Banner Mudanças na ANBIMA

A CPA-10, da Anbima, é a porta de entrada na carreira financeira mais popular entre os candidatos. Mais do que isso: sem ela, é muito improvável que você consiga uma oportunidade neste mercado, já que o Banco Central exige que as instituições contratem apenas profissionais qualificados para ocuparem suas funções.

Historicamente, o índice de aprovação da CPA-10 não é muito alto, estando sempre em torno dos 50%. Isso aponta para um fato inegável: há, por aí, muitos candidatos subestimando o grau de dificuldade do exame e partindo para o grande dia sem se preparar adequadamente, e com um método de estudos que realmente funciona.

Já que você está aqui, lendo esse artigo, posso deduzir que você faz parte do grupo de pessoas que não deseja passar por uma reprovação e está disposto a mandar bem na CPA-10. Acertei? Então, eu te convido a seguir comigo, pois nesse texto eu vou explicar:

  • O que é a CPA-10;
  • Se é difícil passar no exame;
  • Quantos dias de estudo são necessários para ir bem na prova;
  • 11 dicas imbatíveis para garantir um bom desempenho.

Vamos lá?

O que é a certificação CPA-10?

A CPA-10 é a primeira certificação de uma hierarquia da Anbima. Com ela, o profissional está oficialmente habilitado a distribuir produtos de investimento para o varejo, seja em agências bancárias ou plataformas de atendimento. 

Mais do que o pontapé inicial para quem busca começar a construir a própria carreira financeira, a CPA-10 é uma obrigação. O que acontece é o seguinte: a resolução CMN 4.984 do Banco Central declara que todas as instituições do setor precisam atestar o conhecimento e a capacidade técnica dos seus colaboradores a partir de uma certificação financeira.

Se você tem buscado por vagas no mercado, certamente sabe que esse é um fato inegável. Afinal, para qualquer oportunidade, este selo será exigido como requisito mínimo para que o candidato possa futuramente atuar na comercialização e atendimento aos clientes sobre ativos capitais.

É muito difícil passar na CPA-10?

Embora seja a primeira certificação da hierarquia da Anbima, a CPA-10 não é exatamente uma prova fácil. Uma vez que ela serve para atestar a capacidade do candidato a trabalhar na distribuição de produtos de investimentos, é natural que as suas questões ofereçam um grau de complexidade a ser considerado na hora de estudar.

Isso, obviamente, não significa que conquistar a aprovação é uma tarefa impossível. Longe disso. Na verdade, esse fato deve ser interpretado como uma motivação extra para estudar de forma apropriada, a partir de um método que realmente funcione

Em outras palavras, muitas pessoas acreditam que apenas decorar o conteúdo é o suficiente — e não é. Aprendê-lo de verdade não só te ajudará a obter um bom desempenho no exame, como também será fundamental para a sua atuação futura, onde toda a teoria será diariamente colocada em prática.

Seja como for, não há motivos para se preocupar: ainda nesse artigo, eu vou te mostrar 11 dicas bem importantes para você obter a sua CPA-10.

Qual o desempenho mínimo para passar na CPA-10?

Para ser aprovado na CPA-10, o desempenho mínimo necessário é de 70%. A prova tem 50 questões, logo, é preciso acertar pelo menos 35 delas. 

Vale lembrar que a duração do exame é de 2h, e a taxa de inscrição é de R$250. Para prestar a CPA-10, basta se inscrever no site da Anbima.

Como ser aprovado CPA-10?

Agora, chegou a hora de compartilhar alguns truques e dicas práticas que vão ajudar você a se sair melhor na prova da CPA-10, conquistar a sua certificação e alavancar a sua carreira no mercado financeiro.

Banner Mudanças na ANBIMA

1. Faça a prova assim que se sentir apto

Parece uma dica óbvia, mas muitos candidatos são dominados pela pressa e agendam a prova sem terem realmente entendido completamente o conteúdo. A minha dica é que você somente se programe para prestar o exame quando, ao realizar simulados, atinja um desempenho de 85% ou mais de aproveitamento.

