As certificações ANBIMA são marcos importantes para qualquer carreira no mercado financeiro. Muitas instituições e empresas, inclusive, as consideram indispensáveis, e mesmo quando não são obrigatórias, é inegável o peso que elas trazem para o currículo.

É por isso que, neste artigo, explicarei em detalhes tudo sobre os profissionais certificados ANBIMA, entender quantos existem e como você pode consultar essas certificações. Vem comigo!

Para que serve a certificações Anbima?

Pode-se dizer que as certificações Anbima servem para organizar o mercado de trabalho. Com elas, é possível delimitar, digamos assim, quais são as funções que um profissional pode exercer. 

É por isso, por exemplo, que a CPA-20 autoriza o profissional a atuar com a oferta de investimentos para investidores de alta renda e investidores institucionais, enquanto profissionais com CPA-10, um passo abaixo, atuam apenas com a distribuição de produtos financeiros mais básicos para o varejo.

Em resumo: as certificações são, de certa forma, uma maneira de hierarquizar os profissionais do mercado financeiro. Quanto mais peso um selo tem, mais alto será o cargo que quem o possui pode almejar — e claro, mais alto o salário também.

Qual a ordem das certificações Anbima?

As certificações da Anbima seguem um sistema hierárquico, ou seja, possuem uma ordem clara de evolução. Se me permitem a analogia, podemos compará-las a uma escada: cada selo mais avançado aproxima o profissional do topo — cargos mais altos e de maior responsabilidade.

A ordem das certificações Anbima é a seguinte:

Assim, na base dessa hierarquia, a CPA-10 é considerada a porta de entrada para o mercado financeiro, ideal para quem está iniciando a carreira bancária e tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o mercado ou seus produtos. Já no outro extremo, a CGE é um selo avançado e altamente técnico, obrigatório para gestores de fundos de investimento.

Vale destacar, contudo, que não é obrigatório seguir essa sequência à risca. É possível pular etapas — ou degraus, para manter a analogia. O profissional não precisa necessariamente obter selo por selo até alcançar a posição que deseja. É possível, por exemplo, tirar a CEA, sem ter antes a CPA-10 ou a CPA-20

Dito isso, não há problema em subir um degrau por vez. Para evitar frustrações e desperdício de tempo ou dinheiro — já que as taxas de inscrição podem ser altas —, a melhor abordagem é seguir seu ritmo e avançar quando se sentir realmente preparado.

Quantas inscrições para as provas Anbima são feitas por ano?

O número de inscrições para as provas ANBIMA varia de ano para ano. No total, 1.675.755 pessoas já se inscreveram para algum dos exames, o que dá uma média de mais de 76.000 inscritos por ano.

Nos últimos anos, contudo, esse número tem sido muito maior. Em 2023, foram 171.329 inscritos. Já em 2022, a quantidade foi ainda mais alta: 179.134, um recorde até agora. Essas cifras refletem duas tendências principais: o crescimento constante do mercado financeiro e o aumento da concorrência, que tornam os selos mais avançados cada vez mais necessários para quem busca destaque.

Uma prova disso é a certificação CEA, que liderou o crescimento em 2023, com um aumento de 31% no número de profissionais certificados.

Quantos profissionais são certificados pela Anbima anualmente?

O número de profissionais certificados pela ANBIMA também varia de ano para ano. No total, 803.618 profissionais já obtiveram uma certificação ANBIMA, representando uma média histórica de 47,96% de aprovação. Destes, cerca de 512 mil mantêm suas certificações ativas.

Em 2023, 63.704 candidatos foram aprovados, o que corresponde a uma média de 37,18% de aprovação. Para ter uma ideia geral da quantidade de profissionais certificados em cada exame, vale dar uma passada de olhos nos números registrados pela Anbima em 2023:

CertificaçãoNúmero de certificadosNúmero de inscriçõesMédia de aprovação
CPA-1024.41361.48439,70%
CPA-2032.74879.24641,31%
CEA7.75525.93829,89%
CFG9862.91433,83%
CGA7531.25560,00%
CGE43949289,23%

Como podemos observar, a certificação com o maior número de inscritos — e de aprovados — em 2023 foi a CPA-20, com 32.748 profissionais certificados. Outro ponto que chama atenção é a taxa de aprovação relativamente baixa para certificações básicas como a CPA-10 (39,70%), evidenciando que nenhum exame da ANBIMA deve ser subestimado.

Quantos profissionais possuem certificações Anbima?

