O simulado Ancord AAI é um dos mais populares na TopInvest. E não é para menos: a profissão de agente de investimentos é uma crescente no país. Com a prova da Ancord, é possível, portanto, exercê-la.

Se você está na busca por essa certificação e deseja saber todos os detalhes sobre a prova, então, vem comigo que eu vou explicar.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

O que é a prova da Ancord?

Resumidamente, a prova da Ancord é aquela que capacita um profissional a ser um Agente Autônomo de Investimentos. Como todos os testes, ela visa garantir que o mercado irá receber alguém com todas as capacidades e conhecimentos necessários para exercer a profissão.

AAI – Agente Autônomo de Investimentos

A profissão de Agente Autônomo de Investimentos é uma das que mais crescem nosso país.

A ANCORD possui como principal fundamento verificar a qualificação técnica das pessoas que se interessam no exercício profissional da atividade de AAI. Ao ser aprovado, então, você demonstra estar apto aos conteúdos para serem postos em prática.

É por meio desta certificação que se obtém o credenciamento profissional, junto às entidades credenciadoras e o registro para o exercício da atividade perante a Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Quem pode fazer a prova da Ancord?

Profissionalmente falando, não há nenhum requisito que te impeça de realizar a prova da Ancord. Ou seja, tudo bem se você não tiver alguma outra certificação ou experiência na área, por exemplo. Contudo, é importante lembrar que, para passar na prova, você deve saber o conteúdo. 

Quais os requisitos mínimos?

Apesar de não existir nenhum requisito no âmbito profissional, a prova da Ancord têm, sim, alguns regulamentos que você deve ter conhecimento:

  • Não ter antecedentes criminais e estar em pleno exercício de seus direitos civis;
  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente (desde que a instituição equivalente seja oficialmente reconhecida);
  • Atender às exigências que se encontram no regulamento da prova;
  • Comprometer-se com a veracidade das informações concedidas na hora da inscrição.

Por conta da pandemia de Covid-19, a Ancord disponibiliza duas formas de realizar a prova: online e presencial. Para quem opta pela modalidade online, há outros requisitos que devem ser atendidos:

  • Notebook com acesso à internet;
  • Sistema Operacional Windows 10;
  • Intel Core i3 2.0GHz, 4GB Memória, 40GB livres de HD ou superior;
  • Microfone;
  • Som habilitado;
  • Webcam embutida.

Quanto custa a prova da Ancord?

O seu investimento com a prova da Ancord será de R$460. Como você pode perceber, ela não é barata. É por esse motivo, inclusive, que eu sempre oriento os candidatos a se prepararem bem para o exame. Afinal, você não quer perder tempo ou dinheiro com reprovações, certo?

Como é a prova da Ancord?

A prova da Ancord tem um total de 80 questões objetivas de múltipla escolha. Cada questão tem quatro alternativas de resposta. Para ser aprovado, é preciso acertar no mínimo 70% do conteúdo – ou seja, 56 acertos. Além disso, é necessário que você obtenha o mínimo de 50% de acertos nos módulos I, II, III, VIII e XV. No total, a prova tem 15 módulos.

Ao longo da prova, há conteúdos tanto sobre o mercado financeiro, quanto sobre o mercado de investimentos.

Quanto tempo de estudo para Ancord?

Em 20 dias você pode se preparar para a prova da Ancord. Contudo, é mais complexo do que isso. Afinal, é necessário um método efetivo de estudo, com materiais e simulados de qualidade. 

E não menos importante, é necessário constância e comprometimento. Se você não consegue se dedicar um pouco todos os dias, por exemplo, é preciso aumentar um pouco o seu prazo de estudos.

O que estudar para Ancord?

Ok, você já sabe detalhes sobre a prova da Ancord. Já sabe, também, que pode estudar em até 20 dias se utilizar um bom método para isso. Mas espera aí, o que deve ser estudado, exatamente? 

Não se preocupe: eu trouxe uma lista de tudo o que cai na prova da Ancord. Lembra que eu falei que a prova se divide em 15 módulos? Esses módulos são:

  1. A Atividade do Agente Autônomo de Investimento – CVM 497/11;
  2. Ética Profissional e Aspectos Comportamentais;
  3. Lavagem de Dinheiro – Leis nº 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; Instrução CVM nº 301/99;
  4. Fundamentos de Economia;
  5. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional – SFN;
  6. Instituições e Intermediadores do Sistema Financeiro Nacional;
  7. Administração de Risco;
  8. Mercado de Capitais: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica;
  9. Fundos de Investimento;
  10. Outros Fundos de Investimento Regulados pela CVM;
  11. Securitização de Recebíveis;
  12. Clubes de Investimento;
  13. Matemática Financeira;
  14. Mercado Financeiro: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica;
  15. Mercado de Derivativos: Produtos, Modalidades Operacionais, Tributação e Regulamentação Básica;
  16. As responsabilidades da Ancord e da FGV. 

Curso preparatório Ancord AAI

Não dá para falar de preparação para a prova da Ancord sem mencionar o nosso simulado. Afinal, ele foi projetado para ser o mais real e semelhante possível para o momento de sua prova. É por isso que ele também é digital, aliás. Não obstante, também o atualizamos constantemente. Ou seja, é um material no qual você pode confiar.

Assim como a prova oficial, o nosso simulado da Ancord tem 80 questões, com os mesmos conteúdos da prova. Tudo é distribuído e atualizado conforme o percentual indicado de acordo com o edital da associação.

Ao final de cada simulado, você recebe a média da sua prova, o tempo gasto e o resultado final. Optamos por não mostrar a resposta correta ao responder, é claro, pois buscamos construir uma prova fiel à oficial, junto com o sistema que apresenta as questões de forma aleatória.

Ficou interessado? Para acessar o simulado da prova da Ancord da TopInvest, é só clicar aqui

Prepare-se para a prova da Ancord e se torne um AAI

Aqui, você teve uma visão geral e bem completa do que é a prova da Ancord. Além disso, já sabe exatamente o que cai nela. 

Agora, é hora de arregaçar as mangas e estudar. Ao se tornar um Agente de Autônomo de Investimentos, você passará a exercer uma das profissões que mais crescem no mercado de trabalho. Basicamente, o sucesso profissional está muito perto de você – basta se esforçar para conquistá-lo.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!