A cada dia estão surgindo mais bancos digitais. Será que o bancário está com os dias contados?

Este é um assunto que está assombrando muitos bancários e também aqueles gostariam de ingressar na carreira bancária.

Devido as fortes greves que os sindicatos dos bancário vem promovendo nos últimos anos junto com a evolução tecnológica, os maiores bancos do país vem pouco a pouco mudando seu posicionamento.

Já não é raro ver o fechamento de uma agência bancária, o que até 2 anos atrás era algo inimaginável.

Na minha opinião a profissão de bancário está muito longe de ser extinta. O que está acontecendo é uma evolução do setor e, consequentemente uma evolução dos cargos dos colaboradores das instituições financeiras.

O que está sim prestes a ser extinto é o grande número de agências bancárias pelo alto custo imobiliário (em grandes cidades é possível encontrar duas agências de um mesmo banco na mesma quadra).

O grande incentivador dessa economia imobiliária é porque muitas das operações que antes era necessário ser realizada por um colaborador do banco hoje podem ser realizadas pelo internet banking ou mesmo o aplicativo do banco.

Muitas operações realizadas por funcionários serão substituídas por máquinas e muitas contas deverão ser migradas para plataformas digitais.

Isso quer dizer que cada vez as pessoas irão menos as agências onde novamente retornamos ao assunto do redução do número de agências. Agora que você já sabe se o bancário está com os dias contados deve estar se perguntando: Mas então, onde os bancários irão trabalhar?

Curso Online para Certificação CPA10

Mas sempre que falamos de investimentos ou mesmo tomada de crédito é necessário que o processo passe por um funcionário do banco.

Para isso se faz necessário a contratação de profissionais qualificados. Hoje eu sou cliente de um destes bancos digitais mas sempre que preciso de algum auxílio tenho um gerente a minha disposição.

E adivinhe, esse gerente assim como os atendentes do chat do banco precisam ser certificados na CPA 10 e na CPA 20.

Preciso fazer a prova da ANBIMA?

O que vai acontecer é que a profissão de bancário ficará na verdade cada vez mais disputada porque as vagas remanescentes serão que possuem maior importância para a continuidade do banco. Muitas funções serão sim substituídas por transações online.

Mas lembre-se que os bancos vem buscando uma digitalização dos serviços há muito tempo. Os depósitos por exemplo são realizados em máquinas de auto atendimento a muito tempo não é mesmo?

Não há motivo de alarde mas é sim importante que você se prepare o máximo possível porque vai chegar o momento em que todos os profissionais que trabalham no banco vão precisar ter a CPA 10, a CPA 20 ou mesmo a CEA. 

Por isso minha dica é que você não deixe para estudar na última hora.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!