CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Tipos de Ações

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Na bolsa de valores, às vezes, podemos encontrar vários tipos de ações por empresa.

Por exemplo, PETR3, PETR4. Provavelmente, se você é, ao menos um pouco familiarizado com a bolsa, já deve ter visto um desses ativos.

Se ainda não viu, logo, logo, iraá se deparar com essa situação. Mas então, é a mesma coisa? O que tem de diferente de uma para a outra?

O que é preciso que você saiba é que elas ão ações referentes a mesma empresa, porém, são tipos de ações diferentes.

No caso da PETR4 estamos falando de uma ação preferencial. Já, a PETR3 é uma ação ordinária.

Mas para que você não fique por fora do assunto, já começa dando um play aqui no vídeo:

Ações Preferenciais (PN)

As ações preferencias, são aquelas com preferencia na distribuição de lucros, mas sem direito a voto. Esse tipo de ativo tem preferencia nas distribuições realizadas pelas empresas.

Ou seja, se existe uma distinção entre os acionistas ordinários e preferencias, os preferencias tem a prioridade para receber as distribuições.

Dentro das preferenciais, ainda existe uma diferenciação entre Classe A, que gera o código: PNA; e Classe B que gera o código: PNB.

As características destas classes, como vantagens e desvantagens, são determinadas pela própria empresa no seu estatuto social. E variam de empresa para empresa, logo, não é possível verificarmos a definição geral de cada classe.

Geralmente, a classe A possui mais preferencia frente as outras. Mas, é de extrema importância ter conhecimento do estatuto da empresa para saber como cada uma opera.

Ações Ordinárias (ON)

As ações ordinárias, por sua vez, possuem direito a voto. Mas é necessário ter certa quantidade de ações de uma determinada empresa para poder exercer o voto.

Como já foi mencionado nas ações preferenciais, as ordinária não possuem preferencia na distribuição.

Os detentores dessas ações podem receber os dividendos de maneira similar aos investidores de ações preferencias, porem sem a prioridade.

Tecnicamente essas são as principais diferenças entre as duas ações. Porem, está cada vez mais difícil ver ofertas publicas, lançando ações preferencias e ordinárias separadas.

Atualmente, as empresas vêm ao mercado com um único tipo de ação, a ação ordinária (ON). Dessa forma, o mercado nacional consegue ficar alinhado com outros mercados, pelo mundo a fora, já que esse procedimento já vem sendo adotado em outros países.

Estas novas ações atendem ao princípio de maior governança corporativa e oferecem algo chamado Tag Along (mesma oferta para todos os acionistas em caso de venda da empresa). As empresas listadas em bolsa com somente um tipo de ações atendem ao nível chamado Novo Mercado da Bovespa.

Sem esquecer, que assim, a bolsa fica mais transparente aos olhos dos investidores, facilitando o entendimento daqueles que estão começando a investir.

Somando ao nosso artigo, vou fazer uma breve indicação, a obra; O Mercado de Ações em 25 Episódios.Leitura recomendada para todos, mas em especifico para os iniciantes. O livro traz muito conteúdo e promete tirar a imagem dos leitores que a bolsa é algo para ricos.

Por meio de linguagem simples, e de fácil entendimento, o livro é um ótimo meio de conhecimento e aprendizado!

Para fazer o download, clique com botão direito e salvar como...
Mapa Mental Tipos de Ações, Organograma Tipos de Ações

Estratégias com Ações ON e PN

Existem algumas estratégias, que podemos usar na bolsa de valores, que é fundamental saber distinguir qual é a ação PN, ou ON.

Uma dessas operações é chamada de Long e Short (comprando e vendido). Como o próprio nome já diz, o investidor fica comprado em um papel e vendido no outro.

Tecnicamente isso vai acabar reduzindo, bastante, o custo da operação. Logico, se ela for positiva, caso você venha a ter prejuízo, o custo pode ser maior.

Mas o que quero dizer, é que o valor inicial para montar essa operação, geralmente é menor.

Isso acontece porque não precisamos ter a ação que vamos vender. Através do serviço de aluguel de ações, podemos alugar uma determinada ação, e fazer a venda da mesma.

Depois fazemos a compra do outro ativo, na expectativa que ira se valorizar. Essa compra será feita com o valor da venda da outra ação. Pronto, a operação esta estruturada.

As ações ordinárias e preferencias são escolhidas para fazer tal estratégia, devido a simetrias que as mesas possuem no mercado.

Os valores das ações sempre vão variar na bolsa, porem, quando falamos de ON e PN elas podem acabar ficando com diferenças próximas, quase sempre.

Dessa forma, acabamos identificando uma média entre as diferenças, por exemplo, uma diferença de R$: 10,00 entre as duas ações.

Curso Online para Certificação CPA10

Dessa forma, quando a diferença aumenta, ou diminui, podemos montar essa estratégia, para nos beneficiar da possível correção.

Ações Units

Não tão presentes no mercado financeiro brasileiro, o Certificado de Depósito de Ações, as Units, são ativos formados por mais de uma classe de valores mobiliários, isto é, um conjunto de ações preferenciais e outro de ações ordinárias, por exemplo. Ou até de ações ordinárias e um bônus de subscrição.

As Units são ativos negociados em conjunto, compradas e vendidas no mercado em forma de unidade. Para que você possa compreender melhor, pense que ela é como uma grande “bolsa” constituída de algumas classes de ativos.

Geralmente, quem mais procura este tipo de investimento acab adquirindo alguns benefícios parecidos com os da ações ordinárias e preferenciais, como sua rentabilidade, potencial, poder de compra e venda. Isso tudo em função de ela ser formado pelas duas classes.

Se liga só como ela pode ser nos exemplos abaixo:

  • 1 ação ON + 4 ações PN;
  • 1 ação ON + 1 AÇÃO PN.

Agora que você já compreende a diferença entre os tipos de ações, já está pronto para iniciar seus investimentos em bolsa?

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *