Lembra do vídeo que falei o porque as provas da ANBIMA são tão difíceis? A boa notícia é que quando a gente sabe o que está fazendo tudo fica mais fácil não é mesmo? Por isso eu preparei esse artigo com 7 dicas para ser aprovado na CPA 10 ou CPA 20 sem maiores dificuldades.

Seguindo todas essas dicas você vai ter uma prova muito mais tranquila, então vem comigo!

1) Chegue Cedo

Este é um assunto que chega a ser engraçado principalmente quando lembramos do ENEM. Todo santo ano são divulgados vídeos e mais vídeos de pessoas desesperadas porque chegam atrasadas para a prova e dão de cara com a porta.

Custa sair de casa 30 minutos antes?

Mesmo que você vá realizar a prova na sua cidade pode haver um acidente de trânsito ou outro imprevisto qualquer. As provas são feitas no computador com horário agendado, se você chegar atrasado ou perder a prova para fazer novamente será necessário pagar a taxa de inscrição da ANBIMA novamente.

2) Marque a prova para o Turno da Manhã

Pode parecer bobo, mas esta é uma das dicas para ser aprovado na CPA 10 ou CPA 20 mais importantes de todas.

O motivo é muito simples. Se você já trabalha (seja em uma instituição financeira ou não) você deve fazer a prova ANTES de ir para o trabalho. A atividade bancária ou mesmo qualquer outro trabalho profissional demanda um alto nível de estresse.

A prova é longa e difícil. Por isso realizar a prova em um estado “focado” e sem problemas profissionais na cabeça já é de grande auxílio.

3) Não estude somente na última hora

Lá no artigo em que falo porque a prova da CPA 10 é tão difícil eu explico que na verdade a prova não é difícil, e sim muuuito extensa. Se estudar na véspera da prova já não era recomendável na época da escola imagina de uma prova que pode mudar os rumos da sua carreira profissional.

O conteúdo da prova é muito extenso de onde saem apenas 50 questões para CPA 10 e 60 questões para CPA 20 (saiba mais sobre as diferenças entre CPA 10 e CPA 20).

Por isso minha recomendação é que você estude com 15 dias de antecedência se for comprar um curso ou 30 dias se for estudar por conta.

4) Atenção aos Fundos de Investimento

O maior conteúdo da prova tanto na CPA 10 como na CPA 20 é sobre fundos de investimentos. Este é o assunto mais relevante da prova e com o maior número de questões.

Certifique-se de que você compreendeu o assunto. Decorar as questões ou esse assunto vai te deixar em maus lençóis porque é muito comum que hajam pegadinhas na prova principalmente nos assuntos de fundos de investimento e produtos de renda fixa ou variável. 

Uma dica importante aqui é que Fundos de investimento são aplicações financeiras em forma de condomínio, ou seja, de forma indireta.

Na prática isso significa que o recolhimento do imposto de renda (inclusive em fundos de ações) é de responsabilidade do administrador e gestor do fundo.

Além disso, importante ressaltar que tipo de aplicação não conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Curso Online para Certificação CPA10

5) Renda Fixa x Renda Variável

Compreender a diferença entre renda fixa e renda variável é imprescindível, afinal este é o segundo maior capítulo das provas.

Em renda variável o investidor está comprando um ativo onde não é possível prever qual será o retorno deste investimento. Já as tradicionais aplicações de renda fixa funcionam como um empréstimo onde investidor “empresta” dinheiro para uma instituição financeira, governo ou uma empresa.

Quando falamos de renda fixa o maior risco é o de crédito, que é o risco de o investidor não receber o valor aplicado. Na renda variável o maior risco é o de mercado porque os ativos sobrem variações e oscilações.

6) Não perca tempo

Se você estudou para as provas da ANBIMA com ou sem um curso pago não faz diferença. É importantíssimo que você realize a prova assim que se sentir apto (costumo falar para o pessoal que acompanha o site que ao atingir médias superiores a 85% nos simulados provavelmente você está apto).

Como a imensa maioria dos conteúdos não é algo que se utilize no dia a dia quanto maior o intervalo dos seus estudos até a prova maior será a chance de você esquecer o conteúdo. Então, se você acredita que está preparado marque a prova para a data mais próxima possível e até lá continue fazendo revisões.

7) Faça MUITOS simulados

A última das dicas para ser aprovado na CPA 10 ou CPA 20 pode até parecer um jabá mas é importantíssimo. Eu disponibilizo para você de forma gratuita:

O motivo de que os materiais gratuitos mais acessados do site serem os simulados não é mera coincidência. Esta é a parte final dos estudos e uma das mais importantes de todas.

Como você pode ver nos comentários do pessoal nestas páginas é muito comum cairem algumas questões idênticas e outras muito semelhantes na prova.

Depois de estudar todos os conteúdos da prova, faça muitos e muitos simulados. Esta é uma forma muito eficiente para que você se prepare para a prova e também de testar seus conhecimentos.