Certificações Financeiras

O que estudar para a prova da CPA-10?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de abril de 2021

Hoje eu vim aqui te ajudar a estudar para a prova de certificação da CPA-10. Antes de tudo, tenha calma! Você precisa primeiro entender para o quê você está estudando. A Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 (CPA-10, para os íntimos que nem nós) diz respeito à certificação que atesta que você tem conhecimento na prospecção ou venda de produtos de investimento para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Normalmente, é um pré-requisito básico para trabalhar em instituições financeiras.

As certificações servem como garantia para que o cliente tenha segurança nas instituições, dessa forma, atestando o conhecimento do profissional naquilo em que atua. No caso da CPA-10, quem faz esse controle é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), que é um órgão independente do governo, criado em 2019, através da união de corretoras, cooperativas e instituições financeiras. 

Em relação à CPA-10, ela recebe esse número, pois está no primeiro nível de conhecimento do mercado financeiro da Anbima. Existindo, portanto, outras subsequentes que são: CPA-20, CEA (Certificação de Especialista em Investimentos), CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão) e CGE (Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados) 

As certificações surgiram para validar o trabalho dos profissionais no mercado financeiro, trazendo mais segurança para o investidor. Nesse contexto, contratando o serviço de um profissional qualificado maiores serão as chances de sucesso nas aplicações, evitando fraudes e golpes. 

Agora que você já sabe de onde vem tudo isso e que esse é apenas o pontapé no mercado financeiro, está esperando o quê para alçar novos desafios e começar a sua carreira? A TopInvest te ajuda a construir a sua trilha de sucesso.

Vamos estudar?

A prova da CPA-10 possui 50 questões de múltipla escolha e é necessário ter no mínimo 70% de aproveitamento para ser aprovado no exame CPA-10. São apenas 2 horas de duração, por isso, você precisa saber aproveitar bem o seu tempo. Uma das vantagens dessa prova é que ela não possui cálculos.

No ano passado, o índice de aprovação na prova era de 48% e sabe por quê? A maioria das pessoas DECORA o conteúdo. Eu costumo dizer que esse é o maior erro que você pode cometer. É o famoso cemitério de malandro, não caia nisso! Você precisa compreender o conteúdo para depois ter autonomia e segurança para trabalhar com isso. 

Falando em conteúdo, vem descobrir o que cai nessa prova:

  • Sistema Financeiro Nacional e Participantes: (5 a 10% da prova)

Nesse módulo você aprende sobre quem participa do mercado, quem regula e quem executa. Aqui, você tem uma noção de como é estruturado o mercado financeiro, os tipos de instituições e como cada uma incorpora o sistema financeiro nacional. 

Ética, Regulamento e API: (15 a 20% da prova)

O módulo fala sobre os métodos de ética dentro de uma instituição, a partir dos regulamentos da ANBIMA. Também tem conteúdo sobre métodos de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao tráfico. E sobre a identificação do perfil de investidor do cliente. 

  • Noções de Economia e Finanças: (5 a 10% da prova)

Fala sobre leis e conceitos econômicos, sobre taxas e indexadores utilizados no mercado financeiro brasileiro, sistemas de capitalização e mercados do mundo da finanças.

  • Princípios de Investimentos: (10 a 20% da prova)

Aqui você tem o beabá dos investimentos, você aprende como recomendar investimentos, rentabilidades dos produtos, riscos existentes e finanças pessoais.

  • Fundos de investimento: (20 a 30% da prova)

Neste módulo você estudará os tipos de fundos, funções desempenhadas, tributação e conceitos do mercado.

  • Instrumentos de renda fixa e renda variável (15 a 25% da prova):

No penúltimo módulo você aprende os conceitos, produtos de renda fixa e renda variável, tributação, códigos de regulamentos ANBIMA e processo de suitability.

  • Previdência Complementar Aberta: VGBL e PGBL (5 a 10% da prova):

Aqui você aprende os conceitos sobre previdência privada e social, características, tipos de planos e tributação.

A nossa indicação para você passar de primeira na prova da CPA-10 é estudar 2 horas por dia, durante 15 dias. Se não tiver esse tempo, não tem problema. Faça seu planejamento sempre mantendo a constância. É importante que você estude por módulos colocando metas para o seu término e com tempo para a sua revisão.

Além disso, para que você consiga fazer a prova de forma mais tranquila, nosso curso dispõe de simulados com questões comentadas para você não travar em nenhuma dúvida.  Ele funciona de forma semelhante à prova: você tem tempo para concluí-lo e não pode mudar de página. Ah, lembrando que o nosso simulado tem a versão gratuita aqui.

Eu sempre indico tentar alcançar no mínimo 80% de aprovação no simulado, isso indica que você está avançando no seu aprendizado e, consequentemente, apto para realizar a prova. Lembrando: o simulado é apenas uma das ferramentas de estudo. Não recomendo ficar apenas nele.

Estude, planeje e se dedique para entrar na carreira bancária. Nós temos os melhores cursos com todo suporte para te ajudar nisso. O que faltou para você iniciar seus estudos agora mesmo?

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *