Na hora de aplicar seus recursos a primeira avaliação que você faz é do retorno, certo? Você sabia que o primeiro item que os maiores investidores do mundo como Warren Buffet e George Soros olham é o risco?

Estudos comprovam que para o psicológico do investidor uma perda tem um impacto 2,50 maior do que um ganho, você estaria então disposto a correr um risco 50% maior para ter um retorno 10% superior a outro investimento?

Existem diversos indicadores de risco, mas o mais difundido deles é a volatilidade.Este é um indicador matemático que mede o quanto um investimento varia em relação a outro ou mesmo em relação a um BenchMark.

De forma simples, pode-se definir-la como as oscilações que ocorrem no preço do ativo. No mercado financeiro quando observa-se um aumento da volatilidade os preços costumam variar de forma mais intensa.

A volatilidade pode ser calculada dando mesmo peso a todas amostras, ou ainda com pesos maiores para as amostras mais recentes (importante ficar atento pois causa distorções nos períodos mais antigos) sendo que quanto maior o desvio padrão ou a volatilidade maior é o risco.

Investimentos de renda fixa como CDB e Tesouro direto tem uma volatilidade muito menor que ativos como Ações ou Opções. Elae pode ser calculada de várias formas, as mais conhecidas são a Histórica, Implícita e  Real.

Volatilidade Histórica

A volatilidade histórica refere-se apenas a cotações passadas dos ativos, é calculada com o desvio padrão da variação histórica do preço do ativo. Com base na nela pode-se estimar a tendência da volatilidade no futuro.

Curso Online para Certificação CPA10

Implícita

Utilizando-se de outra metodologia de cálculo, a implícita é uma estimativa futura adotada pelo mercado. Para este cálculo são utilizadas informações do preço do ativo subjacente no mercado de derivativos ou futuro. Este tipo de  é muito utilizada para calcular o preço de opções.

Real

 A real, também é conhecida como futura, para o cálculo desta utiliza-se a cotação do ativo subjacente no mercado futuro. Uma vez que o contrato do mercado futuro chegue ao vencimento esta passa a ser histórica.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!