CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Operação de financiamento nas Opções: o que é e como funciona?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 4 de janeiro de 2021

Uma das operações que eu mais gostava de realizar quando tinha mais tempo livre era o financiamento nas Opções. Essa atividade é conhecida como uma estratégia de venda de uma Opção de compra para cada ativo incluso, ou ainda chamada de: lançamento coberto.

Não entendeu? Eu te explico!

É chamado de lançamento, pois estamos lançando uma Opção; e coberto, pois há o ativo na carteira – pode ser entendida como uma forma segura de “cobrir” o que está em sua carteira de investimentos. Além disso, esta operação pode ser realizada por investidores já posicionados no papel.

Sabemos que cada tipo de operação possui sua especificação no mercado, o que não é diferente com o Mercado de Opções. Por isso, é importante identificarmos cada um, ainda mais que o financiamento nas Opções se torna cada vez mais presente.

Curso online para Certificação CPA20

Formas de financiamento nas Opções

Por ser considerada uma estratégia, é essencial entendermos como esse tipo de operação funciona. Já sabemos tudo sobre o que é, agora, partiremos para a parte mais interessante: as formas como este tipo de financimento se divide.

São em duas partes:

  • Financimento Dentro do dinheiro
  • Financiamento Fora do dinheiro

Financiamento Dentro do dinheiro

Consiste na compra do ativo seguida de uma venda de opção de compra, com preço de exercício inferior ao de aquisição do ativo. O investidor que realiza essa estratégia visa ser exercido, obtendo uma taxa superior às praticadas em Renda Fixa. Desta maneira, como a Opção é operada dentro do dinheiro, as chances de exercício são maiores.

Financiamento Fora do dinheiro

Já esta segunda forma consiste em uma estrutura que permite o investidor reduzir o custo de aquisição do ativo, limitando o ganho máximo em um certo patamar.

Inclusive, a estrutura é montada por investidores que desejam manter o papel em carteira – não pretendem exercer. Isto é, se não for exercida e virar pó, o prêmio recebido pela venda atua como redutor dos custos.

Importante: quanto mais fora estiver a Opção lançada, menor a chance do exercício, menor o prêmio recebido. Caso não queira se desfazer da posição, pode rolar a operação para um novo vencimento.

Rolar? Como assim, Kleber?

A rolagem que estamos falando aqui, representa a recompra da Opção vendida, seguida pela venda de uma Opção para outro vencimento. Assim, o prêmio pago para recompra será maior que o recebido pela venda, por conta da valorização do ativo.

Ao vender uma Opção de mesmo strike, o saldo da rolagem, na maioria das vezes, será positivo.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Por que investir no financiamento das Opções?

Muitos investidores acreditam que o financiamento é uma boa opção de investimentos, e tudo bem, sabe o motivo?

O importante é saber os seus objetivos e ver se esse tipo de estratégia encaixa para o seu planejamento de investimento.

As duas formas de financimanto nas Opções estão no mercado e se esta é sua escolha estude, pesquise e encontre um strike bom para realizar suas transações na melhor data.

Caso contrário, procure um profissional que te auxilie a começar a investir e encontre o melhor investimento para você.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *