CA 300 Abecip

O que é VPL? - Conheça o Valor Presente Líquido do mercado

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 11 de setembro de 2020

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

O VPL, ou mais conhecido no mercado como Valor Presente Líquido é muito utilizado quando falamos de valuation. Ou seja, para encontrarmos o valor de um negócio.

Se você não lembra, o valuation é quando projetamos o Fluxo de Caixa futuro de uma empresa e levamos todos os valores a um Valor Presente. Assim, aplicando uma taxa de juros conseguimos encontrar seu resultado Se o VPL for positivo, o projeto é considerado bom.

Isso quer dizer que podemos colocar aquele check no caixa da empresa.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

Mas, o que é mesmo Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é um das das ferramentas do mercado que viabiliza o planejamento dos recursos financeiros de uma empresa. É por meio de seus resultados que podemos tomar melhores decisões. Portanto, ele se torna indispensável para os investidores, pois é uma forma de orientação do rumo financeiro dos negócios a serem realizados.

A importância do Valor Presente Líquido no mercado

O VPL se torna essencial no Mercado Financeiro, pois ele funciona como uma ferramenta bem eficaz na avaliação dos investimentos. É por isso que possui uma ligação com Fluxo de Caixa. Visto que, é com seus resultados que ele pode auxiliar no caminho dos investimentos.

Com o cálculo do Valor Presente Líquido é possível organizar e fazer ajustes, descontando a taxa de juros para descobrirmos o valor do dinheiro no futuro. Por isso dizemos que dependendo de seu valor (positivo) o investimento será bom.

Seu cálculo é realizado principalmente porque considera a valorização do capital ao longo do tempo, dando assim o ganho real do projeto.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Como calcular o VPL?

Essa aqui é uma pergunta que não quer calar e é muito importante você saber que há duas formas de resolver essa questão. São elas:

  • trazendo tudo a valor presente manualmente e somando os fluxo;
  • utilizando a calculado HP12C com as teclas: G+CFO, G+CFJ, F+NPV.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *