Bora falar um pouco sobre o Mercado de Opções? Você sabe ou lembra como funciona? Então, se liga só que vou te explicar tudo!
Como funciona o Mercado de Opções?
Nesta negociação, negocia-se o direito de comprar ou de vender um bem por um preço fixo no futuro. Desta forma, quem adquire o direito deve pagar um prêmio ao vendedor.
Aqui é importante ressaltar que este valor pago não é o preço do bem, mas sim um valor pago para ter a possibilidade (opção) de comprar ou vender o próprio (bem) em uma data futura por um preço previamente decidido.
O objeto de negociação de uma opção pode ser um ativo financeiro ou uma mercadoria negociados em pregão com alta transparência, geralmente em bolsa de valores.
O comprador da opção conhecido como titular, sempre terá o direito do exercício, mas não obrigação de exercê-lo. Já o lançador, isto é, o vendedor da opção, terá obrigação de vender, caso exercido e por isso receve o prêmio.
Mas, você quer saber mais? Então, não perde tempo e já assiste esse vídeo aqui embaixo sobre o Mercado de Opções que depois vamos abordar mais um pouco sobre o assunto!
Conceitos Importantes
- Ativo Objeto: o ativo que dá origem a negociação de opção
- Lançador: player que vende a opção no mercado financeiro criando a mesma. Recebe o prêmio e assume a obrigação de vender caso exercido
- Titular da Opção: player que compra a opção, paga o prêmio e portanto têm o direito de exercer
- Prêmio: preço de negociação da opção
- Strike: preço de exercício da opção
Tipos quanto ao Exercício
O que queremos dizer com Exercício neste mercado é na situação quando o titular exerce seu direito de comprar os ativos financeiro que dão origem a opção.
Tipo:
- Européia: pode ser liquidada apenas no vencimento.
- Americana: pode ser liquidada até o vencimento (se encaixa a qualquer momento).
Classificação do Mercado de Opções
- Opções ITM;
- Opções OTM;
- Opções ATM;
- Call e Put

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!