A CEA é a Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA. Ela foi criada para tornar o profissional certificado um especialista em investimentos. Quem possui essa certificação pode assessorar os gerentes de contas de investidores pessoas físicas, podendo indicar produtos de investimento.

Optar por essa certificação indica que você está alçando voos maiores, junto a cargos de gerência e atendimento de clientes de alta renda ou atendimento especializado. E que bom que você tomou essa decisão. Sabe por quê? Segundo a Anbima, a maioria das pessoas que buscam a CEA tem entre 18 e 25 anos, isso só demonstra que o mercado está cada vez mais competitivo. 

Além disso, esta certificação é mais avançada, sendo indicada para quem já possui alguma experiência no mercado bancário justamente porque ela foi criada através de uma pesquisa realizada com profissionais da área que apontaram as habilidades necessárias para fazer os trabalhos exigidos por um especialista de investimento, ou seja, uma certificação que atestará os seus conhecimentos para o seu futuro trabalho diário. Apesar disso, não há nenhum pré-requisito  e você pode iniciar direto pela CEA. Mas, é preciso ter em mente que será necessário muito comprometimento com os estudos

Essa certificação é uma escolha muito interessante, principalmente se olharmos para o competitivo mercado financeiro,que em sua maioria, tem profissionais com a CPA-10 e CPA-20. Outro benefício dela é a possibilidade de recomendar produtos de investimento, o que não é possível com as CPAs.

Resumindo: vale a pena fazer a CEA?

Como tudo nas finanças, a resposta é: depende.

Não vale a pena se você não deseja trabalhar em banco, nem com investimentos..

Vale a pena se você trabalha em banco ou quer atuar em consultoria de investimentos de forma autônoma. Com essa certificação, você terá chance de mostrar seu desempenho prático, ficando regular com a CVM e livre de qualquer problema.

Como eu conquisto essa certificação?

Assim como a CPA-10 e a CPA-20, a CEA também é oferecida pela Anbima. A prova desta certificação possui 70 questões, sendo que ela possui duração máxima de 3 horas e 30 minutos.

Além disso, é necessário possuir 70% de acertos para ser aprovado, e você deve saber utilizar a HP12C, pois a prova possui cálculos.

Diferente da CPA-10 e da CPA-20, a CEA entra aborda os assuntos de maneira mais específica, voltada para o profissional de investimentos. Temos então um foco ainda maior em Matemática Financeira e os conteúdos são bem mais amplos, justamente, para te dar uma visão 360 sobre o mundo financeiro. 

As perguntas dos exames da CEA abrangem sete áreas de conhecimento.

1. Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado

2. Princípios básicos de economia e finanças

3. Instrumentos de renda fixa, renda variável e derivativos

4. Fundos de investimento

5. Produtos de previdência complementar

6. Gestão de carteiras e riscos

7. Planejamento de investimento

Vale lembrar, portanto, que é permitido o uso de calculadora financeira ou similar não alfanumérica e as fórmulas necessárias para a prova são disponibilizadas ao candidato. 

Como eu estudo para essa certificação?

É claro que a TopInvest vai te ajudar a passar de 1ª nessa certificação, mas não somente isso. Além da apostila e dos simulados, nós também criamos a Trilha de Sucesso, onde além de receber os cursos de certificação, você recebe outros cursos para se desenvolver e ser um profissional Top.

Se você quer se destacar ainda mais na sua carreira e acredita que essa certificação é só o começo, clique aqui e saiba mais sobre a Trilha de Sucesso.