Decidiu que vai prestar a CPA-10? Então, é hora de começar a estudar. Neste artigo, eu separei várias dicas e detalhes que vão te ajudar a ter uma rotina de estudos mais proveitosa e que vai te aproximar mais da aprovação. Vamos lá?

O que estudar para a prova CPA-10?

Na hierarquia das certificações, a CPA-10 é a primeira delas. Lembre-se, também, que ela te autoriza a trabalhar com produtos de investimento. Por isso, o conteúdo da CPA-10 envolve bastante conceitos básicos do mercado financeiro.

Conteúdo programático CPA-10

Impossível comentar sobre o que deve ser estudado na CPA-10 sem mencionar o conteúdo programático da prova, certo? Se você estava buscando essa informação, acabou de encontrar:

Quanto tempo de estudo para passar na CPA-10?

Muita gente subestima a prova da CPA-10. Por ser a primeira da hierarquia das certificações, os candidatos a consideram fácil e não fazem tantos esforços na hora de estudar. É por isso, inclusive, que a taxa de reprovação na prova não é tão baixa quanto muitos julgam.

Estudar o conteúdo e se preparar em 15 dias é possível, por exemplo. No entanto, como disse, é apenas possível. Em outras palavras, eu ainda considero esse um tempo muito curto para você estudar de forma a se sentir seguro de verdade no grande dia.

A minha recomendação é que os estudos aconteçam ao longo de 30 dias. Durante esse tempo, é possível aprender bem cada conteúdo e se preparar melhor para a prova. 

Como estudar para CPA-10 sozinho?

A rotina corrida é algo comum na vida de muita gente. Por isso, a dúvida sobre como estudar sozinho é uma das que mais recebo quando se trata de passar nas certificações. Aqui, eu trouxe algumas técnicas que podem te ajudar.

1. Técnica Pomodoro

Essa técnica é utilizada desde 1980 e, hoje em dia, é amplamente conhecida. Basicamente, é um sistema de gerenciamento de tempo, no qual você estuda por 25 minutos e faz um breve intervalo ao fim dessa pequena jornada.

Com ela, o seu foco se intensifica durante os 25 minutos de trabalho. Além disso, os pequenos intervalos – eu recomendo 5 minutos – te ajudam a relaxar e manter o ritmo.

2. Método Robinson (EPL2R)

Esse método se baseia em cinco passos: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar. Explorar significa se familiarizar com o tema, de forma geral. A segunda etapa, por sua vez, é o momento de levantar suas dúvidas.

O passo da leitura diz respeito a uma atenção mais minuciosa e intensa no objeto de estudo. Após, há o passo para rememorar: aqui, você faz um resumo mental do assunto. Por fim, o ato de “repassar” significa que você deve relembrar o conteúdo de forma completa e detalhada.

3. Mapa mental

Um mapa mental começa a partir de uma ideia central que se desdobra em outros assuntos. Aqui, você deve fazer essas anotações em uma espécie de organograma.

Com essa técnica, você organiza melhor as suas ideias e consegue visualizar de forma mais clara o que deve ser estudado

4. Teste prático

Esse aqui todo mundo conhece! Os testes práticos são os exercícios e simulados que fazemos enquanto estudamos algo. E eles são valiosos, eu te garanto. Afinal, ao longo destes testes, você coloca em prática o que, até então, estava só na teoria. 

Quer alguns testes práticos? A TopInvest tem!

5. Autoexplicação

O método de autoexplicação consiste na leitura de determinado conteúdo e na tentativa de explicá-lo para si mesmo. Essa é uma forma excelente de memorizar toda a teoria e de garantir que você aprenda cada conceito de forma profunda,

6. Curso CPA-10 online

Em um curso online, ao contrário de um presencial, é impossível você perder alguma aula por faltar. Além disso, você pode assistir novamente determinada aula quantas vezes for preciso para que a matéria seja entendida.

Dito isso, eu te garanto: um curso online preparatório para a CPA-10 pode facilitar a sua aprovação no teste. Assim, você tem o conteúdo programático abordado de forma organizada, e aprende com quem entende do que está falando.

Qual o melhor curso CPA-10?

Pensou na TopInvest? Se sim, você acertou! O nosso curso preparatório aborda cada um dos módulos da prova da CPA-10 e ainda conta com exercícios comentados, suporte online de professores, garantia de atualização do conteúdo e mais de 29 horas de aulas gravadas. Ficou interessado e deseja começar a se preparar para a prova? Vem com a TopInvest que é sucesso!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!