certificados, qual é o mais fácil de conseguir? Meu objetivo é apenas me qualificar como investidor qualificado para acesso a fundos de investimentos e ADRs
Imagina, Nei, estamos aqui para te auxiliar! Eu acredito que isso vai de pessoa para pessoa. Por isso, indico que você procure conhecer os conteúdos de cada certificação e ainda, se for possível, converse com pessoas que já tenham feito as mesmas, assim será possível colocar na balança e escolher o que é melhor para você! Sucesso! ;) Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CEA. Siga a gnt no Instagram Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Um abraço, Kléber Stumpf
Opa Nei, tranquilo cara? Meu, o mais fácil é CPA 20. Este te deixa com um grau a mais do que a CPA 10 (certificação básica) e te permite ter conhecimento sobre produtos de maior risco dentro do mercado de renda variável. Certo? Abraço! ;) Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 20. Siga a gnt no Instagram Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Um abraço, Kléber Stumpf
Acha que podemos ao em vez de estudar direto para o CPA-20 ir direto para o CEA? Pois nessa quarentena teremos mais tempo para estudar e quando voltar estaremos mais preparados para passar direto na CEA
Olá, Leo! Não indicamos ir direto para a CEA caso ainda não tenha experiência pois você pode ficar "overqualified". Falamos mais sobre isso em alguns vídeos sobre CEA. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CPA20. Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest! Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Abraço!
Gostaria de saber, existe algum pré- requisito para realizar a prova ? Pois tenho interesse, contudo ainda não tenho ensino superior completo e a minha área inicialmente não têm muita ligação com o meio financeiro .
Eai Lucas, tudo belezinha? Então, nenhuma dessas que tu falou tem pré-requisitos, como ensino superior por exemplo. Nestes links tu pode ver melhor a informação que busca: https://www.topinvest.com.br/principais-certificacoes-do-mercado-financeiro/ https://www.anbima.com.br/pt_br/educar/certificacoes/cpa-10.htm https://www.anbima.com.br/pt_br/educar/certificacoes/cpa-20.htm https://www.anbima.com.br/pt_br/educar/certificacoes/cea.htm Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo para as provas da CPA-20. Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest! Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest Abraço!
Já tenho cpa 10, indica ir direto pra cea ou cpa 20 primeiro??
Anne, tudo? Se você já atua em uma instituição financeira, CEA direto. Caso contrário, CPA-20. Abraço!