Ancord

Como é a carreira de um AAI? O Agente Autônomo de Investimentos

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 21 de agosto de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitas pessoas vem me perguntando isso, pois gera cada vez mais dúvidas em relação a profissão de Agente Autônomo de Investimento, mais especificamente sobre a carreira de um AAI. Porém, para começar é importante sanarmos outras dúvidas.

O que é AAI?

O Agente Autônomo de Investimento ou AAI é um especialista de investimento. É ele que será a linha de frente entre o cliente e o investimento.

Além disso, o mesmo é responsável por prospectar novos clientes, e apresenta os produtos de investimento e alternativas para seus clientes, possibilitando uma maior facilidade na decisão na hora de investir.

É este profissional que fica responsável em explicar para seus clientes como funciona as aplicações financeiras e os produtos de investimentos. Mostrando e montando da melhor maneira uma carteira de investimento.

Por isso, é importante que esteja situado sobre situação da economia local, brasileira e até mesmo mundial.

Deve ainda escolher uma corretora ou distribuidora para se afiliar, podendo exercer sua função. Mas, vale lembrar que o Agente Autônomo de Investimento, pode ser PF e PJ, com seu próprio escritótio, ou o mais comum, é escolher fazer parte de um escritório AAI. O qual conta com uma estrutura para fazer seus negócios e outras particularidades de cada um – para fazer parte de um escritório é necessário fazer vinculação.

Consequentemente você acaba sendo um sócio, visto que, é uma sociedade anônima, portanto, acaba sendo um autônomo.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

É necessário passar na prova

Porém, para que você possa exercer a função de AAI, é necessário possuir a aprovação na ANCORD. Essa que é a entidade autorreguladora deste mercado, te permite ser registrado a CMV e ser um profissional Agente Autônomo de Investimento.

Para ser um AAI é essencial ser: alguém comunicativo e que gosta de interação com pessoas (fazer networking).

Pense comigo: óbvio que surgem clientes na corretora, mas a interação, o conhecido networking, capta clientes, e você deve estar disposto a isso. Até porque, isso constrói ao longo de sua jornada profissional uma boa conduta e uma carreira brilhante, junto ao cliente.

Afinal, como é a carreira de um AAI?

Sim, como seu nome próprio diz, esse profissional é autônomo, com isso, você pode ser o seu próprio chefe. Sendo seu próprio chefe, você faz seu próprio horário.

Contudo, também terá custos como deslocamento, alimentação e afins. Além de que, deverá pagar trimestralmente a taxa de fiscalização de R$634,63.

Note que a taxa é um tanto salgada, por isso, será necessário ganhar “bem” nesta profissão.

Geralmente, quem é AAI consegue adquirir uma ótima carreira, dependendo da área, mas isso tudo vai depender de acordo com os ganhos que haverão a partir dos investimentos dos clientes. Pois, quando o cliente faz investimentos bons – orientados pelo um profissional AAI – haverá um porcentual que o profissional ganha em cima do investimento.

Portanto, é importante que o AAI pense no patrimônio do cliente, para que assim, ele possa crescer e você também.

Essa é a profissão do futuro!

Sabe porque? Pense só no horizonte, inúmeras pessoas que acabam perdendo seu dinheiro em furadas, como em pirâmides, e até deixando o dinheiro só na poupança. Esta que está rendendo bem menos que o FGTS.

Captou a sacada?

Isso porque a Renda Fixa está rendendo abaixo da inflação. Assim, o cliente deve procurar quem é expert em Renda Variável.

E quem é esse profissional? O próprio AAI!

Por isso é tão importante estar ligado no que acontece no mundo e em como atender o cliente.

Lembrando que, cada pessoa é diferente da outra. Vai muito do “tati-a-tati”.

Mas, você não vai estar sozinho, a corretora vai te ajudar nessa.

Quer fazer a prova?

Então, bora partir para o primeiro passo, que é ter a aprovação na prova da ANCORD.

Ela possui:

  • 80 questões;
  • Duração de 2 horas e 30 minutos;
  • Necessário possuir 70% de acertos para ser aprovado.

O detalhe é que, os módulos 1, 3, 8 e 15 cobram acertos mínimos de 50% das questões.

  • Ter ensino médio completo;
  • Ter domicílio no Brasil;
  • Não estar inabilitado ou suspenso para o exercício de cargho em Instituições Financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pela CVM, BC, SUSEP ou pela Secretaria de Previdência Complementar – SPC.

Agora, que tal começar a estudar?

Nós podemos te ajudar nessa!

#VemPraTop que possuímos o curso de Agente Autônomo de Investimentos e diversos outros materiais que irão te ajudar em sua aprovação:

Partiu?

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *