Quem presta uma prova da Anbima, obviamente fica esperando ansiosamente pelos resultados. O resultado provisório, inclusive, é informado logo na fim da avaliação. Entretanto, ele não é o resultado oficial. Como assim? Calma, eu vou explicar essa confusão!

O que significa o “resultado provisório”?

O resultado provisório não é algo definitivo. Assim, ele não significa que você passou ou reprovou na prova.

O resultado provisório Anbima pode mudar?

Ao terminar o exame, o resultado provisório aparece na tela. Nele, consta o número de questões que o candidato acertou. Contudo, este resultado pode ser alterado caso alguma questão seja desconsiderada, mas nunca a sua nota será menor do que o que foi apresentado na tela.

Como saber se passei na Anbima?

Bem simples: por meio do e-mail que a Anbima te enviará após a prova, no endereço que você mesmo cadastrou. E ele, aliás, é bastante claro. Ou seja: vai estar escrito se você foi aprovado ou reprovado. 

E olha que bacana: a instituição também te envia um relatório sobre o seu desempenho na prova. Com essas estatísticas, dá pra analisar em quais assuntos você deixou a desejar e se esforçar para melhorar.

Em quanto tempo sai o resultado oficial da Anbima?

Depende da prova que você prestou. 

  • Para a CPA-10 e CPA-20, o prazo é de cinco dias úteis; 
  • Já para a CEA, podem ser até 15 dias de espera. 

Sabe o relatório com estatísticas sobre o seu desempenho? Este, por sua vez, é enviado no dia seguinte à prova.

Qual a diferença entre “aprovado” e “certificado”? 

Os termos podem até parecer a mesma coisa, mas não são. Na hora de se cadastrar para a prova, há a opção de se cadastrar como “associado” ou “não-associado”. O que cada um significa?

  • Associado: profissional que já atua em uma instituição financeira;
  • Não-associado: estudante que fará a prova para testar conhecimentos e melhorar o seu currículo.

Se passar na prova, o participante associado é considerado como “certificado” pela Anbima. Este pode renovar sua certificação a cada cinco anos e se utilizar do selo de certificação da instituição.

Já o participante não-associado é considerado como “aprovado”. Nesta condição, deve renovar a certificação a cada três anos. Além disso, pode usar a conquista em seu currículo. Porém, deverá deixar claro que sua condição é de “aprovado”. Neste caso, o selo não pode ser utilizado.

O que fazer caso seja reprovado?

Não é o ideal, mas acontece! Muita gente, principalmente as que não se preparam adequadamente, acabam reprovando. Contudo, não se esqueça: o resultado provisório da prova da Anbima não é o resultado oficial! Espere pelo e-mail para lamentar ou comemorar.

Se reprovar, depois de 15 dias é possível aplicar para a prova de novo. Entretanto, se você sentir que não está preparado – especialmente agora que já conhece a prova – recomendamos fortemente que você faça um curso preparatório.

Aliás, se você está em busca de um, saiba que a TopInvest tem! Nossos cursos são desenvolvidos para você ser mais do que “certificado” ou “aprovado”: são feitos para você ser top de linha!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!