Se você está estudando para alguma prova da Anbima, CPA-10, CPA-20, CEA ou CFG, preste atenção, porque ocorreram alterações importantes e novos conteúdos foram adicionados à prova. Mas não se desespere: fique por aqui, pois vou explicar direitinho quais foram as mudanças, e o que você precisa fazer para ser aprovado e tirar a sua tão sonhada certificação.
O que é Anbima?
A Anbima é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Ela é uma instituição representante de bancos, corretoras, gestoras, distribuidoras e administradoras. Além de ser também a responsável pela criação das provas de certificações: CPA-10, CPA-20, CEA e CFG.
O que vai mudar na prova da Anbima?
Todos os anos, ou até mesmo mais de uma vez por ano, a Anbima realiza atualizações em seus editais de prova com o objetivo de deixar o que é cobrado nas avaliações mais aderente ao dia a dia vivenciado pelos profissionais nas instituições financeiras.
Tudo isso, aliás, é embasado nas pesquisas realizadas pela entidade. Por isso, em 2023, ela realizou uma grande mudança que impactou diretamente as provas de certificações no ano de 2024. Quer saber quais provas tiveram alterações? Logo abaixo te explico melhor sobre essas mudanças.
Quais provas tiveram alterações?
Todas as provas realizadas pela Anbima vão sofrer alterações. Nesta lista estão inclusas, então, a CPA-10, CPA-20, CEA e CFG.
Os exames agora abrangem a estrutura dos fundos de investimentos, incluindo a divisão em classes e subclasses, obrigações de administradores, gestores e custodiantes, insolvência de classe de cotas, responsabilidade limitada dos cotistas, remuneração e fundos socioambientais.
A partir de quando vão mudar as provas?
Atenção para essa informação: desde 1º de janeiro de 2024, as provas CPA-10, CPA-20, CEA, CFG, CGA e CGE passaram a cobrar as novas regras de fundos de investimento estabelecidas pela Resolução 175 da CVM. A atualização não gera mudança no número ou peso das questões. A Resolução 175, inclusive, entrou em vigor no dia 2 de outubro de 2023 e substituiu a Instrução CVM 555 e outras 38 normas.
Quais foram as últimas mudanças nas provas da Anbima?
Em julho de 2022, as provas já passaram por uma inclusão de conteúdo que tratava de temas sobre a sustentabilidade.
O ESG, em inglês, ou ASG (ambiental, social e governança corporativa), foram incluídos em todas as provas, respeitando o grau de aprofundamento necessário em cada uma delas. Em 2023, conforme já citado, entrou em vigor a Resolução 175 que substituiu 38 normas além da Instrução CVM 555, e as provas da Anbima passaram a cobrar esse conteúdo em 2024.
Confira o que mudará na CPA-10 em 2024
Na prova da CPA-10, haverá a inclusão de um novo conteúdo no módulo 2. Passará a ser cobrado nas provas, então, o assunto de crimes contra o mercado de capitais. No módulo 5, também haverá alteração no conteúdo de fundos de investimentos, para ficar de acordo com a Resolução 175.
Confira o que mudará na CPA-20 em 2024
Na prova da CPA-20, as inclusões de conteúdo também são no módulo 2. Serão cobrados os crimes e ilícitos contra o mercado de capitais e regulação e autorregulamentação ASG. Haverá também o aprofundamento de um conteúdo que trata sobre a utilização indevida de informação privilegiada. Por fim, no módulo 5, temos as alterações no conteúdo dos fundos de investimentos.
Confira o que mudará na CEA em 2024
Na prova da CEA, além das inclusões de conteúdo que ocorreram já em 2023 no módulo 1, continuam sendo cobrados os crimes e ilícitos contra o mercado de capitais, bem como a regulação e autorregulamentação ASG. Houve a exclusão de um conteúdo que trata sobre a utilização indevida de informação privilegiada e as alterações já citadas nas outras provas. Na CEA, o conteúdo atualizado sobre fundos de investimentos será abordado no módulo 4.
Confira o que mudará na CFG em 2024
Na prova da CFG, há inclusão de conteúdo em dois módulos. No módulo 9, o Guia ASG II Anbima será cobrado, enquanto no módulo 12 os novos conteúdos cobrados tratam de: manipulação do mercado, resolução CVM Nº 62 e regulação e autorregulação ASG e fundos de investimentos.
Como se preparar para as revisões da Anbima?
Vale ressaltar que as alterações estão alinhadas com a hierarquia de relevância e a complexidade inerente a cada uma das certificações da Anbima.
Por isso, incentivamos que você realize seu exame e obtenha sua certificação o mais breve possível. Os editais estão sujeitos a constantes atualizações, e os exames podem se tornar progressivamente mais desafiadores ao incorporarem novos conteúdos. A chave para alcançar o sucesso nas certificações é começar a estudar agora! Não perca tempo. Comece já!
Deixe um comentário