Inclusive, vale destacar que uma das formas mais efetivas de estudar é repassar tema por tema, fazendo um simulado individual no fim de cada um. Antes do grande dia, vale tentar um novo simulado, dessa vez com todo o conteúdo programático da CPA-10.

Dessa forma, você garante que nenhum assunto importante fique para trás, ou que não seja inteiramente compreendido.

2. Chegue cedo

A prova da CPA-10 é realizada em um computador, de forma digital. No entanto, é necessário se deslocar até um centro de testes para prestá-la. A recomendação da própria Anbima é que você chegue no local com 30 minutos de antecedência, para que eles possam verificar a sua identidade antes do exame começar.

Por isso, ao escolher a data e horário da prova, tenha a certeza de que você terá o dia livre para esse compromisso. Além disso, cheque qual será o deslocamento necessário e programe-se para evitar que algum imprevisto te atrase.

3. Marque a prova para o turno da manhã

É científico: o nosso cérebro funciona melhor pela manhã. Nessas primeiras horas, todas as informações do dia anterior já foram absorvidas e o órgão está pronto para iniciar as suas atividades com força total. 

Ademais, se deixar para prestar a CPA-10 mais tarde, é muito provável que o estresse e a ansiedade dominem os seus pensamentos, prejudicando o seu desempenho. 

4. Não estude somente na última hora

O ideal é que você organize um cronograma de estudos que te permita compreender todos os temas da prova com calma e com a possibilidade de fazer revisões contínuas antes do dia do exame. Se deixar para estudar de última hora, obviamente o nervosismo acabará te fazendo esquecer de um tópico importante, ou de tentar a CPA-10 sem realmente ter entendido o conteúdo das questões.

Outra dica que cabe aqui é a seguinte: no dia anterior à prova, não estude. Utilize esses momentos finais para relaxar e garantir que você esteja na sua melhor forma.

5. Evite decorar as questões de prova

Como eu já mencionei, o conteúdo programático da CPA-10 é desenvolvido de forma a contemplar os desafios que você terá que lidar diariamente na profissão. Logo, já é motivo suficiente para evitar esse “truque”.

Além disso, mesmo quando você utiliza simulados extremamente fiéis às questões do exame, existe a chance de que, na hora, as perguntas sejam diferentes. Então, não dê sorte para o azar e concentre-se em se tornar um profissional realmente apto a trabalhar na distribuição de produtos de investimento.

6. Não pule nenhum tópico

Mesmo que você considere algum dos tópicos como “muito fácil”, o ideal é que a revisão seja feita igualmente, para ter a completa certeza de que você está apto para prestar o exame. 

Inclusive, muito provavelmente esse é um dos erros que leva tanta gente à reprovação — sabia que, historicamente, o índice de aprovação na CPA-10 fica em torno dos 50%? Isso indica que, de fato, muitos candidatos não estão levando tão a sério o conteúdo quanto deveriam.

7. Atenção aos Fundos de Investimento

Essa tema pode ser considerado como o mais relevante da prova, já que é aquele com maior número de questões. Aqui, decorar o conteúdo é especialmente perigoso, já que podem haver muitas pegadinhas nas perguntas da CPA-10, principalmente com o objetivo de causar confusão entre Fundos de renda fixa e variável.

As perguntas vão variar, mas, de qualquer forma, deixo aqui duas informações básicas sobre os Fundos de Investimentos para você se familiarizar com o tema:

  • Ao contrário de muitos outros ativos de renda fixa, eles não contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC);
  • Fundos de Investimento são modalidades coletivas de aplicação, onde o patrimônio de todos os cotistas é reunido e posteriormente alocados em papéis diversos, a depender da estratégia adotada por cada gestor.

8. Compreenda a diferença entre renda fixa e renda variável

E já que mencionei a renda fixa e a renda variável, é importante lembrar que, por mais que estes sejam conceitos básicos na carreira financeira, muitos candidatos à CPA-10 não os compreendem totalmente. Assim como o fiz no tópico anterior, deixo aqui um breve resumo para você começar os seus estudos:

  • Renda fixa: o investidor aplicará o seu dinheiro em títulos que pagam juros regularmente, com prazos especificados antecipadamente. Por mais que existem modalidades diferentes dentro desta categoria, comum a todas é o fato de que os retornos são mais previsíveis, o que torna essas opções mais seguras para o público;
  • Renda variável: o retorno dos ativos, nesse caso, vai flutuar junto com o mercado. Dessa forma, não é possível prever o valor exato do rendimento, ou sequer se o investidor terá ou não lucro com a sua aplicação. Essa modalidade é mais arriscada que a renda fixa.

9. Escolha o melhor curso preparatório

Estudar com quem entende do assunto (e quem realmente sabe ensinar um conteúdo) é a melhor forma de absorver todo o conhecimento necessário para ser aprovado na CPA-10. Concorda? 

Ao buscar o melhor curso preparatório possível, considere as suas preferências de estudos. O que funciona mais para você: vídeos, apostilas ou podcasts? Esse é apenas um exemplo de critério que pode ser considerado na decisão.

Além disso, eu recomendo que você verifique a procedência de quem está disponibilizando o curso, e se os materiais de estudo são mesmo atualizados continuamente. Afinal, os editais da Anbima (e de qualquer outra instituição emissora) variam periodicamente e obviamente não é aconselhável que você utilize apostilas antigas nessa jornada.

Aliás, se você não sabe por onde começar a buscar o melhor curso preparatório, siga comigo até o fim desse artigo para descobrir uma opção completa! 

10. Faça MUITOS simulados

Ao longo das dicas, várias vezes eu mencionei a importância dos simulados. Eles são fundamentais para que você consiga realmente avaliar se está apto — ou não — para prestar o exame da CPA-10 e não deve ser deixado de lado.

Além de um simulado geral, considerando todos os tópicos do conteúdo programático, eu reforço que o ideal é que seja realizado um teste para cada tema da prova. Assim, todos os conceitos são aprendidos de maneira sólida.

Quando obter 85% de aproveitamento nessas simulações, você já pode se considerar preparado para fazer o exame real. 

11. Analise os seus erros nos simulados

Realizar um simulado é uma tarefa de muitas etapas. Para além da importância de reproduzir o mesmo ambiente da prova real (sua duração e impossibilidade de consulta a outros materiais, por exemplo), esse teste deve ser utilizado principalmente para identificar os seus pontos fracos

Ao errar uma questão, busque a justificativa por trás do erro. Ao encontrar a raiz do problema, o seu aprendizado é mais completo, e as suas chances de cometer o mesmo equívoco novamente são bem menores. 

Para isso, inclusive, existem simulados com questões comentadas. Com ferramentas do tipo, é possível compreender exatamente porque determinada alternativa é a correta. Ao fim dos estudos, mais do que apenas estar preparado para a CPA-10, você estará se tornando um profissional mais completo.

Quantos dias são necessários de estudo para aprovação na CPA-10?

O período de 20 dias é, geralmente, o ideal para se preparar para a prova da CPA-10. Neste tempo, é possível estudar com calma cada um dos tópicos do conteúdo programático, considerando, ainda, revisões individuais e geral dos temas.

Inclusive, eu recomendo que você considere esses 20 dias ao agendar a data do exame, para garantir que a sua jornada de estudos estará devidamente finalizada quando chegar o grande dia. Lembre-se, porém, de não estudar no dia anterior à prova, como eu mencionei nas dicas acima, para não sobrecarregar o seu cérebro, ou deixar que o estresse afete o seu desempenho.

Qual o melhor curso para passar na CPA-10?

Lembra que eu falei sobre qual seria o melhor curso para passar na CPA-10? Olha só essa sugestão:

Com ele, nossos professores te ajudam a passar de primeira. Além desse suporte, você ainda conta com apostilas 100% atualizadas, simulados com questões comentadas, mais de 30 horas de aulas gravadas e garantia incondicional de 7 dias

Em resumo, este curso da Top compila todos os recursos mencionados nesse artigo, e que vão potencializar o seu desempenho na prova da CPA-10. Pronto para começar a sua carreira no mercado financeiro com o pé direito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários