Certificações Financeiras

As certificações financeiras têm validade?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 21 de maio de 2021

Você já tinha se perguntado isso? Pois é, as certificações financeiras têm validade, sim. Isso significa que, após um tempo, é preciso obter uma atualização da certificação. 

Ainda está surpreso com isso tudo? Calma! Vamos entender tudo sobre essa validade.

Por quanto tempo as certificações são válidas?

CPA-10

A certificação é válida por cinco anos, caso você trabalhe na área. Sem vínculo empregatício, a validade é de três anos. 

CPA-20

Aqui, a mesma validade se aplica: cinco anos para empregados, três anos para quem ainda não está trabalhando na área.

CEA

Apesar de ser uma certificação mais difícil, quando comparada às demais, a validade para a CEA é a mesma das anteriores.

CFG

Nesta, temos uma diferença. A CFG, ao contrário das demais, é válida por apenas três anos.

Como a validade funciona para a CPA-10, a CPA-20 e a CEA?

Ou seja, as certificações da Anbima que são válidas por cinco anos. Se você, por exemplo, começa a trabalhar na área dois anos depois de obter uma certificação de cinco anos, então, ela ainda terá mais três anos de validade – totalizando os cinco anos que comentei.

Vamos analisar outra situação. Foi desligado da empresa após quatro anos de certificação? Não precisa se preocupar: o prazo de cinco anos ainda será respeitado e você terá mais um ano de certificação válida.

E é bastante importante lembrar: a validade começa a contar a partir do dia da realização da prova.

Como atualizar as certificações?

A atualização da sua certificação é obrigatória. Muitas instituições, inclusive, oferecem cursos de atualização próprios para seus funcionários. Se este não for o seu caso, basta realizar os cursos de atualização da Anbima. Neste último caso, lembre-se de que você deve se inscrever para atualização com pelo menos 15 dias de antecedência antes de a sua certificação vencer.

Caso você tenha mais de uma certificação, aqui vai uma boa notícia: não precisa fazer um curso para cada uma. Ao renovar a CPA-20, por exemplo, a CPA-10 é renovada também, caso ainda esteja válida. Já ao renovar a CEA, você recebe a renovação da CPA-20 e CPA-10.

Fique atento aos prazos

Já está familiarizado com a validade de cada certificação? Agora, é se manter esperto para não deixar que a sua vença.

A minha dica é a seguinte: corra atrás da atualização com antecedência e sempre olhe os sites oficiais. Nesse caso, da Anbima. Combinado?

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