Hoje eu vim aqui te contar novamente como você pode passar na certificação da CPA-10 em 15 dias. Com os cursos da TopInvest, você otimiza seu tempo de estudo e conclui cada um deles com muito mais rapidez. Além das inúmeras aulas, você também tem acesso a simulados com as questões comentadas, podendo tirar suas dúvidas com os nossos professores e especialistas, tudo isso pra você se tornar um profissional top de linha no mercado financeiro.

Mas, vamos ao que interessa! Primeiramente: você precisará ter a CPA-10 ao menos para trabalhar em um Banco. Com exceção do CFP, todas as certificações são exigências do Banco Central. O profissional até pode entrar no banco sem, porém, na sequência ele irá exigir o título para ficar “legalizado” com as regras. Essas certificações também são pré-requisitos para as cooperativas de crédito e contam pontos em concursos bancários. 

Voltando ao princípio, para que você saia bem sucedido na prova da CPA-10, precisa saber onde está se metendo. Primeiro de tudo, vamos falar um pouco sobre a instituição certificadora, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, Anbima. Ela possui alguns deveres e se compromete a cumprir e acreditar em:

  • Informar para dar mais transparência, segurança e fomentar os negócios;
  • Um mercado forte se faz com instituições fortes e bem representadas;
  • Autorregular criando regras para o mercado e em favor dele;
  • Educar capacitando e qualificando os profissionais;
  • Disseminar a educação financeira.

Afinal, o que eu preciso estudar para realizar a prova?

Vamos ao que interessa! Agora que você já sabe para que serve a CPA-10 e entendeu qual a função da certificadora, é hora de falar sobre o quê e como você precisa estudar para se sair bem sucedido na busca por essa certificação.

A prova para a CPA-10 é computadorizada, você faz a sua inscrição pelo site da ANBIMA e vai a uma instituição credenciada, escolhida por você, assim como a data e o horário, e faz a prova direto no computador.

A prova tem 50 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada. Se liga que você só tem 2 horas para a realização da prova. Ah, e pra ser aprovado é necessário ter no mínimo 70% dos acertos, ou seja, 35 questões. 

E agora? Vem que eu te mostro como ter essa aprovação!

Preste atenção no conteúdo da prova.

  • Módulo 1 – Sistema Financeiro Nacional e Participantes
  • Módulo 2 – Ética, Regulamento e API

Dica: Revise bastante esse módulo, pois inserimos os novos conteúdos que serão cobrados nas provas a partir do mês de abril.

  • Módulo 3 – Noções de Economia e Finanças
  • Módulo 4 – Princípios de Investimento
  • Módulo 5 – Fundos de Investimento
  • Módulo 6 – Instrumentos de Renda Fixa e Renda Variável
  • Módulo 7 – Previdência Complementar Aberta: VGBL e PGBL

Minha outra dica pra você arrasar nessa prova é não perder tempo com as questões difíceis e que você não sabe. Lembre-se, o tempo é rei! A média de tempo por pergunta é de 2 minutos e 20 segundos por questão, não perca tempo!

A resposta de uma questão pode estar em outra, e sim, isso sempre acontece. Leia, interprete e verifique se a resposta não está nas entrelinhas. Preste atenção também nas pegadinhas, leia com atenção os enunciados, nem sempre o que parece é.

Outra dica que é muito válida em todas as provas de múltipla escolha é: utilize a técnica de eliminação das alternativas. Normalmente, você já consegue excluir as alternativas absurdas e fora de contexto. 

A pergunta que não quer calar… ainda vale a pena fazer a CPA-10?

A resposta pode parecer ambígua, mas ela vai fazer sentido se você ler até o fim. 

Vale a pena e não vale!

A CPA-10 não serve para quem já está dentro de uma instituição financeira e quer crescer profissionalmente. Ela também não é indicada para quem já tem conhecimento básico sobre o mercado e produtos. 

Agora, se você não tem experiência e deseja ingressar no mercado financeiro, a CPA-10 será sempre a porta de entrada para trabalhar em banco. Portanto, analise onde você deseja trabalhar e tire o máximo de proveito da certificação que você escolher.

E a última dica que eu dou é: aproveite todos os materiais da TopInvest:

Se ainda assim ficou com alguma dúvida, dá uma olhada nesse vídeo aqui.  Qualquer coisa é só entrar em contato, que a nossa equipe está pronta pra te ajudar.