Se você está pensando em fazer uma certificação financeira e quer começar pela CPA 10, posso garantir que passam milhões de perguntas na sua cabeça. Mas, será que vale a pena fazer a CPA 10?

Nada melhor para responder essa pergunta é conhecer ela em todos os detalhes.

O que é a CPA 10?

A CPA 10 é uma certificação exigida pelos bancos e outras Instituições Financeiras. Ela atesta os conhecimentos do profissional sobre o Mercado Financeiro. Além de, ser obtida a partir da aprovação em uma prova feita pela Anbima.

Curso Online para Certificação CPA10

Quem pode fazer?

A CPA 10 é uma prova que cobra os assuntos mais básicos do mercado. Sendo que, é destinada aos profissionais que atuam ou desejam atuar na distribuição de produtos de investimentos em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

Isto é, ela é uma certificação básica para quem deseja iniciar sua carreira no mercado bancário.

Como é a prova?

A prova em si possui 50 questões, sendo que, possui 2 horas de duração.

Para você ser aprovado é necessário possuir 70% de acertos para ser aprovado.

Por isso, vale sempre revisar o conteúdo que cai nessa prova. Como, Sistema Financeiro Nacional, Ética, Noções de Economia, Fundos de Investimentos e Previdência Privada, dentre outros.

Note que são conteúdos bem amplos, pois ela é uma prova adaptada para aquilo que você irá encontrar no dia a dia de trabalho em uma IF.

Mais de 20.000 questões comentadas para sua certificação financeira

Mas, vale a pena fazer a CPA 10?

A resposta para isso é sim e não.

Ficou confuso? Se liga que eu explico!

O não serve para quem já está dentro de uma Instituição Financeira e quer crescer profissionalmente.

Além disso, não vale a pena fazer a CPA 10 se você mora em uma cidade com mais de 300 mil habitantes. Visto que, o mercado é muito concorrido, então, quanto maior sua cidade, maior a concorrência.

E ainda, a resposta não é para quem já possui conhecimentos básicos sobre o mercado e produtos. Nesse caso, o que pode ser feito é a realização de outras certificações financeiras com níveis mais altos, como CPA 20 e CEA.

Já a resposta sim, é para você e outras pessoas que estão iniciando no Mercado Financeiro ou em sua experiência profissional. E claro, se você quer trabalhar em um banco, é obrigatório ter esta certificação. Portanto, nessa ocasião, vale a pena fazer a CPA 10.

E aí, tirei sua maior dúvida? Então, conta para a gente qual vai ser a sua escolha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *