Quando prestamos uma prova de certificação, fazemos isso na esperança de ser aprovado de primeira. Contudo, a vida real não é assim tão fácil sempre e, às vezes, acontece de reprovarmos nessas certificações. Após isso, muita gente desiste. Não preciso dizer que a melhor decisão é tentar outra vez, certo?

Inclusive, para te mostrar como desistir jamais deve ser uma opção, eu quero te contar a minha história com a Ancord.

Reprovei em uma certificação financeira

A Ancord foi a primeira certificação financeira que eu li. O resultado foi este mesmo que você acabou de ler: eu reprovei. À época, lá em 2007, eu tinha 18 anos. Eu morava em Caxias do Sul – mesmo local onde moro hoje, uma cidade a 110km de Porto Alegre, a capital do estado. Para piorar, a prova era realizada apenas em São Paulo, bem longe de onde eu estava.

A grande viagem

Naquela época, como a maioria dos jovens em início de carreira, minha situação financeira era difícil. Na verdade, eu tinha um outro emprego para pagar as contas, mas trabalhar no mercado financeiro era um sonho.

Se o dinheiro era curto para fazer a prova e ainda ter que ir para São Paulo, é fácil você concluir que eu também não tinha a menor condição de comprar um curso para estudar.

Para fazer a prova, então, eu estudei sozinho por meses com os conteúdos que haviam gratuitamente na internet. E, claro, naquela época a TopInvest não existia ainda. Foi uma longa jornada de preparação até me sentir confiante e então marcar a prova.

Para sair de Caxias do Sul e ir até São Paulo precisei pegar um ônibus da minha cidade até a capital, uma viagem de aproximadamente 2 horas. De Porto Alegre à próxima etapa, era o avião até São Paulo. Pousando em São Paulo, no aeroporto de Guarulhos, me dei conta que estava longe demais do centro da cidade. Afinal, a prova seria realizada perto do prédio da B3 (antiga BVM&F Bovespa).

Para ir de Guarulhos até o centro, a única opção que eu podia pagar era o metrô, já que Uber, 99 e outros aplicativos não existiam na época.

O problema é que, como morador de cidade pequena, nunca tinha andado de metrô. Então, adivinha o que eu fiz? Me perdi! Depois de muitas voltas, consegui chegar ao centro de São Paulo perto do meio dia.

Como não conhecia nada pela região, meu almoço foi no McDonald’s. Afinal, era o único local familiar para mim. Não sei se havia algo estragado no lanche ou se estava muito nervoso, mas acabei passando mal.

Como não tinha fuga, fui fazer a prova às 13h30. Me lembro como se fosse ontem! Além de não estar me sentindo bem, a sala estava extremamente fria.

Para piorar, eu estava apavorado não apenas por ser jovem e estar sozinho em uma cidade grande pela primeira vez na vida, mas também pelo medo da reprovação.

Falando da prova em si, naquela época já era realizada no computador. Uma prova online, mas que você faz no computador, presencialmente. 

O meu resultado

Adivinha qual foi a minha nota? Faltou UMA questão para eu ser aprovado. Reprovei em uma certificação financeira por uma única questão!

Imagine o drama. Passei por meses de estudo por conta própria, viajei por mais de 1000km para realizar a prova e, após tanto esforço, fui reprovado por apenas uma questão.

Contudo, como brasileiro não desiste nunca, fiz os 1000km de volta para casa e, na maior expectativa, esperei os 15 dias de análise da prova, na esperança de que o resultado pudesse ser melhor. Mas não deu outra, eu reprovei mesmo por uma questão.

Eu desisti?

Você já sabe a resposta, não é mesmo? É claro que não!

O fato de ter reprovado em uma certificação financeira não me fez deixar de gostar de finanças. A partir dessa experiência, inclusive, foi que eu tive a ideia de publicar conteúdos online que também me ajudassem no processo de estudos para a certificação. A partir desses conteúdos é que a TopInvest surgiu.

Hoje, a TopInvest ajuda milhares de pessoas a serem aprovadas nas certificações da Anbima, da Ancord e todas estas outras certificações sobre as quais você já ouviu falar. Tudo isso somente porque não me dei por vencido. Fui lá e batalhei. Continuei estudando.

Depois de algum tempo, eu fiz a prova novamente e consegui passar!

Quanto tempo para poder refazer a prova Ancord?

Agora que eu já te contei minha história, chegou a hora de abordarmos alguns assuntos mais práticos que dizem respeito à necessidade de refazer um exame. Um deles é o tempo que deve passar entre uma tentativa e outra.

