CEA - Certificação Especialista de Investimentos

CEA: O que? Quanto ganha? O que cai na prova? Como passar em 25 dias?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 8 de abril de 2021

Tá curioso(a) para saber TUDO sobre a certificação CEA?

Corre aqui para saber mais então!

Esta certificação destina-se aos profissionais que desejam se tornar especialistas em investimentos. Além de que, estes profissionais oferecem assessoria aos gerentes de produtos de investimentos.

O profissional que realiza a certificação CEA assume responsabilidade perante a gerência e pode crescer profissionalmente dentro do mercado bancário e/ou financeiro.

Quem realiza essa certificação é a ANBIMA.

Mas o que é a ANBIMA? A ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.

Você é muito jovem para isso, mas os mais experientes como eu hehe, se lembram das duas instituições que existiam: a ANBID e a ANDIMA. E o que aconteceu foi a junção destas duas empresas e se tornaram a ANBIMA.

Ela possui alguns deveres e se compromete a cumprir e acreditar em:

  • Informar para dar mais transparência, segurança e fomentar os negócios;
  • Um mercado forte se faz com instituições fortes e bem representadas;
  • Autorregular criando regras para o mercado e em favor dele;
  • Educar capacitando e qualificando os profissionais, como também disseminar a educação financeira.

Quando falamos de capacitar e qualificar os profissionais é indispensável sabermos que a ANBIMA possui um código que se chama: Educação Continuada. E este possui uma paradas que chamamos de certificações financeiras, logo, são aquelas que mais conhecemos e muito falamos, a CPA 10, CPA 20 e a CEA.

A gente nota que é uma escadinha de certificações, pois uma vem em seguida da outra, né?!

E para a ANBIMA ter certeza que você está apto para ser especialista de investimento, é preciso realizar uma provinha hehe

A prova para a CEA é computadorizada, você faz a sua inscrição pelo site da ANBIMA e vai a uma instituição credenciada, escolhida por você, assim como a data e o horário, e faz a prova direto no computador. Tudo ali automático.

Quantas questões são? A prova possui 70 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada. Você terá 3 horas e meia para a realização da mesma.

Quantas questões preciso acertar? é necessário ter no mínimo 70% dos acertos para ser aprovado, ou seja, é necessário acertar 49 questões das 70 da prova, correto?

A duração da prova é de 3 horas e meia, isso é 210 minutos. Então, num cálculo rápido aqui, para fazer as 70 questões, você terá 3 minutos para responder cada questão. 

É por isso que te digo: pode fazer a prova bem tranquilo, relaxado e confiante que dá tempo sim! 

Separei para você os módulos, sua quantidade de questões e ainda a porcentagem que cada um possui em sua nota final.

⯀Módulo 1 – Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado 

5 a 15% – 3 a 10 questões;

 ⯀ Módulo 2 – Ética, Regulamento e API 

5 a 15% – 3 a 10 questões; 

⯀ Módulo 3 – Instrumentos de Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos 

15 a 25% – 10 a 18 questões; 

⯀ Módulo 4 – Fundos de Investimento 

10 a 20% – 7 a 14 questões; 

⯀ Módulo 5 – Produtos de Previdência Complementar

 10 a 15% – 7 a 11 questões;

 ⯀ Módulo 6 – Gestão de Carteira de Risco 

10 a 20% – 7 a 14 questões; 

⯀ Módulo 7 – Planejamento Financeiro

15 a 25% – 11 a 18 questões;

Ah, importante lembrar que é preciso levar a HP12c na prova, é essencial hein?! hehe

E como que eu vou passar em 25 dias, Kleber?

Foca no objetivo porque eu sei que você quer muito mais do que só passar, você quer: ser bancário, trabalhar no mercado financeiro ou ser promovidooooo!

Tempo é um fator escasso, então aprenda a administrá-lo, aqui já vão algumas dicas: 

  • Continue estudando somente enquanto você estiver sendo produtivo;
  • Técnicas de respiração;
  • Pratique alguma atividade física;
  • Utilize a apostila CPA 20 TopInvest atualizada para anotações e/ou revisão de conteúdos.
  • Faça os simulados da prova pela plataforma SIMULADOS TOPINVEST: Você pode acessá-la pelo app ou site simulados.topinvest.com.br
  • Estude até duas horas seguidas. Se for continuar estudando no mesmo dia, faça intervalos de no mínimo 30 minutos ininterruptos;
  • Para ficar ainda mais fácil, eu te aconselho a utilizar a Técnica de Pomodoro. Ela te auxilia a estudar em um determinado tempo e descansar em outro. Assim, seu rendimento aumenta e a sua capacitação também, quer saber mais? Eu te explico: 

Essa técnica te faz estudar 45 minutos e descansar 15 minutos, mais 45 minutos e descanse 15 minutos. Assim, você totalizará 1h30min estudante. Beleza, né?

