Já falei muito aqui sobre as provas da ANBIMA, mais especificamente sobre as CPAs, a CEA e como elas são importantes.

Hoje vamos falar o por que fazer a CPA 10 ou CPA 20.

Obrigatoriedade

Um dos grandes motivos de por que fazer a CPA 10 é meio óbvio que é a obrigatoriedade. Todos os profissionais do ramo bancário que atuam na distribuição e ocupam cargos de gerência são obrigados a serem certificados pela CPA 10 ou CPA 20.

E nem preciso falar que com o aumento da concorrência cada vez maior pelas vagas no setor financeiro os bancos já não contratam mais ninguém sem pelo menos a CPA 10.

Inclusive, a carreira bancária é um grande sonho para muitas pessoas o que me levou a escrever um post exclusivo e gravar um vídeo com tudo que você precisa saber para ingressar na carreira bancária.

Conhecimento

Em um dos artigos aqui do site, eu comento por que a prova da Anbima é tão difícil. A conclusão que chegamos é que a prova não é tão difícil, mas que ela é muito extensa.

A prova é dividida em 7 capítulos e aborda assuntos que vão desde a estrutura do sistema financeiro nacional até investimentos em bolsa de valores.

Isso quer dizer que para ser aprovado na CPA, você vai passar por uma preparação e irá aprender muito. Esse aprendizado vai agregar na sua capacidade de ajudar seus clientes e colegas, além de proporcionar a habilidade de lidar com as mais diversas situações dentro do mercado de capitais.

Motivação

A sensação de dever cumprido é recompensador, não é mesmo? Quando você adquire novos conhecimentos, sua motivação é estimulada e você fica mais determinado para alcançar os novos objetivos.

Motivado, você trabalha com mais entusiasmado e estes novos conhecimentos aliados a sua certificação geram novas oportunidades de carreira, como também crescimento profissional em qualquer mercado de trabalho. Como diria o Ricardo Amorin, “este é um ciclo virtuoso”.

Ficar Atualizado

As certificações da Anbima fazem parte de um programa chamado de capacitação continuada. Se você for aprovado em uma destas provas e quer continuar certificado, você precisará refazer o exame periodicamente para demostrar que está ligado nas atualizações do mercado financeiro.

Por isso, ter uma dessas certificações significa indiretamente que você está atualizado. Isso significa um melhor atendimento aos seus clientes, sem o fornecimento de dados equivocados, o que é muito importante.

Lembre-se, as certificações têm prazos de validade e é necessário fazer a renovação periódica.

Conheça o programa de estudos da CPA 10.

Passa confiança ao cliente

Quando você é aprovado na CPA e trabalha em uma instituição financeira, você tem o direito de usar o selo de profissional certificado.

Na minha opinião este é por que fazer a CPA 10 afinal de contas, quem nunca deu uma espiada na plaquinha de certificação do gerente? Esta placa atesta sua certificação agregando em suas vendas e negociações, pois passam maior confiança aos seus clientes.

Podemos ver isso pelo seguinte ponto, quando você vai efetuar alguma compra e analisa que o profissional que está prestando atendimento é certificado por um órgão de respeito, passando segurança as negociações a serem feitas, você se sente mais confortável em comprar qualquer produto oferecido por ele. Com o seu cliente acontece o mesma coisa.

Aumento de Renda

Ter uma dessas certificações, além de lhe dar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho ou nos processos internos das instituições financeiras, pode aumentar a sua renda.

Já foi comprovado que profissionais que possuem uma certificação da ANBIMA tendem a ganhar mais do que aqueles que não a possuem.

Curso Online para Certificação CPA10

Aumenta suas chances de promoção

O aumento da qualificação profissional não é importante apenas para se diferenciar da concorrência, na hora de conquistar um emprego. Quanto mais qualificado você for, maiores serão as suas chances de uma possível promoção.

Se você e seu colega estiverem empatados em relação ao resultado para a empresa, quem você acha que vai ser promovido? Com certeza aquele que é mais qualificado.

Agora que você já sabe por que fazer a CPA 10 é hora de começar a estudar e a TopInvest está sempre do seu lado.

Além disso, as provas a partir do mês de abril de 2021 contarão com novos conteúdos. Você pode ficar tranquilo, pois todas os nossos conteúdos estão atualizados pra você estudar e garantir a tão sonhada certificação. O curso, o simulado e as apostilas já estão todos atualizados para que você desfrute de um conteúdo completo e completamente atualizado. Fica tranquilo, que nós sinalizamos o que é conteúdo novo.

Conteúdo Completo CPA 10:

Conteúdo Completo CPA 20: