Certificações Financeiras

Objetivo do Investidor

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

O objetivo do investidor tem como finalidade responder a principal pergunta de qualquer investidor iniciante.

“Qual é o melhor investimento para mim?”

A resposta para esta pergunta depende de diversos fatores. Costumo afirmar que um investimento não é melhor do que outro, apenas adequado a pessoas diferentes.

A primeira pergunta que você deve se fazer é qual será a destinação futura destes recursos. As possibilidades são imensas… entrada para aquisição da casa própria, o casamento de uma filha ou mesmo aquela tão sonhada viagem. Cada objetivo tem um prazo, o que nos leva a segunda pergunta.

Por quanto tempo o dinheiro ficará aplicado?

O horizonte de tempo é um fator essencial para uma escolha correta do tipo de aplicação pois cada investimento possui um prazo de maturação diferente e também tributações diferentes de acordo com o prazo.

O casamento da filha que acontece em seis meses pode ficar aplicado em uma Caderneta de Poupança.

Uma justificativa simples é por que este investimento é isento de imposto de renda para pessoas físicas.

Caso o objetivo do investidor seja aquela tão sonhada viagem para a Europa ou Estados Unidos para realizar em dois anos, uma opção atraente pode ser o CDB uma vez que este tipo de investimento tem uma rentabilidade maior porém é tributado pelo Imposto de Renda na tabela regressiva.

Mas e se o objetivo do investidor é a aposentadoria, com um horizonte de investimento de 30 anos?

Aqui é possível montar uma carteira de investimentos um pouco mais elaborada não é mesmo? Podemos incluir até algum percentual de investimento em ações. O investimento em renda variável porém apresenta riscos. O que nos leva a próxima questão.

Qual é o seu perfil de risco?

Como vimos anteriormente, existe um formulário chamado API (Análise de Perfil do Investidor).

Este formulário possui algumas perguntas chave que irão lhe ajudar a descobrir qual o seu perfil de risco. O seu perfil pode ser:

Conservador: Os investidores conservadores são avessos a risco, e fazem todo o possível para minimizar qualquer hipótese de perda de capital.

Moderado: O investidor com um perfil moderado também procura segurança em seus investimentos, mas aceita correr pequenos riscos para aumentar a rentabilidade. Este tipo de investidor busca o equilíbrio nas finanças.

Arrojado: Este tipo de investidor é mais agressivo e aceita correr maiores riscos em busca de maiores rentabilidades. Geralmente este tipo de investidor possui mais de 30% de seus recursos alocados em renda variável.

Ótimo, agora você já sabe o prazo do seu investimento e qual o seu perfil de risco. Quando começo a investir?

Melhor momento para começar a investir?

Esta é a única resposta que é idêntica para todos. O melhor momento para começar é agora.

Em cada momento da sua vida ou objetivo de investimentos você terá necessidades adversas e diferentes taxas de juros e opções de investimento disponível.

Curso Online para Certificação CPA10

Objetivo do Investidor

Mas os juros compostos são o grande segredo de qualquer investimento. Segundo o próprio Einstein em seu livro chamado: Einstein. Sua Vida, Seu Universo comenta que os juros compostos são a maior invenção da humanidade. O que você está esperando. Comece a investir agora mesmo.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Objetivo do Investidor”

João Augusto

Excelente conteúdo, muito obrigado por compartilhar gratuitamente. Abraço.

TopInvest

Muito obrigado João,
Ficamos muito contente em poder ajudar.

Não deixe de participar do nosso fórum, lá você pode interagir com outros usuários e criar e responder dúvidas: https://topinvest.com.br/forums

Curta nossa página no facebook https://www.facebook.com/TopInvestBrasil e compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Um abraço,
Equipe TopInvest