Todo mundo conhece as certificações da ANBIMA, certo? Hoje, entretanto, eu quero falar da ANCORD, instituição que fornece a certificação de Agente Autônomo de Investimento (AAI). Já ouviu falar?

O que é a Ancord?

É a mais importante entidade da indústria de intermediação do mercado brasileiro de capitais. Ademais, é composta por corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e de câmbio, bancos, assets, Agentes Autônomos de Investimentos e diversas outras instituições financeiras.

Nesse momento, a ANCORD é de extrema relevância no cenário nacional, uma vez que é a única entidade responsável pelo registro e credenciamento dos Agentes Autônomos de Investimento.

Somado a isso, a ANCORD ainda é a mais relevante instituição que se relaciona com investimentos financeiros às pessoas. Assim, se evidencia em atividades que buscam o desenvolvimento contínuo dos negócios de seus associados.

É também participativa na defesa dos interesses da indústria junto aos órgãos reguladores e autorreguladores, trazendo aos consumidores melhores formas de incentivos e desenvolvimento.

Para que serve a prova de AAI da Ancord?

Além de trabalhar em fusão com normatizações e padronizações, a ANCORD se destaca por oferecer direcionamento teórico e prático de forma técnica em certificação educacional. Mais uma vez, é a única instituição autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a credenciar e certificar os Agentes Autônomos de Investimentos (AAI) no Brasil.

Sua certificação é focada na especialização de desenvolvimento, implementação e oferecimento de gerenciamento aos mais relevantes cursos e treinamentos na educação do mercado financeiro e de capitais.

É tão relevante esta certificação que possui uma determinação legal, conforme a Resolução n° 2.838/01, e com a Instrução n° 497/11 da CVM. 

A partir de tudo isso, portanto, a certificação de AAI existe para regulamentar os profissionais que trabalham como agentes de investimento. Em suas rotinas, os Agentes Autônomos de Investimento são responsáveis por analisar a situação financeira atual de seus clientes, seus objetivos e, com essas informações, elencar os melhores títulos para estas pessoas, bem como orientá-los a tomar decisões mais assertivas.

Quem pode fazer a prova de AAI da ANCORD?

Para se inscrever para a prova de AAI na ANCORD, é necessário ser domiciliado no Brasil, ter completado o ensino médio e não ter nenhum antecedente criminal. 

Além destes, não há nenhum outro pré-requisito que possa o impedir de realizar o exame.

Como é a prova de AAI da ANCORD?

A certificação da ANCORD, que pode ser considerada uma prova ou até mesmo como um teste, é particularmente essencial para quem deseja atuar no ramo financeiro. Ademais, pode ser um dos pré-requisitos para trabalhar em um banco, uma corretora ou em uma distribuidora de valores imobiliários. 

A prova que deve ser realizada apresenta um grau de dificuldade considerável. Suas principais características são:

  • 2h30 de duração;
  • 80 questões;
  • 15 módulos.

O que cai na prova de AAI da ANCORD?

Os conhecimentos são explorados de forma específica e objetiva dos assuntos. 

A prova é distribuída em 15 módulos, enquadrando conteúdos de: Atividade do AAI, Código de Conduta do AAI, Economia, Sistema Financeiro Nacional, Instituições e Intermediadores Financeiros, Administração de Risco, Fundos de Investimentos, Clubes de Investimentos e Matemática Financeira. Neste último, é importante que você compreenda conceitos básicos e saber usar a calculadora HP12c.

Como fazer a inscrição na AAI?

Para se tornar um Agente Autônomo de Investimentos, primeiro você precisa se inscrever e passar no teste. Para se inscrever, portanto, basta clicar neste link. Lembre-se: a prova de AAI tem um custo de inscrição de R$460.

Como agendar a prova AAI?

Após efetuar o pagamento, você estará oficialmente inscrito para a certificação. Poderá, então, agendar o dia e o local da sua prova, que pode ser online ou presencial. 

Para fazer esse agendamento, basta acessar este link e utilizar os dados de login recebidos logo após a confirmação da sua inscrição.

Como estudar para a prova de AAI?

Como eu já disse, a prova de AAI da ANCORD tem um nível de dificuldade que não deve ser subestimado. Portanto, é importante que você estude para o grande dia com afinco e constância. Precisa de ajuda? A TopInvest está aqui por você. Dá uma olhada em todos os materiais e recursos que temos para você:

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!