Certificações Financeiras

9 motivos para fazer a CPA

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Se você está procurando motivos para fazer a CPA provavelmente já sabe que esta é uma certificação oferecida pela ANBIMA (entidade auto-reguladora do sistema bancário) que capacita os profissionais para atuarem no mercado bancario na distribuição de produtos de investimento.

Se você ainda não trabalha no mercado bancário saiba que se você deseja ingressar na carreira bancária hoje as instituições financeiras não contratam mais quase ninguém sem esta certificação.

Claro que toda regra tem seu exceção e alguns casos de contratação podem acontecer se você tiver um QI (quem indica)muito forte.

Mas as certificações CPA 10 e CPA 20 vão muito além do mercado bancário. A prova em si tem diversos conteúdos sobre finanças, investimentos, sistema financeiro nacional, noções de economia e finanças e muito mais.

Normalmente as empresas da área de finanças como corretoras de valores, escritórios de investimento, financeiras e áreas relacionadas tem conhecimento da certificação e esse pode ser um diferencial em seu currículo.

Bom, se você ainda não está convencido aqui vão 11 motivos para fazer a CPA.

1) Obrigatoriedade

Um dos grandes motivos para fazer a CPA é meio óbvio que é a obrigatoriedade. Todos os profissionais do ramo bancário que atuam na distribuição e ocupam cargos de gerência são obrigados a serem certificados pela CPA.

2) Elevação da Qualificação Profissional

Ser um profissional certificado aumenta a sua qualificação. A TopInvest patrocina um grupo de discussão sobre carreiras bancárias e é quase um consenso de que a certificação da CPA 10 é como o inglês da área financeira. Com a grande concorrência pelas vagas você precisa ter muito mais do que só o inglês, não é mesmo?

3) Aumente suas chances de promoção

O aumento da qualificação profissional não é importante apenas para se diferenciar da concorrência na hora de uma concorrência na hora de conquistar um emprego. Quanto mais qualificado você for maiores serão as suas chances de uma possível promoção. Se você e seu colega estiverem empatados em relação ao resultado para a empresa, quem você acha que vai ser promovido? Com certeza aquele que é mais qualificado.

4) Conhecimento

Em um dos artigos aqui do site eu comento o porque a prova da Anbima é tão difícil, e a conclusão é que a prova não é tão difícil assim mas é muito extensa. A prova é dividida em 7 capítulos e aborda assuntos que vão desde a estrutura do sistema financeiro nacional até investimentos em bolsa de valores.

Isso quer dizer que para ser aprovado na CPA você vai passar por uma preparação e você vai aprender muito. Ese aprendizado vai aumentar a sua capacidade de ajudar seus clientes, colegas além de proporcionar a habilidade de lidar com as mais diversas situações dentro do mercado de capitais.

5) Aumento de Renda

Ter uma dessas certificações, além de lhe dar uma vantagem competitiva dentro do banco pode aumentar a sua renda. Já foi comprovado que profissionais que possuem uma certificação da ANBIMA tendem a ganhar mais do que aqueles que não a possuem.

6) Motivação

Sabe aquela sensação de dever cumprido? Quando você adquire novos conhecimentos a sua motivação interna aumente e você fica mais motivado. Motivado você trabalha muito melhor e estes conhecimentos aliados a uma certificação geram oportunidades de carreira e crescimento em qualquer mercado de trabalho. Como diria o Ricardo Amorin este é um ciclo virtuoso.

Curso Online para Certificação CPA10

7) Você fica atualizado

As certificações da Anbima fazem parte de um programa chamado de capacitação continuada. Se você for aprovado em uma destas provas para continuar certificado você precisa refazer o exame periodicamente para demostrar que está ligado nas atualizações do mercado financeiro.

Por isso ter uma dessas certificações significa indiretamente que você está atualizado. Isso permite melhor atendimento aos seus clientes sem lhes fornecer dados equivocados, o que é muito importante. 

Lembre-se que as certificações tem prazos de validade é necessário fazer a renovação periódica.

8) Passa confiança ao cliente

Quando você é aprovado na CPA e trabalha em uma instituição financeira você tem o direito de usar o selo de profissional certificado. Quem nunca deu uma espiada na plaquinha de certificação do gerente? Agora sabe para que isso é mais importante?

Passar confiança ao cliente.

Quando você vai comprar algo e vê que o profissional do outro lado é certificado e seguro você se sente mais confortável a comprar algum produto com ele. Com o seu cliente acontece a mesma coisa.

9) Você pode ser substituido

O último dos motivos para fazer a CPA é o mais importante.

Eu escrevi um outro artigo falando sobre o grande medo de muitos bancários de a profissão estar com os dias contados. O que acontece na verdade é que as funções mais operacionais como caixa, tesoureiro e setor de cadastros estão diminuindo de forma constante devido a facilidade dos novos bancos digitais.

A boa notícia é que as vagas para os profissionais com capacidade técnica não estão. Os bancos digitais tem centenas de profissionais capacitados entre os seus colaboradores mas não tem caixas e preenchedores de cadastro porque o próprio usuário preenche estes dados pelo aplicativo do banco.

E ai, esses 9 motivos para fazer a CPA te convenceram?

Download Gratuito

7 Dicas para conseguir sua Certificação Financeira

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “9 motivos para fazer a CPA”

Felipe Brito

Uma dúvida.
Sou formado em Contábeis, não tenho experiência na área e quero entrar na carreira financeira, e penso em fazer o CPA20 logo. Isso seria bom ou ruim, pra entrar nessa carreira, uma pessoa que não tem experiência na área?

Kleber Stumpf

Opa Felipe, beleza cara?

O fato de você ser formado e não ter experiência não chega a ser um ponto negativo, mas claro que por esse ponto, pode te deixar para trás de outros candidatos.

Mas veja, você já tem formação em uma das graduações que mais os bancos procuram e tendo a CPA 20 em mãos, também será um grande trunfo. Pois tem mais pessoas com CPA 10 do que com CPA 20. Entende?

E também, neste tempo foca em fazer cursos (caso não tenha feito) ou aperfeiçoar suas técnicas em vendas, EXCEL e inglês. Esses são critérios que os bancos consideram bastante na hora de estar fazendo a seleção. Tá okay?

Abraço e boa sorte!

😉

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 20.

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest
Um abraço,
Kléber Stumpf