Certificações Financeiras

Dever de Verificar a Adequação dos Investimentos

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

O profissional financeiro tem o Dever de Verificar a Adequação dos Investimentos. Esta é uma das coisas mais preocupantes no mercado financeiro,e está relacionada à conduta de seus profissionais.

Atualmente o mercado financeiro nacional, vem ganhando uma quantidade grande de profissionais na área.

Estamos falando de corretores, gerentes de conta, gestores, analistas, e vários outros. Todos possuem responsabilidades, principalmente com seus clientes.

Mas nem sempre isso é respeitado. Sendo que a própria Anbima, em seu código de regulação e melhores praticas, deixa bem claro, no capitulo XII – Dever de Verificar a Adequação dos Investimentos Recomendados.

Segue citação, retirada do próprio relatório…

Art.37-Sem prejuízo do disposto no §2º do art. 23, as Instituições Participantes que  atuem  na  distribuição  de cotas de Fundos de Investimento deverão adotar procedimentos formais,que possibilite verificar a adequação da recomendação  de  investimento  feita,  ao  perfil  do  investidor,  observadas  as  Diretrizes  do  Processo  de  Suitability expedidas pelo Conselho de Regulação e Melhores Práticas, que complementam este Código.

Sendo assim, fica clara a necessidade dos analistas financeiros, e profissionais, que fazem recomendações, e até a gestão de certeira, observar o perfil de seus clientes.

Dessa forma, eles poderão sugerir, ou até mesmo, investir, em ativos que estão relacionados ao perfil de risco do investidor.

Não seria nada legal, ter toda a carteira alocada em ações, sendo que o cliente, não quer tomar riscos maiores, do que os encontrados na renda fixa.

Ou até mesmo, um investidor, que está na perspectiva de auferir ganhos maiores, investindo parte do patrimônio em renda variável, porem o gestor, acaba optando por renda fixa, evitando possíveis problemas, com manutenção e estudo do portfolio.

Fique atento aos conselhos indicações, e, sobretudo, se o profissional é certificado!

Não é proibido, fazer conselhos, ou até mesmo realizar alguma indicação de investimentos. Todos fazem isso.

Mas é claro, que se você pretende seguir alguma indicação é importante observar algumas coisas.

Uma das certificações mais comuns da Anbima é o CPA-10, CPA -20. Grande parte dos profissionais que trabalham em bancos, ou instituições financeiras, possui essa certificação.

Isso ocorre devido à necessidade de qualificar tais agentes financeiros. Então, ao procurar um profissional da área, fica atento a isso.

Aproveitando o momento, vou fazer uma indicação de leitura, o livro; Matemática Financeira Aplicada. Mercado de Capitais, Análise de Investimentos, Finanças Pessoais e Tesouro Direito , do autor; Roberto G. Ferreira.

Obra de 2014, contendo aproximadamente 400 paginas. O livro analisa as tomadas de decisões de empresas e pessoas, quando o assunto é gastou ou poupar.

Sem esquecer, que nessa leitura, ainda podemos encontrar os métodos para verificar a rentabilidade de produtos de renda fixa, e renda variável.

Conflito de interesses

Assunto bem interessante para ser tratado, o conflito de interesses pode acontecer de diversas maneiras no mundo dos investimentos.

Como dito anteriormente, o mercado está tendo um aumento grande de profissionais na área de finanças, e dessa forma, as instituições da área, também vem crescendo.

Essas mesmas instituições e profissionais, não trabalham de graça, e alguns, acabam visando o lucro.

Mesmo aqueles, que são honestos, muitas vezes acabam cedendo aos interesses de suas corporações.

Exemplo…

Gerentes de banco, geralmente, precisam bater uma determinada quantia de vendas. Tanto vendas relacionadas a seguros, empréstimos, planos de previdência, e assim vai.

Em grande parte esses ativos, não são os melhores que existem.  Se você, leitor, não tem problema algum em poupar, não seria interessante fazer um plano de previdência, mas sim, aplicar, em um CDB, de repente.

Curso Online para Certificação CPA10

Porem os gerentes acabam não oferendado tais produto, uma vez que não existem um ganho, para a instituição, ao invés disso, muitos oferecem fundos de investimentos, com taxas administrativas altíssimas, planos de capitalização, (já ouviu falar do PIC?) e os famigerados, planos de previdência.

Se, os mesmos, estivessem, tentando lhe oferecer, algo, de ótima rentabilidade, não viriam indicando, primeiro, um plano de previdência, ou o PIC.

É verdade, que todos precisamos trabalhar, e os gerentes, muitas vezes não tem culpa. Mas temos que evitar cair nesse tipo de cilada.

Sem esquecer que esses profissionais, provavelmente, contam com certificação da Anbima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *