Toda carreira financeira passa pelas certificações Anbima. Muitas empresas, inclusive, consideram algumas certificações como obrigatórias. Mesmo quando não são, é inegável que elas dão um up no currículo. É por isso que hoje vamos dar uma geral no assunto e entender melhor os profissionais certificados Anbima.

Para que serve a certificações Anbima?

As certificações Anbima são uma forma de organizar o mercado de trabalho. Com ela, é possível delimitar, digamos assim, quais são as funções que um profissional pode exercer. É por isso, por exemplo, que com uma CEA você se torna um especialista em investimentos. Se você tiver, entretanto, a CPA-10, não vai poder exercer o mesmo tipo de função.

De certa forma, as certificações vêm para hierarquizar o sistema. Portanto, quanto mais peso uma certificação tiver, mais alto será o cargo que pode ser conquistado por ela – e mais alto o salário também, é claro.

Qual a ordem das certificações Anbima?

Quando se fala em hierarquia, é natural que pensemos em uma ordem de evolução. É como uma escada, por exemplo: temos os primeiros degraus e também aqueles que estão no topo. 

Com a Anbima também funciona assim. A ordem das certificações, inclusive, é esta:

Normalmente nós consideramos a CPA-10 como uma porta de entrada para o mercado financeiro. Para quem ainda não tem muita familiaridade ou experiência na área, inclusive, ela é bastante recomendada.

Contudo, nada te impede de avançar uma etapa e tentar de primeira, por exemplo, a CPA-20. Nesses casos, o meu conselho é que você se prepare com afinco para a prova. Afinal, por estar em um “degrau mais alto”, ela é obviamente mais difícil que a anterior. Além disso, a taxa de inscrição não é barata, ou seja, você não quer perder tempo e dinheiro, certo? 

Quantas inscrições para as provas Anbima são feitas por ano?

O número de inscrições por ano varia. Em 2020, por exemplo, foram feitas 1.198.219 para as certificações Anbima. Quando comparado com o número de inscrições de 2019, observamos uma queda de 31%. Curiosamente, em 2019 houveram mais inscritos que em 2018 – a alta de inscrições para a CEA chegou a subir 44%. 

É inegável que a pandemia teve um papel bem notório nessa baixa. Como eu já havia dito nesse artigo aqui, aliás, estudar e manter o foco em momentos difíceis requer um esforço dobrado de nós.

Quantos profissionais são certificados pela Anbima anualmente?

Mais uma vez, a quantidade varia. Além disso, das mais de 1 milhão de inscrições que eu mencionei, é claro que muita gente acaba reprovando.

No ano passado, se considerarmos participantes de todas as certificações Anbima, tivemos 618,197 aprovados. 

O índice de aprovação para a CPA-10 e CPA-20 foram, respectivamente, de 54% e 55%. O desempenho para a CEA e a CGA, contudo, não foi tão bom: as aprovações ficaram em 44% e 33%.

Quantos profissionais possuem certificações Anbima?

Aqui, eu trouxe a quantidade de pessoas que possuem cada certificação. Note que esses números foram divulgados pela Anbima em maio de 2021.

  • Profissionais certificados com CPA-10: 443.185;
  • Profissionais certificados com CPA-20: 171.865;
  • Profissionais certificados com CEA: 14.038;
  • Profissionais certificados com CGA: 4.435.

Nota como a diferença é grande entre o “começo da escada” e o fim? É por isso que eu sempre reforço: não dá para investir em apenas uma certificação. Ainda há quem pense que ter somente a CPA-10, por exemplo, é suficiente – mas isso está bem longe de ser verdade.

Quanto mais alto você vai na escada, menor é a sua concorrência e maiores são as suas chances de crescer e se destacar. Além disso, um bom profissional não se atualiza apenas por obrigação. O faz, pelo contrário, por saber que isso é necessário para ser acima da média.

Qual o perfil do profissional certificado?

De acordo com dados da Anbima, a maioria dos aprovados para as certificações fez algum curso preparatório antes. Além disso, a maioria considera as provas difíceis – mesmo a CPA-10, que é considerada a mais fácil.

Eu trouxe esses dois dados específicos para te mostrar que um profissional certificado pela Anbima é, acima de tudo, um profissional dedicado. É preciso, por exemplo, organização e constância para estudar. 

Como consultar profissionais certificados Anbima?

A própria Anbima disponibiliza uma ferramenta na qual você pode consultar os profissionais certificados. Para acessá-la, é só clicar aqui

Como passar nas provas da Anbima de primeira?

Se preparando adequadamente. Aqui, eu não posso deixar de mencionar a TopInvest, é claro. Afinal, para esse grau de dificuldade, é importante que você estude com materiais atualizados e de qualidade. Além disso, é preciso ter à disposição profissionais que entendem do assunto para te ajudar.

Por aqui, temos cursos específicos para cada certificação. Não obstante, ainda disponibilizamos simulados e apostilas gratuitas. Basicamente, nosso método foi desenvolvido especialmente para te deixar totalmente preparado para a prova. Na dúvida, vem com a TopInvest e seja um profissional certificado e top de linha.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!