CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Mercado Futuro - Contratos de Derivativos

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

No Mercado Futuro há duas coisas que você precisa saber sobre investir neste tipo de contrato:

– O mercado futuro é uma evolução do Mercado a Termo

– Os contratos futuros são negociados somente em bolsa

O que você precisa saber do Mercado Futuro

Primeiramente, ele é negociado no presente, a compra ou venda de um ativo que será entregue no futuro pelo preço combinado hoje.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

Tal como no contrato a termo, você se compromete a comprar ou a vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço estipulado para liquidação em data futura. A principal diferença é que, no Mercado a Termo, os compromissos são liquidados integralmente nas datas de vencimento. Já no Mercado Futuro, esses compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado acerca do preço futuro daquele bem, por meio do procedimento de ajuste diário (que apura perdas e ganhos).

O mecanismo de funcionamento do mercado futuro imprimiu característica importante na negociação para liquidação futura: a competitividade. A homogeneidade dos produtos, a transparência e a velocidade das informações e a livre mobilidade de recursos permitem que os preços se ajustem conforme as leis de mercado, ou seja, de acordo com as pressões de oferta e procura. Como os participantes podem entrar e sair do mercado a qualquer momento, os futuros tornaram-se muito importantes para as economias em face de sua liquidez.

Características

Os contratos aqui realizados são todos padronizados. Então, podemos negociar no Mercado Futuro de ações, de commodities, como a soja, boi gordo, café arábica, e mais um monte de coisas. Assim, todos possuem um ticker, prazo e são negociados na B3.

Agora, é importante lembrar que estes contratos não caem na sua prova, mas o que cai mesmo é:

  • Margem de Garantia: Para operar nesse mercado é necessário alocar margem em garantia que pode ser em dinheiro ou ativos financeiros

Antes que você pergunte, é necessário ter essa garantia pois existe um negócio chamado de Ajuste Diário.

Esse ajuste se ajusta diariamente. Se a operação andou no sentido do lucro há crédito na conta, se a operação andou no sentido do prejuízo o valor será debitado da conta.

Saiba que neste mercado, não há liquidação antecipada, por ser um mercado padrozinado. Do mesmo jeito que não há risco de contraparte, uma vez que a B3 assume para si esse risco através do recolhimento das margens de garantia.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *