A ANCORD é conhecida como Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Lindo, mas o que é ANCORD e para que serve?

É a mais importante entidade da indústria de intermediação do mercado de capitais Brasileira é composta pelas Corretoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários e de Câmbio, bancos, Assets, Agente Autônomo de Investimentos e diversas outras instituições financeiras.

Nesse momento a ANCORD é de extrema relevância no cenário nacional uma vez que é a única entidade responsável pelo registro e credenciamento dos Agentes Autônomos de Investimento.

Somando a isso, a ANCORD ainda é a mais relevante instituição que se relaciona com investimentos financeiros às pessoas, a ANCORD se evidencia em atividades que buscam o desenvolvimento contínuo dos negócios de seus associados.

É também participativa na defesa dos interesses da indústria junto aos órgãos reguladores e autorreguladores, de forma com que traga aos consumidores melhores formas de incentivos e desenvolvimento.

A certificação ANCORD

Além de trabalhar em fusão com normatizações e padronizações, a ANCORD se destaca por oferecer direcionamento teórico e prático de forma técnica em certificação educacional. Mais uma vez, é a única instituição autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a credenciar e certificar os Agentes Autônomos de Investimentos (AAI) no Brasil.

Sua certificação é focada na especialização de desenvolvimento, implementação, e oferecimento de gerenciamento aos mais relevantes cursos e treinamentos na educação do mercado financeiro e de capitais.

Isso ocorre do fato de haver uma constante atualização de assuntos e temáticas relacionados ao aperfeiçoamento para que com os convênios junto a importantes empresas, possa se tornar excelência renomada com profissionais renomados, de forma que a certificação seja a característica principal de um especialista em AAI.

É tão relevante esta certificação que possui uma determinação legal, conforme a Resolução n° 2.838/01, e com a Instrução n° 497/11 da CVM. 

Como funciona?

A certificação da ANCORD, que pode ser considerada uma prova ou até mesmo como um teste, é particularmente essencial para quem deseja atuar no ramo financeiro, e pode também ser um dos pré-requisito para trabalhar em um banco, uma corretora ou em uma distribuidora de valores imobiliários, e exerce função de qualificar o indivíduo que a realiza. Aqui se encaixam profissionais que trabalham com um público distinto, e está presente em corretoras de valores como XP, Rico e Modal, portanto, estes profissionais são obrigados a realizar esta certificação.

A prova que deve ser realizada, como toda outra possui um grau de dificuldade, tendo como principais características:

  • Duração: 2,50 horas;
  • Questões: 80 questões;
  • Módulos: 15 módulos;
  • Conteúdo: os conhecimentos são explorados de forma específica e objetiva dos assuntos. A prova é distribuída em 15 módulos enquadrando conteúdos de: Atividade do AAI, Código de Conduta do AAI, Economia, Sistema Financeiro Nacional, Instituições e Intermediadores Financeiros, Administração de Risco, Fundos de Investimentos, Clubes de Investimentos e Matemática Financeira – devendo-se saber conceitos básicos e possuir o domínio prático do uso da HP12c.

Porque fazer a Certificação?

É válido pensar em que âmbito ou área você pretende trabalhar, pois cada profissão precisa de estudo e na maioria das vezes, qualificações e certificações. Por isso, é necessário que você reflita: Você quer trabalhar em um banco, cooperativa ou em uma corretora?

Curso online Preparatório para Ancord AAI

A pergunta é importantíssima porque a profissão de Agente Autônomo de Investimentos é regulada e somente pode ser exercida por profissionais previamente certificados na ANCORD. Todo e qualquer trabalho em um escritório de investimentos vinculado a uma corretora sem ter sido aprovado na prova é considerado exercício irregular da profissão.

Afinal de contas, se você deseja exercer atividade em uma corretora de valores, quer dizer que estará praticamente trabalhando exclusivamente com investimentos. E por efeito disto, é fundamental saber que o público será de forma mais macro, obrigando que você tenha conhecimento amplo sobre investimentos, nesse sentido o conteúdo sobre o mesmo deverá ser maior.

Entretanto cuidado, a ANCORD e a ANBIMA são diferentes e realizam ações diferentes durante o processo de trabalho de um profissional, desde suas funções e conteúdos das provas até mesmo no cotidiano de uma pessoa responsável por esses meios, até mesmo por possuir grande concorrência de candidatos por vagas. 

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!