Uma das perguntas que mais se repetem aqui nos comentários e em nosso grupo do facebook é: CPA 10 e CPA 20 só servem para banco?

Algumas pessoas pensam em tirar a CPA 10 ou a CPA 20 mas não sabem se vão trabalhar para bancos pelo resto da vida. Muitas outras adorariam fazer a prova para começar uma carreira bancária mas ficam com medo de a prova servir somente para banco.

Então resolvi separar este artigo de acordo com a situação que você está hoje para facilitar a resposta da pergunta.

Para quem já trabalha no banco

Primeiramente pense comigo. Se você já trabalha em uma instituição financeira e quer alavancar sua carreira é importante fazer o melhor possível. Ser sua melhor versão a cada dia vai lhe ajudar a galgar cargos melhores e etc. Afinal você sabe melhor do que eu sobre a infinidade de bancários sem o devido sentimento de compromisso. Por isso se CPA 10 e CPA 20 só servem para banco ou não deve ser irrelevante para você. 

O motivo destes bancários descompromissados é muito fácil de se compreender. São profissionais que estão atuando em algo que não gostam muito (para não dizer detestam) e vão para o trabalho todos os dias de uma maneira meio que arrastada. Se a pessoa se arrasta para o trabalho todos os dias, para que tirar a certificação? Ai é que está seu erro. Independente de como deseja prosseguir sua carreira, faça o melhor possível todos os dias.

Na minha carreira passei por diversos locais de trabalho que não eram lá muito agradáveis e alguns que passavam beeem longe disso. Teve um tempo que trabalhei de auxiliar contábil em uma fábrica de rações em uma pequena cidade do interior, o cheiro era insuportável. Sem contar que eram necessárias 2 horas de ônibus para ir e 2 horas de ônibus para voltar (sem ar condicionado e passando por estradas de chão).

Mesmo nesta situação desagradável eu sempre fiz o melhor que pude e me esforçava para ser proativo e prestativo aos colegas e superiores. Sabe o que aconteceu? Recebi um convite para trabalhar em um local bem mais agradável. 

Trabalhar em uma instituição financeira não é nada fácil. Pode-se dizer que é uma mistura de pressão com pressão e mais um tempero de pressão. 

Curso Online para Certificação CPA10

Agora, seu cliente tem culpa? Será que realizando um trabalho excelente você não chama a atenção de um cliente que possa  lhe oferecer (ou recomendar) uma boa oportunidade de trabalho em um futuro próximo?

Não são um, nem dois casos de profissionais que conseguiram novos trabalhos por terem realizado um bom trabalho em outra oportunidade.

Para quem gostaria de trabalhar no banco

Se você faz parte das pessoas que gostariam de começar a trabalhar em um banco e está com a dúvida de se a CPA 10 e CPA 20 só servem para banco gostaria de lhe dar a mesma resposta. Isso é irrelevante.

As vagas para iniciar a carreira de bancário são disputadíssimas devido aos benefícios como:

  • Décimo quarto salário
  • Alto valor de vale alimentação
  • Plano de saúde
  • Plano odontológico
  • Participação nos resultados
  • Plano de Carreira
  • Jornada de trabalho reduzida no início da carreira

Começar a trabalhar em um banco hoje sem ter uma certificação CPA 10 ou CPA 20 é praticamente impossível. Se você ainda não está convencido que a certificação da ANBIMA é essencial a sua carreira lembre-se que a CPA 10 ou CPA 20 também é pré-requisito para as Cooperativas de crédito e contam pontos nos concursos bancários.

Além da área de bancos e cooperativas a certificação também será um grande diferencial em seu curriculo tanto para outros tipos de instituições financeira como mesmo outras vagas em no departamento financeiro porque esta é uma forma de atestar seus conhecimentos sobre o mundo bancário.

Portanto a pergunta que você deve ser fazer não é CPA 10 e CPA 20 só servem para banco e sim: CPA 10 ou CPA 20, qual fazer?

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!