Caso queira trabalhar na área financeira você já deve saber que às provas da AMBIMA são muito importantes para cumprir esta meta.

Hoje em dia a CPA-10 já é um pré-requisito para ingressar na carreira bancária e tem vários artigos aqui no site falando sobre este assunto. Mas hoje eu vou te ensinar como se preparar para CPA-10 e CPA-20.

A primeira coisa que você deve fazer obviamente é estudar. Mas não tente estudar todo o conteúdo em um único dia porque a prova é bem extensa e não tem como se preparar para CPA-10 e CPA-20 em um dia.

Você precisará de um plano de estudos. Para você ter uma ideia a prova da CPA-10 possui cinquenta questões e tem um período de duas horas para ser concluída. 

Para que o candidato seja aprovado é necessário obter no mínimo 70% de aproveitamento. Estas cinquenta questões são divididas em 7 capítulos com os respectivos pesos:

  • Sistema Financeiro Nacional (5% a 10%)
  • Ética, regulamentação e Análise do Perfil do Investidor (10% a 15%)
  • Noções de Economia e Finanças (10% a 15%)
  • Princípios de Investimento (10% a 20%)
  • Fundos de Investimento (20% a 30%)
  • Instrumentos de Renda Fixa e Renda Variável (15% a 25%)
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%)

Já a prova da CPA-20 é um pouco mais difícil e possui sessenta questões e o prazo para a sua realização é de duas horas e trinta minutos. O que não muda em relação a prova da CPA-10 é a média de acertos, que continua sendo de 70%.

A diferença básica entre a CPA-10 e a CPA-20 é que os profissionais aprovados na segunda prova podem executar todas as atividades que os profissionais da CPA-10 e ainda podem trabalhar com público de alta renda. Aqui os conteúdos são divididos entre :

  • Sistema Financeiro Nacional e Participantes (5% a 10%)
  • Compliance legal, Ética e Análise do perfil do investidor (15% a 25%)
  • Princípios Básicos de Economia e Finanças (5% a 10%)
  • Instrumentos de Renda Variável, Derivativos e Renda Fixa (17% a 25%)
  • Fundos de Investimentos (18% a 25%)
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%)
  • Mensuração e Gestão de Performace e Risco (10% a 20%)

Curso Online para Certificação CPA10

Veja que os conteúdos são bem semelhantes.

Como estudar para a prova

Ambas as provas tem um conteúdo muito extenso e por isso é importante saber como se preparar para CPA-10 e CPA-20. São centenas de matérias para ler, vídeos para assistir, questões para treinar os conhecimentos e muito mais. A boa notícia é que se você não tem recursos para investir em um curso para estudar aqui em nosso site você encontra todos os materiais de estudo gratuito. Basta seguir os links abaixo:

Materiais de Estudo CPA-10

Materiais de Estudo CPA-20

É claro que se você tem condições de adquirir um curso a sua preparação pode ser muito mais eficiente e mais rápida. Tudo isso estudando aproximadamente 1 hora durante 15 dias. Este é sem sombra de dúvida o melhor curso de certificações financeiras da atualidade.

Mas comprando um curso ou não o conteúdo ainda é muito extenso e você precisará de um método de estudos. Então se liga no passo a passo de como se preparar para CPA-10 e CPA-20:

  1. O primeiro passo é se “inteirar” sobre o conteúdo. Neste primeiro passo você precisa estudar o conteúdo seja lendo nossos artigos ou assistindo as vídeo aulas. Nesta primeira etapa você vai ter um primeiro contato com os assuntos da prova. Fique tranquilo, você não vai aprender tudo vendo apenas uma vez.
  2. Agora que você já tem uma base do conteúdo o ideal é você realizar o simulado de duas a três vezes. Desta forma você terá uma noção clara de o quanto aprendeu (lembrando que na prova você precisa ter um desempenho mínimo de 70%). Ao realizar o simulado três vezes fica claro quais os conteúdos você tem um bom domínio e quais você ainda tem dificuldades.
  3. Agora que você já sabe o que está com maior dificuldade deve voltar a revisar este conteúdo. Por experiência a grande maioria das pessoas tem maiores dificuldades em 3 capítulos. Os fundos de investimento, instrumentos de renda fixa e variável e os planos de previdência. O motivo é simples, aqui estão envolvidos muitos detalhes como Tributação, Taxas de Administração e Carregamento e a grande variedade de produtos de investimento na renda variável;
  4. Conteúdos de dificuldade revisados é hora de retornar aos simulados. Como foi o seu progresso? Aumentou bastante a média? 
  5. Agora que sobraram poucas questões que você está com dificuldades, a minha dica é anotar todas as questões onde persiste a dificuldade. Anote a resposta correta e tente memorizar a alternativa certa criando frases afirmativas. Por exemplo “A tributação do investimentos em ações varia conforme o prazo”. Muita atenção nesta etapa, você deve tentar memorizar o conteúdo, e não decorar as questões. Mesmo que caiam diversas questões semelhantes e as vezes até alguma idênticas memorizar o simulado pode ser uma armadilha.
  6. Por fim continue estudando até o momento da prova. A dica final é realizar o simulado minutos antes da prova para ter certeza que o conteúdo está fresquinho na sua memória. Para isso é só baixar nosso app Simulados TopInvest disponível tanto para Android como para IOS.

Curso Online para Certificação CPA10

Este método tem se mostrado muito eficiente como você pode ver nos comentários da fanpage da TopInvest.

Estes últimos passos são importantes porque é uma forma de aprender com seus próprios erros.

Outra grande vantagem destes 6 passos é que a prova é muito semelhante ao simulado, é comum que a prova tenha questões idênticas ao simulado.

Costumo dizer sempre que ao atingir médias de 85% no simulado você está preparado para fazer a prova.

Não me sinto seguro

Outro motivo pelo qual saber como se preparar para CPA-10 e CPA-20 é importante está no último relatório disponibilizado pela ANBIMA.

O índice de reprovação é de 51%. Deste % todo de reprovação o maior motivo é o nervosismo.

É comum em nossa vida termos aquele dia ruim, aquele dia que passamos por um stress imenso e não estamos com cabeça para estudar não é mesmo?

Esse é um grande motivo para você dar preferência de sempre marcar a prova no turno da manhã. Desta forma você vai com a cabeça livre para a prova.

O mesmo vale para a escolha de um curso online ou presencial. Na hipótese de você ter se matriculado em um curso presencial a aula irá acontecer, você comparecendo ou não.

E se você não for… perde conteúdo, linha de raciocínio… Agora, se você optou por realizar um curso online, neste dia você pode tirar uma folga e recuperar no dia seguinte.

Mas ainda existem muitas vantagens… você pode rever uma aula que ficou com dúvida, pode pausar e rever aquele conteúdo difícil, tem liberdade de horários e ainda por cima, estes cursos costumam ser muito mais ricos em conteúdo e ter diversos bônus gratuitos além de serem muito mais baratos.

Conheça nosso Curso Preparatório para Anbima CPA-10

Conheça nosso Curso Preparatório para Anbima CPA-20

Como a imensa maioria dos conteúdos não é algo que se utilize no dia a dia quanto maior o intervalo dos seus estudos até a prova maior será a chance de você esquecer o conteúdo.

Então, se você acredita que está preparado (com desempenho acima de 85% nos simulados) marque a prova para a data mais próxima possível e até lá continue fazendo revisões.

A Armadilha

O maior conteúdo da prova tanto na CPA-10 como na CPA-20 é sobre fundos de investimentos. Este é o assunto mais relevante da prova e com o maior número de questões.

Certifique-se de que você compreendeu o assunto. Lembre-se que o simulado é uma fantástica ferramenta de estudos mas decorar as questões ou esse assunto vai te deixar em maus lençóis. Saber como se preparar para CPA-10 e CPA-20 é fundamental nestes capítulos.

É muito comum que hajam pegadinhas na prova principalmente nos assuntos de fundos de investimento e produtos de renda fixa ou variável. Uma dica importante aqui é que fundos de investimento são aplicações financeiras em forma de condomínio, ou seja, de forma indireta.

Na prática isso significa que o recolhimento do imposto de renda (inclusive em fundos de ações) é de responsabilidade do administrador e gestor do fundo. Além disso, importante ressaltar que tipo de aplicação não conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)

Uma segunda dica é que você deve compreender bem a diferença entre renda fixa e renda variável, afinal este é o segundo maior capítulo das provas. Em renda variável o investidor está comprando um ativo onde não é possível prever qual será o retorno deste investimento.

Já as tradicionais aplicações de renda fixa funcionam como um empréstimo onde investidor “empresta” dinheiro para uma instituição financeira, governo ou uma empresa.

Quando falamos de renda fixa o maior risco é o de crédito, que é o risco de o investidor não receber o valor aplicado. Na renda variável o maior risco é o de mercado porque os ativos sofrem variações e oscilações.

Para ter certeza que você não vai cair nestas armadilhas eu criei um artigo com as 5 principais pegadinhas das provas da ANBIMA. Assim não vai ter erro na jornada de como se preparar para CPA-10 e CPA-20.

Agendamento

O Exame da ANBIMA deve ser agendado online pelo site da ANBIMA. Lembro mais uma vez de dar preferência a fazer o exame na parte da manhã. Acredite ou não isso pode ser a diferença na sua aprovação. O motivo é muito simples. Se você já trabalha (seja em uma instituição financeira ou não) você deve fazer a prova ANTES de ir para o trabalho. A atividade bancária ou mesmo qualquer outro trabalho profissional demanda um alto nível de estresse e fazer qualquer teste com a cabeça cheia normalmente não dá muito certo.

Curso Online para Certificação CPA10

Agora que você já está preparado e com a prova agendada é só ir até o local da prova para fazê-la. Uma dica muito importante é chegar cedo. Chega a ser engraçado principalmente quando lembramos do ENEM.

Todo santo ano são divulgados vídeos e mais vídeos de pessoas desesperadas porque chegam atrasadas para a prova e dão de cara com a porta.

Custa sair de casa 30 minutos antes? Mesmo que você vá realizar a prova na sua cidade pode haver um acidente de trânsito ou outro imprevisto qualquer.

As provas são feitas no computador com horário agendado, se você chegar atrasado ou perder a prova para fazer novamente será necessário pagar a taxa de inscrição da ANBIMA novamente.

Além disso, as provas a partir do mês de abril de 2021 contarão com novos conteúdos. Você pode ficar tranquilo, pois todas os nossos conteúdos estão atualizados pra você estudar e garantir a tão sonhada certificação. O curso, o simulado e as apostilas já estão todos atualizados para que você desfrute de um conteúdo completo e completamente atualizado. Fica tranquilo, que nós sinalizamos o que é conteúdo novo.

E ai? Agora que você já sabe como se preparar para CPA-10 e CPA-20 está pronto para a jornada de estudos?