Certificações Financeiras

Rentabilidade Esperada x Rentabilidade Observada

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Quando falamos sobre princípios de investimento, a primeira coisa que nos vem à cabeça é o risco retorno. Através da análise de risco x retorno, podemos avaliar se um investimento é realmente atrativo.

Na certificação da CPA10 os primeiros tópicos referente ao capítulo de Princípios de Investimento se referem justamente a rentabilidade e as suas formas de análise.

Nos artigos anteriores tratamos sobre o conceito de rentabilidade e logo após sobre Rentabilidade Absoluta x Rentabilidade Relativa.

 Rentabilidade Esperada

Quando tratamos de investimento é comum haver uma esperança ou expectativa de quanto será o rendimento da aplicação. A rentabilidade esperada nada mais é, do que a expectativa de rendimento de determinada aplicação. O cálculo para sua mensuração se dá através de um cálculo sobre a média de rentabilidades passadas daquele determinado investimento.

Curso Online para Certificação CPA10

Esta prática de cálculo de rentabilidade esperada com base na rentabilidade passada de um investimento, é prática comum na maioria dos investidores.

Lembramos que, RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA.  A importância desta afirmação é tamanha que o texto acima destacado é obrigatório a qualquer produto de investimento distribuído por instituição financeira de acordo com o Código de Melhores Praticas da Anbima.

Rentabilidade Observada

A rentabilidade esperada, é uma expectativa. Está relacionada com o futuro. Já a rentabilidade observada é passada, é obtida da divulgação da rentabilidade de um investimento.

Normalmente este cálculo é realizado através de uma média simples sobre as últimas rentabilidades divulgadas do investimento.

Rentabilidade Esperada x Rentabilidade Observada

Veja o infográfico abaixo para facilitar a compreensão:

Rentabilidade Esperada x Rentabilidade Observada

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *