Já temos em mãos os resultados das certificações de 2020 da Anbima. As estatísticas foram divulgadas no começo do mês de abril e nos permite analisar um panorama geral sobre as provas pelo Brasil.

Curioso para saber os detalhes sobre esse relatório?

Quantas pessoas prestaram provas para as certificações?

No total, foram 1.198.219 inscrições feitas e 1.141.877 provas aplicadas. Este número, é claro, se divide entre CPA-10, CPA-20, CEA e CGA.

CPA-10

Número de inscrições: 845.787

Exames realizados: 806.631

Número de aprovações: 438.213

Taxa de aprovação: 54%

CPA-20

Número de inscrições: 319.445

Exames realizados: 303.878

Número de aprovações: 166.373

Taxa de aprovação: 55%

CEA

Número de inscrições: 29.968

Exames realizados: 28.597

Número de aprovações: 12.705

Taxa de aprovação: 44%

CGA

Número de inscrições: 3.019

Exames realizados: 2.771

Número de aprovações: 906

Taxa de aprovação: 33%

Em comparação com o ano de 2019, o número de inscrições teve uma queda de 31%. Quase na mesma proporção, o número de exames realizados diminiu 30%. O que esses números dizem sobre a situação na carreira bancária?

Buscar uma certificação em um momento difícil exige foco

Vivemos um momento e isso já não é mais novidade para ninguém. Desde o começo de 2020, a vida de todos nós mudou. 

Por isso, acredito que devemos olhar esses números pelo lado positivo. Por exemplo: as soft skills.

O que as soft skills têm a ver com isso? Eu explico: buscar certificações nesse momento é um ato de resiliência e dedicação. Esse tipo de comportamento é bastante desejável na carreira bancária. Afinal, mais do que nunca, todos os setores do mercado de trabalho passam por um momento em que só o conhecimento técnico não é mais suficiente. É preciso oferecer mais

Esses números de aprovados representam pessoas que transformaram seus momentos difíceis individuais em oportunidades. São, ainda, profissionais que não deixaram nem os estudos, nem o plano de carreira para trás.

Além disso, quem obteve a certificação tem um atrativo a mais no currículo. Frente à concorrência, é óbvio que vai se destacar aqueles que já passaram por essa jornada. Aliás, é importante lembrar que há certificações que são obrigatórias.

Agora, estamos em 2021 e temos a chance de ter uma história diferente para contar no futuro. Você se inscreveu para as certificações? Está estudando para as provas? Nesse ano, as provas da Anbima foram adiadas mas os seus estudos não!

Isso significa que, olhando pelo lado bom, houve um tempo extra para se preparar. Prestou atenção nas taxas de aprovação?  Vale ressaltar que podemos melhorar a estatística. Afinal, ninguém quer perder o investimento feito na prova que não é nada barata. Se esforçar, portanto, é preciso.

Se você está na luta por construir sua carreira bancária – e se está lendo, provavelmente está – não deixe para depois as certificações. Elas não são apenas um item indispensável no seu currículo.

São, também, meios de você colocar seus conhecimentos em prática. De testar se você está apto ou não para ir longe na carreira bancária. Caso perceba dificuldades em algum assunto das questões, tem, ainda, um indicador sobre o que precisa ser melhor aprofundado.

Vamos nos unir para dar números incríveis para a Anbima ano que vem?

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!