CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Como se preparar para prova da CEA?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 5 de maio de 2021

Antes de mais nada, precisamos entender sobre a prova, beleza?

Prova

Esta certificação destina-se aos profissionais que desejam se tornar especialistas em investimentos. Esses profissionais podem trabalhar nas Instituições Financeiras ou como consultores de investimentos autônomos devidamente autorizados pela CVM.

A prova é ofertada pela ANBIMA e é computadorizada. Você faz a sua inscrição pelo site da ANBIMA e vai a uma instituição credenciada, escolhida por você, assim como a data e o horário, e faz a prova direto no computador. Tudo ali automático.

O valor da prova atualmente é de R$ 749,00 para associados à ANBIMA e R$ 899,00 para não associados.

Não há nenhum pré-requisito para a realização desta certificação. Apenas lembrar de pagar a taxa, né! Você tem até 60 dias após o pagamento, para marcar a data e horário de sua prova.

A prova possui 70 questões de múltipla escolha. Sendo que, você terá 3 horas e 30 minutos para respondê-las. Mas para a sua aprovação é preciso ter no mínimo 70% de acertos. Ou seja, você terá que acertar 49 questões para ter o resultado positivo.

Como você pode reparar, a CEA possui mais tempo para realização da prova do que a CPA-10 e CPA-20. Isso porque como você vai se tornar um especialista em investimentos, precisa saber aplicar tudo na prática também, não só a teoria.

Por isso que aqui temos o grande diferencial. A prova da CEA possui cálculoooosss, e sem a ajuda da nossa amiga HP12c fica bem complico de fazer!

Quais os assuntos cobrados?

No primeiro módulo, tratamos sobre o Sistema Financeiro Nacional e Participantes. Esse assunto possui uma participação de 5 a 15% na prova. Aqui falamos sobre os agentes do mercado, os tipos de bancos e Instituições Financeiras, além dos órgãos supervisores, normativos e operadores do sistema. Aqui falamos também da prevenção da Lavagem de Dinheiro, assunto muuuuito importante para a prova!

Ah, esse aqui é o único módulo que não temos cálculos, ok?

No Módulo 2  falamos sobre princípios básicos de Economia e Finanças, com participação de 5 a 25% na prova. Vamos aprender o que é PIB, IGP-M, IPCA, Fluxo de Caixa, ou seja, todo o básico.

O Módulo 3 fala sobre os Instrumentos de Renda Variável, Fixa e Derivativos, é o mais extenso e importante da prova! Cai de 15 a 25% na prova. Aqui vamos tratar sobre os tipos de investimentos, LCI, LCA, LF, Debêntures, ações, entre diversassss outras coisas.

Módulo 4 aborda sobre os Fundos de Investimento, com participação de 10 a 20% falando sobre cotas, participação nos fundos, o papel de cada integrantes, tributação, tipos de fundos e muito mais.

O Módulo 5 fala sobre os Produtos de Previdência Complementar,  com 10 a 25% de participação na prova, e aqui entendemos mais sobre os famosos VGBL e PGBL.

O Módulo 6 já começa a ficar um pouco mais complicadinho, falando sobre a Gestão de carteiras de Riscos com participação de 10% a 20% e costuma ser o módulo que mais cai cálculos!!!

Por fim, temos o Módulo 7 sobre Planejamento de Investimentos, sendo uma introdução a consultoria de investimentos (isso nos lembra a certificação CFP). Possui participação de 15% a 25% na prova. Aqui falamos sobre o perfil dos investimentos, análise dos investimentos para cada pessoa, etapas do planejamento e outros assuntos.

Dicas importantes

É muito importante estudar todos os módulos e, inclusive, seguir a ordem deles, ou seja, acabar um para seguir para o próximo.

Ainda, é necessário também prestar bem atenção no módulo 3 da prova!!! Esse costuma ser o módulo mais cobrado e mais importante!

Tem que se ligar também no tempo da prova! São 3 horas e meia para resolver todas as 70 questões. E ah, não esquecem da HP12C! A prova possui as fórmulas nela mesma, mas sem a nossa amiga HP fica bem mais complicado.

Agora que já conhecemos a prova fica mais tranquilo, né?

E bora fazer os simulados para simular a prova que você vai enfrentar, para que, no dia, você tire ela de letra!

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *