Como anda o seu processo de desenvolvimento profissional? Independentemente do seu momento atual, hoje eu venho lembrar você de uma obrigação na sua carreira: as certificações financeiras têm validade e precisam ser continuamente renovadas.

Não tem ideia de quanto tempo um selo ANBIMA pode ficar ativo e o que precisa ser feito para não perdê-lo? Então, siga comigo, pois nesse artigo eu vou tirar todas essas dúvidas e ainda explicar por quais razões você não pode deixar de conquistar uma certificação na carreira.

Vem comigo!

O que é uma certificação financeira?

Uma certificação financeira é uma qualificação profissional concedida após o candidato ser submetido a um exame específico. Essa prova serve para atestar os conhecimentos e as competências necessários para atuar em um banco, ou qualquer outra instituição do setor.

Em geral, as certificações são emitidas por instituições financeiras ou entidades regulatórias do mercado — a ANBIMA, por exemplo. O conteúdo programático de cada teste, por sua vez, vai depender da finalidade do selo. Dá uma olhada em alguns exemplos frequentes:

  • Produtos de investimento;
  • Perfil de investidor;
  • Órgãos reguladores;
  • Ética;
  • Sistema Financeiro Nacional;
  • Gestão de riscos;
  • Renda fixa e variável;
  • Planos de Previdência Privada.

Por que as certificações financeiras são importantes?

Para o mercado financeiro, as certificações financeiras servem para garantir qualidade de atendimento e mais segurança a todos os seus integrantes — clientes, profissionais e instituições. Para o profissional, estes selos são importantes para comprovar o seu conhecimento técnico e conquistar, gradualmente, cargos e salários de maior prestígio na carreira.

Na prática, posso definir as certificações financeiras como indispensáveis para quem deseja trabalhar nessa área. Afinal, muitos selos são obrigatórios para que você desempenhe determinadas funções em uma instituição financeira. 

Além disso, para os que não são exatamente obrigatórios, ainda assim há uma resolução do Banco Central exigindo que as entidades contratem apenas profissionais comprovadamente capacitados para certos cargos. Então, se a sua intenção é progredir na carreira, não há como evitar essas certificações.

No que diz respeito ao mercado financeiro como um todo, os órgãos reguladores têm o dever de tornar esse ambiente mais seguro para a população. Essa é, aliás, uma das maneiras mais eficazes de:

  • Prevenir golpes e a prática de taxas exorbitantes aos clientes;
  • Atrair o interesse de investidores nacionais e internacionais;
  • Proteger a saúde financeira da população;
  • Garantir o acesso democrático e simplificado as informações sobre o setor;
  • Evitar o surgimento e as operações de instituições e profissionais que não estão autorizados a atuar.

As certificações entram em cena, portanto, como uma medida para estimular a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área, além de fomentar que estes sigam evoluindo e acompanhando as novidades do setor — é por isso que os selos têm validade e precisam ser periodicamente atualizados, como você vai aprender agora.

Por quanto tempo as certificações são válidas?

Todas as certificações financeiras da ANBIMA são válidas por cinco anos para profissionais certificados e três anos para profissionais aprovados. Ou seja, a validade é a mesma para CPA-10, CPA-20, CEA e CFG. Essa validade, aliás, começa a contar a partir da data de aprovação do exame.

A diferença na categorização de profissionais é a seguinte:

  • Profissionais certificados: já exercem a profissão em uma instituição financeira;
  • Profissionais aprovados: obtiveram uma certificação, mas ainda não exercem a profissão.

Aqui, é importante reforçar que nenhum selo fica ativo por mais de cinco anos, mesmo que a sua situação empregatícia mude nesse período. Se você, por exemplo, começar a trabalhar na área dois anos após obter uma certificação, ela seguirá válida por mais três anos — totalizando cinco.

Analisando outro exemplo, se um colaborador é desligado após quatro anos de certificação, terá mais um ano de validade antes de chegar a hora de atualizar o selo.

Como renovar uma certificação financeira?

Embora o processo de renovação dependa da instituição emissora, em geral é necessário realizar uma prova de atualização para continuar com a certificação ativa no currículo. Esse processo, aliás, é obrigatório.

Caso você tenha uma certificação ANBIMA, o agendamento deste novo teste deve ser feito entre seis meses e oito dias antes do vencimento. Inclusive, vale lembrar que a entidade até oferece cursos para os seus profissionais, a fim de tornar essa atualização mais fácil e vantajosa para todos.

Outro grande benefício é que se você já tiver, por exemplo, a CPA-10 e a CPA-20, pode fazer uma única prova de atualização da CPA-20 — aqui, a CPA-10 será renovada automaticamente também.

O mesmo vale para quem já tem a CEA — ao renová-la, são atualizadas a CPA-10 e a CPA-20.

Vale a pena obter uma certificação financeira?

Com certeza! Mais do que simplesmente “valer a pena”, obter uma certificação financeira é uma obrigação do profissional. Sem elas, é muito improvável que você consiga conquistar qualquer vaga dentro deste setor.

Para além da obrigação, é preciso que você veja esses selos como ferramentas de educação e desenvolvimento contínuos. Ao se preparar e prestar os exames, o profissional é continuamente submetido ao aprimoramento e aprofundamento das suas habilidades — fundamentais não somente para obter a aprovação, mas para executar tarefas do dia a dia também.

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