Conhecer o número de profissionais certificados com cada selo ajuda a ter uma melhor visão do tamanho do mercado e também da concorrência que você pode esperar para cada função. Aqui, eu trouxe a quantidade de pessoas que possuem cada uma das  certificações da Anbima ativas, segundo o relatório da Anbima de 2023:

  • Profissionais certificados com CPA-10: 259 mil;
  • Profissionais certificados com CPA-20: 167 mil;
  • Profissionais certificados com CEA: 25 mil;
  • Profissionais certificados com CFG: 6.686;
  • Profissionais certificados com CGA: 5.620;
  • Profissionais certificados com CGE: 4.774.

Notou como é grande a diferença grande entre o “início da escada” e o fim? Como o número de certificados vai afunilando? É por isso que eu sempre reforço: não dá para investir em apenas uma certificação. Ainda há quem pense que ter somente a CPA-10, por exemplo, é suficiente — mas isso está bem longe de ser verdade.

Quanto mais degraus você sobe, menor é a sua concorrência e maiores são as suas chances de crescer e se destacar. Além disso, um bom profissional não se atualiza apenas por obrigação. O faz, pelo contrário, por saber que isso é necessário para ser acima da média.

Qual o perfil do profissional certificado?

De acordo com dados da Anbima, a maioria dos aprovados para as certificações fez algum curso preparatório antes. Além disso, a maioria considera as provas difíceis — mesmo a CPA-10, que é considerada a mais básica entre todas elas. Inclusive, o número de aprovações apenas comprova isso.

Eu trouxe esses dois dados específicos para te mostrar que um profissional certificado pela Anbima é, acima de tudo, um profissional dedicado. É preciso ter organização e constância para estudar

Como saber se a pessoa tem certificação ANBIMA?

A Anbima mantém uma página de consulta pública de profissionais certificados, atualizada diariamente. Para descobrir se uma pessoa é certificada é só inserir o nome completo do profissional ou seu CPF.

O sistema não só dirá se o profissional tem alguma certificação ativa, como dirá especificamente qual selo possui e até quando é válido.

Como consultar profissionais certificados Anbima?

A própria Anbima disponibiliza uma ferramenta na qual você pode consultar os profissionais certificados. Por lá, é possível navegar pela lista de profissionais utilizando o CPF em questão, ou o nome daquele que possuir o certificado.

O que irá mudar após a transição para CPA, C-Pro I e C-Pro R?

As certificações CPA-10, CPA-20 e CEA estão com os dias contados. A partir de janeiro de 2026, esses selos serão substituídos por novas certificações mais alinhadas com as atividades exercidas pelos profissionais financeiros. São elas:

  • CPA (Certificado Profissional ANBIMA): certificação básica para que m deseja iniciar a carreira bancária na área de distribuição de produtos financeiros, como investimentos, com foco em prospecção, atendimento e suporte a clientes;
  • C-Pro I (Investimento): voltada para profissionais de perfil técnico que pretendem atuar com a elaboração carteiras recomendadas, e que necessitam de entendimento avançado de produtos financeiros;
  • C-Pro R (Relacionamento): certificação comercial para recomendar portfólios personalizados, analisando o perfil do investidor e seus objetivos. 

Diferentemente do que acontece agora, no novo modelo não será possível pular etapas. Isso porque a CPA será pré-requisito para tirar a C-Pro I e a C-Pro R.

Mas pode manter a calma. Quem já tem alguma das certificações que serão extintas não perderá seu selo e tampouco necessitará prestar novos exames. Apenas precisará passar por um curso de atualização fornecido pela Anbima, sem custos adicionais.

Quando o novo modelo passar a valer, contudo, aqueles que ainda não possuem nenhuma certificação vão fazer diretamente a CPA, a C-Pro I ou a a C Pro-R, já que a hierarquia atual não será mais a mesma.

Como passar nas provas da Anbima de primeira?

Se preparando adequadamente. Aqui, eu não posso deixar de mencionar a TopInvest, é claro. Afinal, para passar em exames complicados como os da Anbima é  fundamental não só que você tenha dedicação, mas que estude apenas com materiais atualizados e de qualidade. Além disso, é preciso ter à disposição profissionais que realmente entendem do assunto para te ajudar a elucidar qualquer dúvida que possa surgir.

Por aqui, temos cursos preparatórios específicos para cada certificação. E mais: ainda disponibilizamos simulados para certificações financeiras e nossas apostilas TopInvest gratuitas. Nosso método foi desenvolvido especialmente para te deixar totalmente preparado para a prova. Venha com a TopInvest e seja um profissional certificado e top de linha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *