No artigo anterior dessa série especial já acabamos com o mito da idade máxima para entrar no banco. Mas quando falamos de carreira bancaria quase que imediatamente falamos de certificações financeiras.

Mais diretamente ligada aos bancos temos a CPA 10, a CPA 20, e a CEA.

Como hoje em dia quando falamos de vagas bancárias as certificações são praticamente pré requisitos vem a grande dúvida: Eu posso fazer direto a CPA 20 ou preciso fazer a CPA 10 primeiro?

A resposta e SIM! Você pode fazer direto a CPA 20. Isso acontece porque tanto a CPA 20 como a CPA 10 são certificações financeiras fornecida pela ANBIMA.

A ANBIMA é uma espécie de associação das empresas que atuam no mercado financeiro. Então, todos os bancos todas as corretoras e demais instituições financeiras fazem parte da ANBIMA.

De forma simples, são eles que te obrigam a fazer essas certificações para trabalhar no mercado financeiro.

Certificações Financeiras e a Carreira Bancária

Para que sua compreensão fique mais fácil é importante saber que a nível de ANBIMA existem 3 certificações mais importantes. A CPA 10, a CPA 20 e a CEA.

Acontece que elas são hierárquicas, ou seja, a CPA 10 é a certificação inicial. A CPA 20 seria algo como um nível 2. Por isso, tudo o que a CPA10 faz a CPA20 também faz e algo mais. 

É como se estivesse em um segundo nível. E por fim temos a CEA que é a certificação de especialista de investimento ANBIMA.

Como a CEA é a Certificação máxima da hierarquia ela por sua vez faz tudo que a CPA10 e a CPA20 fazem. Isso significa então que você seria um profissional que estaria no terceiro nível. Aos olhos do mercado o profissional CEA é mais capacitado.

Considerações finais

Para finalizar esta dúvida, sim você pode fazer direto a CPA20 sem precisar da CPA10. Pode inclusive fazer direto a CEA.

E você? Já tem a CPA 10 ou CPA 20? Se ainda não corre aqui e vem conhecer o melhor curso preparatório do mercado para certificações financeiras.