Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é o melhor curso preparatório para a CPA-20 ou qual a melhor forma de ficar preparado para a prova. Por isso, hoje separei um tempinho para ajudar nessa questão que assombra tanta gente!

O que é a CPA-20?

Para começar, nada melhor do que conhecermos realmente o que é a CPA-20, não é?

A CPA-20 é uma certificação exigida pelos bancos e outras instituições financeiras. É ela que atesta, inclusive, o conhecimento do profissional sobre o mercado financeiro. Além disso, serve para categorizar cargos e designar salários dentro da área.

Ela se destina a quem atua (ou deseja atuar) na distribuição de produtos de investimentos para clientes do segmento de alta renda, private, corporate e investidores PJ. Esta é, por falar nisso, a grande diferença entre a CPA-20 e a CPA-10. Com a 20, você pode exercer todas as funções abrangidas pela CPA-10, com esse adicional do segmento de alta renda.

Como é a prova CPA-20?

Como qualquer outra certificação, a CPA-20 tem algumas especificações:

  • É composta por 60 questões;
  • Tem duração de 2h30;
  • É necessário ter, no mínimo, 70% de acertos para a aprovação.

O conteúdo do exame é composto por 7 módulos, como o Sistema Financeiro Nacional, Renda Fixa e Renda Variável, dentre outros. Ao longo do exame, são distribuídos de forma que comprovem que você está apto para trabalhar com produtos de investimentos.

Como escolher o melhor curso para CPA-20?

No mercado financeiro, existem inúmeras opções de cursos que te prometem a certificação. Contudo, para escolher o melhor para você, eu sugiro que responda a estas perguntas antes:

1. Você vai assistir/fazer o curso?

Essa é, provavelmente, uma das perguntas mais importantes daqui. Afinal: você realmente vai aproveitar o curso, ou vai apenas pagar e depois esquecê-lo? Antes de fazer uma compra e desperdiçar o seu dinheiro, tenha a certeza de que você está disposto a se esforçar para conseguir a certificação.

2. O material está atualizado?

Toda mudança anunciada pela ANBIMA começa a valer em 6 meses. Ou seja, se você leu hoje a notícia da adição de determinado tópico, em 6 meses ele estará na prova.

Há, por aí, muito material desatualizado. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, se certifique de que você está estudando para a versão atual da CPA-20. Do contrário, seu tempo e dinheiro serão desperdiçados.

3. Tem uma metodologia legal?

Como você já deve saber, eu, por exemplo, adoro gravar vídeos. Para estudar, esse formato também me ajuda bastante. Porém, compreendo que algumas pessoas preferem outros tipo de metodologia.

Logo, é importante que você encontre a sua forma ideal de estudar também. Na hora de escolher o curso, portanto, tenha a certeza de que a linguagem utilizada não vai te deixar ainda mais confuso e que as aulas serão prazerosas de assistir.

4. Você está motivado com o curso? 

Nesse assunto, não tem jeito: é bem importante que você curta o seu professor. E a metodologia também, é claro, como já falei anteriormente. Sem esses dois detalhes, o estudo não flui.

Em pouco tempo você vai se sentir extremamente desmotivado e prestar atenção nas aulas vai se tornar um esforço que você não vai mais estar disposto a fazer. Lembre-se: os estudos precisam ser prazerosos!

5. Tenho suporte para dúvidas?

Tem quem prefira estudar sozinho, sim. Contudo, sempre chega aquele momento em que não conseguimos escapar da necessidade de conversar com um professor que possa nos ajudar.

Independente da forma que você goste mais de estudar, opte, por via das dúvidas, por um curso que te ofereça esse suporte. É imprescindível que você chegue no dia do exame da CPA-20 sem nenhuma dúvida para te atrapalhar.

6. O curso me dá garantia?

Como você se sentiria se comprasse um curso e, na hora de fazer, descobrisse que não é nada do que havia sido prometido? É para evitar esse tipo de situação que devemos apenas comprar cursos com garantia. Assim, se as aulas não entregarem tudo aquilo que você esperava, é possível ser ressarcido.

Quanto custa um curso de CPA-20?

As opções de cursos preparatórios para a CPA-20 são tantas que, se você procurar agora mesmo, vai encontrar aulas que vão de R$200 até R$2000. Por isso, mais do que se prender ao preço, você deve garantir respostas para todas as perguntas que eu te fiz até aqui.

Aqui na TopInvest você tem isso tudo!

Nosso Curso Preparatório CPA-20, da TopInvest, é 100% online, com material e conteúdo atualizado sempre, com mais de 50 horas de aula comigo te explicando tudo. E tem mais: ainda possuímos mais de 1500 questões comentadas.

Além disso, oferecemos um suporte com toda uma equipe ligada em novas regulamentações.

Dentro do curso, você ainda tem:

  • Acesso ao conteúdo por 6 meses;
  • Garantia incondicional de satisfação por 15 dias;
  • Certificado de conclusão do curso preparatório.

Tudo isso porque eu estou preocupado não apenas com a sua aprovação na CPA-20, mas também com o sucesso da sua carreira e de você como profissional.

Por isso, possuímos mais 5 bônus exclusivos:

Gostou? Então, faz o seguinte: #VemPraTop e #SejaTop! Aqui, você consegue realizar tudo e ter todas as suas perguntas respondidas e garantidas.

E, claro, garante um curso maravilhoso sem perder tempo!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do YouTube? Clique aqui para conhecer!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!