A minha recomendação é que você espere mais ou menos um mês para refazer a prova da Ancord. Aqui, eu estou considerando o tempo necessário para você estudar novamente para o exame, considerando uma carga de 20 a 25 horas de estudos semanais.

Essa, aliás, é uma forma de você não ter nenhum prejuízo financeiro. Afinal, é necessário pagar novamente para realizar a prova.

Como reagendar a prova da Ancord?

Para prestar novamente o exame, é preciso se inscrever outra vez. Por consequência, é preciso, também, pagar a inscrição de novo. 

Para fazer esse reagendamento, você pode acessar este link.

Como passar na prova da Ancord?

Se você ainda não prestou a prova nenhuma vez e quer passar de primeira, ou se já reprovou e quer a aprovação, então, deve estar se perguntando qual o segredo para passar no exame. Aqui, eu trouxe algumas dicas para te ajudar.

Pratique

Quando se trata de uma certificação, mais do que saber o seu conteúdo na teoria, é importante saber na prática. Por isso, eu recomendo fortemente que você coloque em prática aquilo que está estudando.

A melhor forma de fazer isso é através de exercícios e simulados. Em um simulado, aliás, você coloca em prática também a organização do tempo que terá para responder a prova. Se você quiser um simulado de qualidade e atualizado, é só clicar aqui, pois a TopInvest tem um para te ajudar!

Estude com materiais atualizados

Estudar, obviamente, é fundamental. Entretanto, aqui eu quero que você foque bastante no que escrevi sobre os materiais serem atualizados.

Afinal, o conteúdo da prova pode ser modificado com o passar do tempo. Novos assuntos podem passar a fazer parte da lista de questões, por exemplo. Dessa forma, de nada adianta estudar com um material que já está ultrapassado, certo?

E por falar no conteúdo, aqui eu tenho uma relação atualizada de tudo o que cai na prova.

Não deixe para estudar em cima da hora

Na hora de estudar, o método é importante. Basicamente, é preciso tempo para que você revise cada conteúdo com calma e o compreenda de forma completa. Se você estudar em cima da hora, com certeza vai deixar muita informação importante para trás. Além disso, a negligência com os estudos vai aumentar o seu nervosismo na hora da prova.

Se você quiser ler mais sobre método de estudo, aliás, eu recomendo este artigo.

Planeje-se e chegue cedo

Imprevistos acontecem o tempo todo. Por isso, o ideal é que você se planeje para chegar com antecedência na hora da prova. Assim, se algo acontecer, você tem tempo para resolver. Do contrário, a situação só vai abalar a sua estabilidade emocional para a prova.

Cuidado com a ansiedade

E por falar em estabilidade emocional, é importante que você mantenha a sua. A hora da prova é um grande dia para quem irá prestá-la. Por isso, é normal que você se sinta ansioso para esse momento. Ao mesmo tempo, a ansiedade descontrolada pode prejudicar o seu desempenho.

Neste artigo, eu dou dicas sobre como diminuir a ansiedade na hora da prova – tenho certeza que essas dicas vão ser importantes!

O que fazer depois de ser aprovado na Ancord?

Após ser aprovado, é necessário fazer o credenciamento e solicitar o seu certificado de aprovação com a Ancord. Todo este processo deve ser feito neste link aqui.

Depois disso, é hora de trabalhar a sua carreira como Agente Autônomo de Investimentos, o famoso AAI. Para saber mais sobre o que esse profissional faz, você pode ler este artigo.

Antes de terminarmos, minha mensagem para você sobre o dia que reprovei em uma certificação financeira é: não desista!

Se você reprovou uma, duas, três vezes… não importa. A prova é, sim, difícil e, às vezes, algum amigo seu vai dizer que estudou apenas dois dias. Não se compare com outras pessoas, cada um tem seu tempo de aprendizado. A comparação só vai ser prejudicial no seu processo.

Então, não fique chateado e bola para frente! Se você reprovou, estude um pouco mais, veja as áreas que você teve mais dificuldade e foque os estudos nelas. Utilize nossas apostilas e simulados gratuitos também.

Hoje, nós divulgamos uma infinidade de informações sobre as certificações e centenas de pessoas conseguem passar estudando só com nossos materiais gratuitos.

Além disso, nos dias atuais a prova pode ser feita em todas capitais e diversas cidades com mais de 300 mil habitantes. Ou seja, muito provavelmente você não precisará viajar mais de 1000km para conseguir sua certificação!

Por isso tudo eu te digo: não desista!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!