Mesmo que você possa estudar só no final de semana, pois temos todo o tipo de situação. Aí os seus estudos deverão ser divididos em 45 minutos de estudo e 15 minutos de intervalo, mais 45 minutos de estudo e mais 15 de intervalo. Porém, agora você irá estudar mais 45 minutos e parar 30 minutos.

Comece cedo a trabalhar o seu nervosismo. Adquira mecanismos para te tranquilizar. Isso vai fazer toda a diferença na hora da prova.

E já que estou dando dicas nada melhor que te apresentar também os 7 passos para a sua aprovação:

Mas, antes de começar anote isso: estude módulo por módulos, assim você se organiza e compreende muito melhor o conteúdo.

1) Inicie um módulo, vendo todas as suas vídeos-aulas;

2) Ao concluir, veja suas anotações ou faça uma breve revisão com a apostila;

3) Faça um simulado apenas do módulo estudado, com no mínimo 20 questões;

4) Repita o processo até atingir médias superiores a 80%;

5) Continue essa estratégia até finalizar os estudos de todos os módulos.

6) Faça um simulado completo da prova CEA: Aqui, você testará de fato seus conhecimentos simulando a prova com todos os seus módulos e suas 70 questões;

7) No final, a plataforma mostrará o resultado, exibindo qual foi o seu número de acerto de questões e seu desempenho por módulo.

Se liga nisso aqui ainda:

Nos módulos que você obteve um mal desempenho – abaixo de 80% de acerto – será necessário fazer uma revisão. Seja vendo novamente as vídeo-aulas, estudando pela apostila ou revisando as suas anotações.

Te digo isso porque é fundamental você se preparar e se sentir à vontade com o conteúdo. A teoria unida à prática é essencial, por isso pratique e faça simulados de cada módulo com no mínimo 20 questões.

E ainda lembrando que há os comentários em vídeo, pois acontece de muitas vezes não lembrarmos de um pequeno detalhe e para não precisar ir perder tempo procurando, é só clicar no “Comentário em vídeo”, que ali você terá uma explicação breve e útil.

E quando eu estarei pronto para a prova, Kleber?

Quando você estiver tendo um desempenho de no mínimo 80% de acerto em cada módulo, como já falei ali em cima. Isso é um conselho meu para que você tenha um melhor desempenho e por ter agregado todo o conteúdo necessário. Mas, é claro que, se você tiver o seu desempenho maior, está maravilhoso!

Quanto maior for sua execução e entendimento das questões, melhor será a sua experiência no dia prova e mais fácil ela se tornará.

E cuidado para não decorar as questões. É importante você entender o que ela está pedindo e não apenas saber a resposta: ME SINTO PREPARADO(A) PARA A PROVA!

Se você sentir que essa é a hora, então, a hora é essa para marcar a prova no site da ANBIMA.

Eu te indico, por experiência própria, marque a prova para a primeira hora do dia, no período da manhã, na primeira data possível. Sabe por quê? Pensa comigo, você vai utilizar esse conteúdo para alguma coisa depois da prova? Muito provavelmente que não, pois essa é a vida, a gente estuda para poder utilizar muito, muito pouquinho. Há algumas coisas que serão utilizadas, porém, na grande maioria, não!

É por isso que você deve marcar o máximo antes possível, pois aí você estará preparado e com o exercício fresco em sua cabeça. E de manhã cedo, tudo se torna mais acessível.

E afinal, quanto ganha um profissional CEA?

Essa resposta depende de váriooooos fatores, como por exemplo: o cargo do profissional, cidade em que trabalha, qual instituição financeira está vinculado, entre diversos outros.

O salário médio de um profissional CEA está em R$ 3.400,00 a R$ 11.000,00 isso inclui desde estagiários ou assistentes até gerente geral comercial.

Confere aqui a nossa aula gratuita sobre esse assunto:

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *