Ancord

O que é Política de Rendas? - conheça um dos instrumentos da economia do país

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 19 de junho de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Este é um assunto não muito cobrado em outras certificações, mas sim, especificamente na ANCORD. Porém, a Política de Rendas é muito importante para os seus conhecimentoa, até porque, com esse aprendizado você saberá de onde vem e para onde vai toda grana do nosso país.

O que a Política de Rendas exerce em nosso país?

A Política de Rendas é um dos instrumentos utilizados na política econômica do governo de nosso país. Assim como a Política Fiscal, a Política Cambial e a Política Monetária.

Sua principal função é ser executada pelo próprio governo para a distribuição de renda no Brasil.

É óbvio que se estamos falando de distribuição, fica claro que estamos pegando dinheiro de algum lugar e colocando em outro. Assim acontece com a renda.

Curso Online para Certificação CPA10

Ligação com o Imposto de Renda

Sim, parece que as palavras só estão repetidas, mas nada é por acaso aqui. Se estamos falando de renda é bem comum lembrarmos do Imposto de Renda.

Ele que possui uma escala progressiva, isto é, começa de 0 (zero) e vai para 7,5, 15, e assim pordiante. Sempre em uma escala que cresce de acordo com o salário.

E sim, apesar de crescer há muitas coisas que se podem ser abatidas no IR. Só que nosso foco não é específico aqui, mas sim que, o Imposto de Renda nos demonstra que as pessoas que recebem mais, irão pagar mais impostos.

E como eu disse, há muitas formas de se abater o IR, sendo que, depois muitas pessoas, mesmo ganhando bem, irão pagar um pouco menos do esperado.

Isso não é só aqui…

Verdade, essa situação ocorre em outros países também.

E mesmo assim, pode ocorrer de diversos milionários brasileiros não morarem mais aqui e arrecadarem renda em outros países. Logo, é um tiro no pé do nosso governo.

Por isso, existe a Política de Rendas, pois o Imposto pago pelas pessoas pode muitas vezes não estar mais entre nós. Desta forma, haverá de ser criado uma maneira de distribuição de renda no país, para suprir o que não está mais aqui.

Conseguiu compreender?

Com essas rendas criadas dentro do próprio país não levamos um tiro no pé. E uma das formas de fazer isso é fazendo a cobrança do IR no formato progressivo para quem ainda está no Brasil.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

O que é feito com isso?

Aí é realizado a distribuição da renda, “tirando” de certa forma, de quem ganha mais, e distribuindo a quem ganha menos e está em vulnerabilidade social.

Essa divisão é realizada a partir dos principais programas sociais do Governo Federal:

  • Bolsa Família;
  • Controle de Salário Mínimo;
  • Minha Casa Minha Vida;
  • Aposentadoria Baixa Renda;
  • Tarifa Social de Energia;
  • Passe Livre para Deficientes;
  • Isenção na Taxa de Concursos;
  • Entre outros.

Estes são programas bem conhecidos por nós, sendo que, são auxílios para a população que está na pobreza extrema e em estado de vulnerabilidade social.

Exatamente assim que funciona a Política de Rendas, “retira-se” de quem recebe mais, para distribuir a renda para quem recebe menos.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *