Sabe por que tantas pessoas estão subitamente interessadas em se tornar Agentes Autônomos de Investimentos (AAI)? Porque o mercado de investimentos se tornou popular no país e deixou de ser algo exclusivo para quem tem dinheiro.

Por consequência, cada vez mais veremos novos investidores por aí. Para ajudar toda essa gente a tomar as melhores decisões, precisamos dos AAI. Contudo, para exercer essa profissão, você precisa ser certificado. Sabia disso?

Qual é a certificação para AAI?

A certificação para AAI é oferecida pela Ancord. Esta instituição, inclusive, é a única autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a capacitar profissionais a trabalhar como agentes autônomos.

Quanto custa a certificação Ancord?

Quem deseja se inscrever e tentar a certificação da Ancord precisa saber que esse exame tem uma taxa a ser paga. Por isso, saiba que o custo dessa inscrição é de R$460.

A certificação AAI tem pré-requisito?

Em suma, para poder se inscrever, é preciso ter completado o Ensino Médio e não ter antecedentes criminais.

Além destes, alguns requisitos são solicitados quando um candidato decide fazer a prova na modalidade remota, referentes às configurações do computador que vai ser usado no teste. Confira quais são:

• Notebook com acesso à internet;

• Sistema Operacional Windows 10;

• Intel Core i3 2.0GHz, 4GB Memória, 40GB livres de HD ou superior;

• Microfone;

• Som habilitado;

• Webcam embutida.

Ademais, também recomendo que você esteja em um ambiente silencioso e bem iluminado, ok?

Como tirar a certificação AAI?

Está interessado em se tornar um AAI? Então, presta atenção em todos os passos para realizar a sua inscrição e começar a trabalhar na área! 

Inscrição

Primeiramente, vem a inscrição. Para se candidatar à prova, é preciso acessar a página do exame de AAI da Ancord. Nele, você vai preencher as informações necessárias para efetuar a sua candidatura. Não se esqueça: tudo só estará oficialmente feito quando você pagar a taxa solicitada. 

Agendamento

Quando a sua inscrição for devidamente efetuada, você vai receber em seu e-mail dados de acesso para o site da Ancord. Com eles em mãos, basta acessar o site na área restrita e escolher o dia e horário que melhor te atendem.

Se você agendar o teste com mais de sete dias de antecedência, poderá alterar a data escolhida até duas vezes. Depois disso, não há mais possibilidade de mudança. Além disso, se você cancelar o agendamento, terá 60 dias para escolher uma nova data. Se perder o prazo, a sua inscrição vai ser cancelada.

Solicitar o certificado e registro

Se você for aprovado na prova da Ancord para AAI, precisa emitir o seu certificado de credenciado. Para isso, tudo o que precisa fazer é utilizar o botão “entrar no sistema” da página de credenciamento da Ancord

Como é a prova AAI da Ancord?

Ao se tornar um AAI, você oferecerá informações aos seus clientes sobre as melhores formas de aplicar seus respectivos patrimônios. Por isso, é importante que este tipo de assunto seja dominado.

O que eu quero dizer com isso é que a prova pode ser difícil para quem não se preparar devidamente. Por isso, a sua melhor escolha é se dedicar com comprometimento aos estudos. 

No que diz respeito à prova propriamente dita, ela tem 80 questões e você terá 2h30 para completá-las. Inclusive, a prova é dividida em módulos – e é sobre o conteúdo de cada um que eu vou falar a seguir.

O que cai na prova de certificação AAI?

Estudar é importante, mas saber o que estudar é fundamental. Por isso, eu trouxe aqui alguns dos tópicos que são encontrados na prova da AAI:

Como se preparar para certificação AAI

Viu só como é bastante conteúdo? Para se sair de forma impecável nesse exame, o ideal é que o candidato procure materiais atualizados e de qualidade para estudar. Dessa forma, pode se preparar para o grande dia com apostilas e questões que são extremamente semelhantes às da prova real. Onde encontrar tudo isso? No curso preparatório de AAI da Ancord da TopInvest! Além disto, também temos apostilas gratuitas e simulados para você estudar.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!