Até janeiro de 2015 quando foram divulgadas as novidades do tesouro direto como a mudança de nomenclatura, selecionar os títulos públicos para investir era muito mais complicado.

Até então tínhamos uma verdadeira sopa de letrinhas. Era NTN-F, LFT, NTN-B, NTN-B Principal, LTN… até mesmo quem trabalhava na área acabava se confundindo as vezes.

A boa notícia é que com o objetivo da popularização desta ótima forma de investimento no início de 2015 o governo alterou o nome dos títulos para os investidores pessoa física e algumas outras pequenas novidades.

Essa foi uma das poucas novidades do tesouro direto deste o seu lançamento.

A grande mudança

A maior de todas as mudanças foi obviamente a alteração do nome dos títulos para os investidores pessoa física. Agora fica muito mais fácil compreender a rentabilidade de cada título de acordo com o nome. Veja como ficaram os novos nomes:

  • LTN: As antigas LTNs agora se chamam Tesouro Pré fixado. Essa mudança deixa claro para o investidor que este é um título pré fixado;
  • NTN-F: As NTN-F eram uma espécie de variação da LTN sendo a diferença básica que na LTN o investidor recebia os juros e o principal somente na data de vencimento e a NTN-F o investidor recebe cupons semestrais de juros. Agora as NTN-F se chamam Tesouro Pré Fixado com Juros Semestrais;
  • LFT: O terceiro título da lista, LFT agora se chama Tesouro SELIC. Este nome também auxilia muito ao investidor iniciante na compreensão que este é um investimento pós fixado atrelado a variação da taxa SELIC divulgada nas reuniões do COPOM;
  • NTN-B Principal: O antigo tesouro NTN-B Principal agora se chama Tesouro IPCA. Este é um título que paga uma taxa de juros pré fixada (menor que o Tesouro Pré Fixado) mais a variação do IPCA no decorrer da validade do título. Neste tipo de investimento o aplicador recebe o valor do principal, os juros e a correção monetária apenas no vencimento.
  • NBN-B: A NTN-B agora se chama IPCA + COM Juros semestrais. Este título é muito semelhante ao anterior com uma variação semelhante a do tesouro pré-fixado com juros semestrais. Neste investimento a aplicador recebe o principal e a correção monetária no vencimento mas semestralmente recebe pequenos pagamentos de juros;

Mudança no Horário de Negociação

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Outra das novidades do tesouro direto foi a extensão do horário de negociação do tesouro. Com a mudança, os investimentos em títulos do tesouro podem ser realizados das 9h às 18h. A secretaria do Tesouro informou ainda que não haverá alteração no horário das operações de resgate, que continuarão sendo das 18h às 5h garantindo liquidez diária aos investidores.

Valor Mínimo para Investimento

Como comentei no início desta série especial de artigos sobre o tesouro direto o valor mínimo para se investir no programa é de apenas R$30,00. Esta foi uma novidade divulgada em Maio de 2012. Até então o valor mínimo era de R$ 100,00.

Aplicativo Oficial

A última das novidades do tesouro direto é bem recente e data de meados de 2018. Agora o pessoal que não desgruda do celular pode também ficar conectado aos seus investimentos no programa do tesouro direto. O aplicativo do tesouro chegou primeiro para IOS e foi disponibilizado em Abril de 2018. Logo em seguida já foi disponibilizado para ANDROID e também está disponível para download gratuito desde abril.

O App é super prático, útil e leve. Além de tudo agora é muito mais fácil realizar as operações de compra e venda ou mesmo programar suas operações automáticas. Outra função bacana do App é que é possível programar o reinvestimento automático do pagamento semestral de juros ou quando o título vencer.

Com essas novidades ficou muito mais fácil investir no tesouro não é mesmo? Então, já sabe como escolher uma corretora de valores para dar o primeiro passo nos investimentos?