Certificações Financeiras

Por que a prova da ANBIMA CPA 10 e CPA 20 são tão difíceis?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Mais de 48% das pessoas que fazem a prova da ANBIMA são reprovados.

Este indicador divulgado pela própria ANBIMA traz a pergunta de por que a prova da ANBIMA CPA é tão difícil.

Mas na verdade, a prova não é tão difícil assim.

O grande problema é que o conteúdo é extremamente extenso e muitas vezes a pressão para ser aprovado na prova em questão de dias é imensa.

Veja abaixo um resumo do conteúdo das provas:

Conteúdo da prova CPA-10

  1. Sistema Financeiro Nacional (5% a 10%)
  2. Ética, regulamentação e Análise do Perfil do Investidor (10% a 15%)
  3. Noções de Economia e Finanças (10% a 15%)
  4. Princípios de Investimento (10% a 20%)
  5. Fundos de Investimento (20% a 30%)
  6. Instrumentos de Renda Fixa e Renda Variável (15% a 25%)
  7. Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%)

Curso Online para Certificação CPA10

Conteúdo da prova CPA-20

  1. Sistema Financeiro Nacional (5% a 10%)
  2. 2) Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor (15% a 25%)
  3. 3) Princípios Básicos de Economia e Finanças (5% a 10%)
  4. 4) Instrumentos de Renda Variável, Fixa e Derivativos (17% a 25%)
  5. 5) Fundos de Investimento (18% a 25%)
  6. 6)Previdência Complementar Aberta : VGBL e PGBL (5% a 10%)
  7. 7) Mensuração e Gestão de Performance e Riscos (10% a 20%)

Curso online para Certificação CPA20

Como ser aprovado na Prova da ANBIMA?

Nestes 7 anos já ouvi centenas de histórias e pedidos de ajuda por que havia um conteúdo imenso a ser estudado e menos de 15 dias para a aprovação.

Mesmo tendo em mãos o melhor curso da CPA é preciso esforço e dedicação. E é claro, um método. Veja abaixo um breve resumo da técnica de estudo que eu recomendo:

  1. Estudar todos os módulos do conteúdo da CPA;
  2. Utilize a sua técnica (escrever, ouvir, repetir) para tentar memorizar o máximo possível do conteúdo nesta primeira etapa;
  3. Agora é a hora de você testar o que aprendeu até agora. Para isso realize o simulado da CPA 10 ou simulado da CPA 20.
  4. Meu simulado é muito semelhante a prova, então você já tem uma ideia de como iria se sair. Agora a grande dica é anotar todas as questões que você errou em uma folha separada. Tente memorizar todos os seus erros e aprender com eles;
  5. Agora que você já memorizou suas maiores dificuldades é hora de repetir o processo, refaça o simulado e veja a sua melhora;
  6. Quando você tiver atingindo médias superiores a 80% no simulado você está quase preparado. Revise e assista novamente as aulas de conteúdo e então refaça o simulado.

Por que a prova é tão extensa?

A prova é desenvolvida pela ANBIMA. Que é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Essa é uma entidade auto-reguladora que atua nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Esta instituição reúne os principais intermediários financeiros do mercado como Bancos, Corretoras de Valores e Financeiras.

A entidade surgiu em 2009 com a fusão de duas entidades, a ANBID e a ANDIMA que já vem representando os participantes do mercado financeiro a mais de quarenta anos. Todas as funções da ANBIMA giram em torno de quatro objetivos: representar, autorregular, informar e educar.

Com base nestes quatro princípios temos as provas da CPA 10 e CPA 20 com o objetivo de certificar os profissionais para atuar na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento. A grande diferença que a CPA 10 qualifica o profissional para o público em geral e a CPA 20 qualifica o profissional para atuar nos segmentos de alta renda.

Superando as Dificuldades e Sendo Aprovado

As provas não são nenhum bicho de sete cabeças. É completamente possível ser aprovado na certificação e permitir que esta lhe ajuda a alavancar a sua carreira.

De modo geral 40% das questões são idênticas ou muito semelhantes ao nosso simulado da CPA-10 ou simulado da CPA-20. Outros 40% são questões de nível médio, onde adquirindo um curso preparatório de qualidade você não terá grandes dificuldades.

Curso Online para Certificação CPA10

Desta forma, você já tem 80% da prova sob domínio. Os outros 20% são divididos entre cerca de 10% de questões difíceis e outros 10% com as chamadas perguntas de “pega ratão” onde basta você ter atenção e realizar a prova com calma.

Seguindo o método de estudos acima acredito que você não terá grandes dificuldades em ser aprovado.

Estudando para uma certificação financeira? Venha participar do nosso grupo no Telegram. Temos grupos para todas certificações financeiras. Basta clicar aqui.

Download Gratuito

7 Dicas para conseguir sua Certificação Financeira

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *