Não tem jeito: quem presta um exame para certificação financeira fica mesmo ansioso para saber como se saiu. O que todo mundo quer saber é: quantas questões acertou e, principalmente, se conseguiu a aprovação.
Nas provas da Anbima, porém, isso acaba causando confusão em muita gente. Isso porque essas duas informações são divulgadas em momentos diferentes. Primeiro, você fica sabendo o número de acertos logo após finalizar a avaliação. Mas a confirmação oficial de aprovação ou reprovação só chega alguns dias depois. Confuso? Não se preocupe, vou explicar tudo direitinho.
Neste artigo, você vai entender como funcionam os resultados provisórios e oficiais da Anbima, além de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo. Entre as perguntas que responderei estão:
- O que significa o “resultado provisório”?
- O resultado provisório da Anbima pode mudar?
- Como saber se passei na Anbima?
- Quanto tempo demora para sair o resultado da ANBIMA?
- Qual a diferença entre “aprovado” e “certificado”?
- O que fazer caso seja reprovado?
- Quantas vezes posso fazer a prova da ANBIMA?
Pronto para tirar todas as suas dúvidas sobre os resultados da Anbima? Então, vamos nessa!
O que significa o “resultado provisório”?
O resultado provisório é aquele que aparece na tela, assim que o participante finaliza um exame da Anbima. Essa informação automática é baseada estritamente no número de questões acertadas, mas, cuidado: não atesta se o candidato foi ou não aprovado.
O resultado oficial — aquele que realmente vale — só é divulgado alguns dias depois. Lembrando sempre que, independentemente do exame, a Anbima exige um aproveitamento de 70% para a aprovação.
O resultado provisório da Anbima pode mudar?
Como o próprio termo dá a entender, o “resultado provisório” da Anbima é algo temporário. Não é permanente, pode mudar.
Acontece que, no meio tempo, entre o resultado provisório e o resultado oficial, a prova é revista e pode acontecer, por exemplo, de alguma questão ser desconsiderada.
Logo, existe a possibilidade de que seu percentual de acertos seja diferente do que aquele visto ao terminar o exame. Contudo, tenha em mente que a nota nunca será menor do que a apresentada em tela.
Em resumo: em ocasiões excepcionais, existe a chance de que alguém que tenha obtido uma nota abaixo do percentual exigido, tenha o resultado ajustado para cima. Por isso, o melhor que você tem a fazer após terminado seu exame é manter a calma, e esperar pelo resultado oficial.
Como saber se passei na Anbima?
“Se o resultado provisório que aparece ao final do exame não serve como atestado de aprovação, como saber se passei na Anbima?” A resposta é simples: por meio de um e-mail oficial que a própria instituição enviará alguns dias após a conclusão da prova, para o endereço cadastrado no momento da inscrição.
Esse e-mail é bem direto: nele, estará escrito se você foi aprovado ou reprovado. E tem mais: além do resultado oficial, a Anbima também envia um relatório detalhado sobre o seu desempenho.
Com essas estatísticas, caso você não tenha sido aprovado, é possível identificar os temas em que teve mais dificuldade e focar neles para melhorar na próxima tentativa.
Quanto tempo demora para sair o resultado da ANBIMA?
Os resultados oficiais têm diferentes prazos de divulgação, a depender da prova da Anbima que você prestou:
- Para a CPA-10 e CPA-20, o prazo é de cinco dias úteis;
- Já para a CEA, a espera pode ser de até 15 dias úteis.
Sabe o relatório com estatísticas sobre o seu desempenho? Este, por sua vez, é enviado no dia seguinte à prova.
Importante: se esse prazo passar e você ainda não tiver recebido os resultados, recomendo verificar a caixa de spam e a caixa de entrada. Caso não encontre o e-mail, entre em contato diretamente com a Anbima para resolver a situação.
Qual a diferença entre “aprovado” e “certificado”?
Embora ambos os termos indiquem que o candidato atingiu a pontuação mínima de 70% de acertos no exame da Anbima, eles não são sinônimos. A diferença entre um “aprovado” e um “certificado” está na existência ou não de vínculo profissional prévio do candidato com alguma instituição financeira:
- Aprovado: refere-se a um participante não-associado que passou no exame;
- Certificado: refere-se a um participante associado que foi aprovado.
Agora, se você está se perguntando o que significam os termos “associado” e “não-associado”, aqui está a explicação:
- Associado: profissionais que já trabalham em uma instituição financeira vinculada à Anbima.
- Não-associado: estudantes ou pessoas sem vínculo com instituições financeiras, que fazem a prova para testar conhecimentos ou valorizar o currículo.
Essa classificação, aliás, será solicitada no momento da inscrição para o exame, quando você precisará informar se é associado ou não-associado.
Mas essa distinção não é meramente teórica. Na prática, também existem diferenças entre um aprovado e um certificado:
- Um certificado (associado) pode renovar sua certificação a cada cinco anos e tem permissão para usar o selo da Anbima em currículos ou materiais de publicidade, como sites e redes sociais;
- Um aprovado (não-associado) precisa renovar sua certificação a cada três anos e não pode utilizar o selo. No entanto, pode mencionar sua aprovação no currículo, especificando que é um “aprovado”.
Aqui, vale mencionar que sempre que não-associado passa a trabalhar em uma instituição financeira vinculada à Anbima, ele será automaticamente considerado associado. Nesse cenário, sua certificação será reclassificada como certificado, e ele poderá usufruir dos benefícios dessa condição, como a renovação a cada cinco anos e o uso do selo oficial.
O que fazer caso seja reprovado?
Caso seja reprovado, é possível agendar um novo exame após apenas 15 dias. Contudo, se achar que ainda não está pronto, recomendamos fortemente investir em um curso preparatório.
Não é o cenário ideal, mas acontece — e com frequência. Muitas pessoas, especialmente aquelas que não se preparam adequadamente, acabam reprovando. Prova disso é que mesmo a CPA-10, considerada a certificação mais básica da Anbima, tem uma taxa média de aprovação inferior a 50%. Então, se isso acontecer, não desanime.
Na segunda tentativa, você já estará alguns passos à frente: conhecerá o estilo da prova e, o mais importante, saberá exatamente quais tópicos precisam de mais atenção nos estudos.
Qual curso? Continue comigo até o final deste artigo e confira uma indicação especial que separamos para você!
Quantas vezes posso fazer a prova da ANBIMA?
Quantas vezes forem necessárias. A Anbima não estabelece um limite para o número de tentativas em um mesmo exame. Contudo, vale lembrar que cada inscrição requer o pagamento de uma nova taxa.
Já no caso de cancelamentos e remarcações, existem algumas regras específicas: é possível cancelar e remarcar o exame no máximo duas vezes, totalizando até três agendamentos.
Atenção aos prazos: as remarcações só podem ser solicitadas até 5 dias antes da data marcada para a prova. Após esse período, o status do agendamento será automaticamente alterado de “solicitado” para “confirmado”, sem possibilidade de reversão.
Se for necessário, remarcar um exame é bastante simples. Uma vez no site da Anbima, o caminho para isso, é o seguinte:
- Clique no botão “Educar”;
- Selecione a certificação desejada;
- Role a barra para encontrar o botão “Cancelar/Remarcar”.
Após cancelar um exame, você terá um prazo de sete dias corridos para fazer um novo agendamento.
Faça seu curso para a Anbima com a TopInvest
Lembra que mais cedo fiquei a indicar um curso preparatório para a Anbima? Então te convido a conhecer os cursos preparatórios da TopInvest! Nós oferecemos cursos específicos para cada uma das certificações, todos com materiais atualizados e de qualidade, condizentes com o que realmente cai em prova. Além disso, nossos alunos têm contato direto com os professores, para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir ao longo dos exames. Mas não paramos por aí: também disponibilizamos simulados e apostilas gratuitas, tudo para que você tenha o melhor preparo possível. Bom demais, não é mesmo? Então, está esperando o quê? Vem ser um profissional top de linha com a gente!
Deixe um comentário