Já vou te dar a resposta logo de cara para depois explicá-la.

O melhor título do Tesouro Direto para quem deseja investir no curto prazo é o Tesouro SELIC.

Para saber porque é só continuar lendo. Mas antes disso é importante fazermos uma breve revisão sobre este título.

Tesouro SELIC

O Tesouro SELIC é a forma mais tranquila de se aplicar em títulos públicos. Isso acontece porque este é um título do tipo pós fixado e por isso não fica suscetível as variações da taxa de juros.

Por exemplo, se a taxa de juros no momento em que você faz o investimento está a 10% ao ano e o COPOM eleva a taxa a 12% não tem problema. Justamente porque este título está atrelado as variações desta taxa base.

Ok, o contrário também acontece. Se na hora do investimento a taxa está em 10% e o COPOM altera a taxa para 8% a sua rentabilidade vai diminuir.

Mas de forma simples podemos dizer que sempre será positiva. Isso porque não há o risco de ocorrer uma forte variação no PU (Preço Unitário). Afinal como já vimos anteriormente o PU pode tanto fazer com que você tenha uma rentabilidade acima da média ou um prejuízo.

Como todos os outros títulos disponíveis no programa do Tesouro Direto, não é necessário que o investidor aguarde até o prazo de vencimento.

É possível que você venda o o título no mercado secundário quando o investidor desejar. Se você precisar utilizar o recurso investido em dois dias úteis você tem o dinheiro na sua conta.

Qual o melhor título do Tesouro Direto para curto prazo?

A principal vantagem do Tesouro SELIC frente aos demais títulos do programa do tesouro direto é a estabilidade do investimento.

Por se tratar de um título do tipo pós-fixado, não é afetado pelas variações de preço no mercado e, salvo algumas poucas exceções e no curtíssimo prazo tem pouca chance de apresentar uma rentabilidade negativa.

É por isso que o tesouro SELIC é a resposta para a pergunta de qual o melhor título do Tesouro Direto para curto prazo.

Além disso, diferente do Tesouro pré-fixado e do Tesouro IPCA, o Tesouro SELIC é um título pós-fixado e acompanha a variação da taxa de juros. 

Além de proteger contra uma variação negativa no curto prazo também não há o risco de taxa de juros.  Deixa eu te explicar melhor.

Em um título pré-fixado com vencimento em 5 anos muita coisa pode acontecer até porque obrigatoriamente passaremos por uma eleição presidencial neste período.

Aproveito o momento em que passamos (final de agosto de 2018) para exemplificar como a tensão e o nervosismo do mercado trazem risco a taxa de juros. Até meados de abril o Tesouro Pré Fixado para 5 anos oferecia uma taxa de aproximadamente 10% ao ano.

No momento em que escrevo a taxa oferecida já é de 11,88% e subindo. Parece pouco mas é um acréscimo de mais de 15%, o que influencia negativamente o PU de quem já tinha comprado um título pré fixado.

O Tesouro SELIC é inclusive uma ótima opção para um fundo de emergência. Os títulos públicos apresentam vantagens em relação ao demais investimentos de renda fixa tais como:

  • Não ter carência. Você pode resgatar a qualquer momento
  • Taxa de 100%. No CDB é comum a rentabilidade de 85% do CDI para títulos com carência pequena. O tesouro SELIC rende 100% da taxa SELIC Over
  • Não é tributado pelo Imposto de Renda Come Cotas se você optar por deixar o dinheiro por um prazo maior

E é devido a todas estas vantagens que a resposta para “Qual o melhor título do tesouro direto para o curto prazo” é o Tesouro Selic.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!