A verdade é que todos querem saber como ser aprovado de primeira nas provas de certificações financeiras, mas não há nenhuma fórmula mágica por trás disso. Ao longo de anos, eu consegui elaborar uma metologia através dos meus cursos que fizesse sentido e garantisse a aprovação de milhares de alunos. É por isso que hoje eu separei 10 dicas para ser aprovado de primeira na CPA-10. 

Como ser aprovado CPA-10?

1. Faça a prova assim que se sentir apto

Se você estudou para as provas da ANBIMA é importantíssimo que você realize a prova assim que se sentir apto (costumo falar para o pessoal que acompanha o site que ao atingir médias superiores a 85% nos simulados provavelmente você estará apto).

Como a imensa maioria dos conteúdos não é algo que se utilize no dia a dia, quanto maior o intervalo dos seus estudos até a prova, maior será a chance de você esquecer o conteúdo. Então, se você acredita que está preparado marque a prova para a data mais próxima possível e até lá continue fazendo revisões.

2. Chegue Cedo

Este é um assunto que chega a ser engraçado principalmente quando lembramos do ENEM. Todo santo ano são divulgados vídeos e mais vídeos de pessoas desesperadas porque chegam atrasadas para a prova e dão de cara com a porta.

Custa sair de casa 30 minutos antes?

Mesmo que você vá realizar a prova na sua cidade pode haver um acidente de trânsito ou outro imprevisto qualquer. As provas são feitas no computador com horário agendado, se você chegar atrasado ou perder a prova, para fazer novamente será necessário pagar a taxa de inscrição da ANBIMA mais uma vez. Você não quer correr esse risco, né? Portanto, saia de casa o mais cedo possível e chegue tranquilo para realizar sua prova.

3. Marque a prova para o Turno da Manhã

Pode parecer bobo, mas esta é uma das dicas mais importante de todas para ser aprovado na CPA-10 ou CPA-20.

O motivo é muito simples: se você já trabalha (seja em uma instituição financeira ou não) você deve fazer a prova ANTES de ir para o trabalho. A atividade bancária ou mesmo qualquer outro trabalho profissional demanda um alto nível de estresse.

A prova é longa, realizá-la em um estado “focado” e sem problemas profissionais na cabeça já é de grande auxílio, por isso, eu aconselho a agendar a prova para o turno da manhã.

4. Não estude somente na última hora

Na verdade, a prova da CPA-10 não é muito difícil, mas sim muuuito extensa. Se estudar na véspera da prova já não era recomendável na época da escola, imagina para uma prova que pode mudar os rumos da sua carreira profissional.

O conteúdo da prova é muito extenso, por isso, minha recomendação é que você estude com 15 dias de antecedência se for comprar um curso ou 30 dias se for estudar por conta.

5. Evite Decorar as questões de prova

Eu sempre digo e repito “decorar é o cemitério de malandro”, não faça isso! Nós estamos constantemente revisando os nossos simulados para que eles sejam o mais próximo possível do nível de dificuldade da prova, mas isso não garante que as questões serão iguais. Você precisa entender o assunto que está sendo tratado, pois, depois precisará usar na prática o que aprendeu.

6. Não pule nenhum tópico

É melhor estudar conteúdo a mais, do que de menos. Por mais que algum dos conteúdos seja familiar e de fácil entendimento, é sempre válido dar aquela revisada. Não pule nenhum tópico e garanta que estudou tudo que cai na sua prova de certificação.

7. Atenção aos Fundos de Investimento

O maior conteúdo da prova tanto na CPA-10 como na CPA-20 é sobre fundos de investimentos. Este é o assunto mais relevante da prova e com o maior número de questões.

Certifique-se de que você compreendeu o assunto. Decorar as questões ou esse assunto vai te deixar em maus lençóis porque é muito comum que haja pegadinhas na prova, principalmente nos assuntos de fundos de investimento e produtos de renda fixa ou variável. 

Vou deixar uma associação para que você nunca mais esqueça dos fundos de investimentos: são aplicações financeiras em forma de condomínio, ou seja, de forma indireta. Na prática, isso significa que o recolhimento do imposto de renda (inclusive em fundos de ações) é de responsabilidade do administrador e gestor do fundo.

Além disso, é importante ressaltar que esse tipo de aplicação não conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

8. Compreenda a diferença entre renda fixa e renda variável

Compreender a diferença entre renda fixa e renda variável é imprescindível, afinal este é o segundo maior capítulo das provas.

Em renda variável, o investidor está comprando um ativo onde não é possível prever qual será o retorno deste investimento. Já as tradicionais aplicações de renda fixa funcionam como um empréstimo onde investidor “empresta” dinheiro para uma instituição financeira, governo ou uma empresa.

Quando falamos de renda fixa o maior risco é o de crédito, que é o risco do investidor não receber o valor aplicado. Na renda variável, o maior risco é o de mercado porque os ativos sofrem variações e oscilações.

9. Escolha o melhor curso preparatório

Existem muitos cursos preparatórios para as certificações financeiras, você precisa ficar atento em relação ao que escolher, pois nem todos estão atualizados de acordo com o último edital vigente da Anbima. É por isso que nós garantimos para você que todos os cursos da TopInvest estão atualizados e são frequentemente revisados, tudo para que você passe de primeira e poupe tempo e dinheiro.

10. Faça MUITOS simulados

A última dica para passar de primeira nas prova da CPA-10 é fazer muitos simulados. E nós disponibilizamos gratuitamente para você. Esta é a parte final dos estudos e uma das mais importantes de todas.

Como você pode ver nos comentários do pessoal nestas páginas, é muito comum caírem algumas questões idênticas e outras muito semelhantes na prova.

Depois de estudar todos os conteúdos da prova, faça muitos e muitos simulados. Esta é uma forma muito eficiente para que você se prepare para a prova e também para testar seus conhecimentos.

Quantos por cento para passar na CPA-10?

Você só precisa acertar mais de 70% das 50 questões da prova da ANBIMA para garantir a sua aprovação.

Isso significa que você precisa acertar 35 questões na prova para ter o mínimo de pontuação. Não é um número tão alto para quem estudou com a metodologia TopInvest.

Quantos dias são necessários de estudo para aprovação na CPA-10?

Seguindo a metodologia TopInvest de estudos, em até 15 dias você estará apto para conquistar sua aprovação. 

Qual o melhor curso para passar na CPA-10?

Os cursos da TopInvest são os únicos que permitem que você pague apenas pelo tempo que estudar. Através da assinatura da Trilha do Sucesso, você tem acesso ao curso preparatório da CPA-10 e muitos outros, tudo para te ajudar a impulsionar a sua carreira no mercado financeiro.

Conquiste sua aprovação

Estude através da metodologia TopInvest, são milhares de alunos aprovados, tenha acesso a simulados premium com questões comentadas, diversos cursos preparatórios para certificações e muitos outros cursos que farão a diferença no seu currículo profissional.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!