CPA-10, CPA-20, CEA… Conta pra mim, qual foi sua escolha dessa vez? Seja qual for a resposta, há algo em comum entre todos os candidatos: a ansiedade para receber o resultado das provas da Anbima.
O sentimento é compreensível. Afinal, muitas vezes os exames demandam meses de estudos e, ainda por cima, há o resultado provisório Anbima, que costuma confundir muita gente.
Se alguma destas certificações foi ou será a sua escolha, então, eu te garanto que este artigo vai te ajudar a entender como funciona o processo de divulgação de aprovados e reprovados da Anbima.
Quando sai o resultado da prova da Anbima?
Os resultados da Anbima têm prazos diferentes para serem divulgados, dependendo da prova que você prestou:
- CPA-10 e CPA-20: prazo de 5 dias úteis;
- CEA: prazo de até 15 dias úteis.
Por isso, se a grande notícia demorar para chegar: não se preocupe. Desde que o tempo de resposta esteja dentro do prazo proposto pela instituição, não há nada de errado com o seu exame.
Caso o período termine e mesmo assim você não receba seus resultados, eu recomendo não somente checar a sua caixa de spam do e-mail utilizado no cadastro, mas também entrar em contato com a Anbima.
Como saber se passei na Anbima?
O resultado com a sua aprovação ou reprovação oficial será enviado para o mesmo e-mail que você informou na hora de se matricular para o exame. Lembre-se de levar em consideração os prazos estipulados pela Anbima para este envio.
A instituição exige que o candidato obtenha um aproveitamento de, no mínimo, 70% para ser aprovado. De qualquer forma, este e-mail oficial deixará claro se você passou na prova ou não.
Além dessa informação, a Anbima ainda fornece um relatório completo sobre a sua performance, normalmente enviado logo após o dia da prova. Essa é uma forma de estimular os profissionais do mercado financeiro a buscarem por aperfeiçoamento contínuo. Isso porque, neste documento, você terá acesso a todas as estatísticas relacionadas ao seu desempenho – os tópicos cujo aproveitamento foi menor, por exemplo.
Qual a diferença entre “aprovado” e “certificado”?
Apesar de muitas pessoas ainda considerarem que ambos os termos são apenas sinônimos e se tratam da mesma coisa, há uma distinção bem grande entre os dois.
Ao se matricular para uma certificação Anbima, você deverá informar se é, ou não, um associado. Qual a diferença? Olha só:
- Associado: profissional que já tem vínculo estabelecido com alguma instituição financeira;
- Não-associado: candidato que ainda não tem esse vínculo, como estudantes e iniciantes em busca de evolução profissional.
Quando um associado é aprovado pela Anbima, então ele é considerado como um certificado. Isso significa que ele pode utilizar o selo da certificação em seu currículo e seus materiais de divulgação (site ou redes sociais, por exemplo), bem como renová-lo a cada cinco anos.
Já o não-associado será considerado apenas como aprovado. Na prática, isso significa que o candidato até pode mencionar a aprovação em seu currículo, mas não está permitido a utilizar o selo Anbima – como acontece com o certificado. Além disso, o prazo de renovação cai para três anos.
O resultado provisório da Anbima pode mudar?
Ao finalizar a prova, você perceberá que imediatamente será apresentado um resultado na sua tela. Esta informação baseia-se apenas na quantidade de questões acertadas. Ou seja, é um resultado provisório e não deve ser tomado como oficial. Em outras palavras, ele não atesta, de forma alguma, se você foi aprovado ou reprovado.
Isso porque a análise mais completa do seu desempenho só virá posteriormente. Nesse tempo, então, pode ser que, por exemplo, uma questão seja desconsiderada e o resultado final seja outro. É bem improvável, porém, que a sua nota final seja menor do que aquela informada logo após a prova.
O que fazer se for reprovado na Anbima?
Ao ser reprovado na Anbima, você pode realizar a prova novamente 15 dias após a divulgação do resultado. Para isso, é necessário pagar a taxa de inscrição novamente.
Inclusive, reprovações acontecem! Eu, por exemplo, também já fui reprovado em um exame de certificação. Nesse caso, o mais importante, antes de tudo, é que você saiba que uma reprovação não significa o fim de sua carreira, nem deve ser tomada como um indicador definitivo de suas capacidades.
Agora é, na verdade, o momento ideal de você utilizar o seu relatório de desempenho para evoluir seus pontos fracos e correr atrás do seu selo!
Como saber se está pronto para realizar uma prova Anbima?
A forma mais eficaz de se preparar de verdade e conquistar um bom resultado nas certificações Anbima é com o apoio de quem entende do assunto!
Assim, com um método de estudos apropriado, você consegue realmente entender o conteúdo, sem deixar nada importante de fora e sem deixar que a ansiedade te atrapalha.
Essa, inclusive, é a missão da TopInvest: não somente te certificar, mas te transformar em um profissional fora da curva, preparadíssimo para as provas e para o mercado financeiro.
Por isso, caso queira estudar conosco, saiba que, por aqui, você encontra:
- Cursos preparatórios para certificações Anbima;
- Apostilas gratuitas para certificações Anbima;
- Simulados gratuitos para certificações Anbima.
Além destes, te recomendo dar uma passada no canal da TopInvest no YouTube – por lá, tem muita aula e conteúdo importante gratuito te esperando!
Deixe um comentário