Sabe aquela velha percepção popular de que o mercado financeiro e os investimentos são assuntos muito complicados, destinados a uma classe mais rica? Ela felizmente se encontra em um processo acelerado de desmistificação. Prova incontestável disso está no número ascendente de pessoas físicas com ações ou outros ativos na bolsa de valores. Em agosto de 2023, o Brasil alcançou a marca histórica de 6 milhões de investidores — o que representa um aumento enorme de 1.100% em apenas uma década!

Embora parte desse avanço se deva a fatores como a isenção de tarifas por parte de corretoras e bancos digitais, é inegável relacionar o crescimento do interesse da população brasileira pelo assunto de seu gosto particular por redes sociais e influenciadores digitais. 

Além disso, sabia que somos o terceiro país que mais consome — e passa tempo —  nas redes sociais? Da mesma forma, esse é o principal meio de informação para cerca de 70% dos brasileiros. Não é difícil, portanto, deduzir que, quando o assunto são investimentos, isso não é diferente. Concorda?

O relatório “Finfluencers – quem fala de investimentos nas redes sociais“, realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), é uma prova dessa correlação. Segundo o documento divulgado em 2023, o número de “finfluencers” — nome dado para designar os influenciadores digitais de finanças — é de 1.246, enquanto a soma de seus seguidores alcança a incrível cifra de 176,3 milhões de pessoas.

Esse sucesso vem, em grande parte, da forma acessível e descontraída que esses influenciadores encontraram para tratar de temas que antes pareciam tão abstratos para muita gente, como o mercado financeiro, ativos mobiliários, estratégias de investimento e finanças pessoais, entre outros. 

Diante desse cenário, é normal que pessoas que apenas estejam ganhando gosto pelo assunto recorram a esses influenciadores para compreender o mercado. O problema, certamente, é, em meio a tantos nomes, encontrar aqueles que merecem o tempo dedicado. 

Foi pensando nisso que preparei uma lista especial com aqueles que considero os maiores influenciadores digitais do momento, seja por número de seguidores, ou pelos assuntos que abordam. Spoiler: há indicações para todos os tipos de investidores, dos mais inexperientes, àqueles que já conhecem o mercado com profundidade

Curioso? Então, vem comigo!

O que é influenciador financeiro?

Um influenciador financeiro é aquele que utiliza redes sociais, blogs, podcasts e canais de vídeo para compartilhar informações e dicas sobre finanças e investimentos.

Em geral, são pessoas que têm experiência ou conhecimento nessas áreas, e compartilham isso com os seguidores, os ensinando a:

  • Gerenciar o próprio dinheiro;
  • Fazer investimentos inteligentes;
  • Economizar;
  • Atingir objetivos financeiros;
  • Compreender e interpretar o mercado econômico.

Ao consumir conteúdos do tipo, é importante que você verifique a procedência desses profissionais. Eles realmente entendem de finanças? Trabalham na área? Estudaram sobre? Essa reflexão é importante, já que, com o crescimento da popularidade de canais e perfis do tipo, aumentou também a incidência de golpes no mercado, e personalidades que divulgam informações tendenciosas e equivocadas sobre o setor financeiro. 

Quais são os maiores influenciadores de finanças?

Se a falta de informações acessíveis ou simplificadas sobre finanças e investimentos ainda pode ser a desculpa usada pela maioria dos brasileiros que segue deixando dinheiro parado na poupança ou lutando para chegar ao fim do mês com algo sobrando em conta, você não precisa seguir nesse caminho.

Nunca foi tão fácil encontrar conteúdo sobre o mercado financeiro quanto agora. A internet está repleta de blogs e canais de educação financeira gratuitos e claro: influenciadores digitais de finanças. As opções, inclusive, são tantas que é capaz de você se sentir perdido. Ou melhor, era capaz. 

Se o que você busca são indicações de “finfluencers“, tenho 15 para oferecer. Na lista abaixo, separei os maiores influenciadores digitais de finanças, seja em número de seguidores, interação ou conteúdo. Falando nisso, tem canais para todos os públicos daquele que nunca investiu, até quem já conhece o mercado em algum grau , e os assuntos não se restringem apenas a investimentos, mas também a temas mais basilares como a organização pessoal das finanças. 

Introdução feita, segue abaixo a seleção de 15 maiores influenciadores de finanças:

1. Thiago Nigro (Primo Rico)

Empresário, palestrante e especialista em finanças e investimentos, Thiago Nigro, mais conhecido por sua alcunha “O Primo Rico”, é o maior influenciador digital de finanças do país, sendo seguido por mais de 17 milhões de brasileiros em suas redes sociais. 

Alçado à fama em 2016, com o lançamento do canal “O Primo Rico” no Youtube —  o qual conta atualmente com 6,67 milhões de inscritos e mais de 800 vídeos produzidos —  Nigro se tornou rapidamente em uma referência em finanças, em uma época em que esse tipo de tema ainda não era tão popular como hoje em dia. 

Com o crescimento da marca, além das redes sociais, Nigro também migrou seus ensinamentos para outras plataformas, dentro e fora do mundo digital. É, por exemplo, host do “Primocast”, o maior podcast de finanças mais escutado do Spotify. Também é autor de três livros: “Método financeiro do Primo Rico”, “Como cuidar do seu dinheiro” (em parceria com o cartunista Maurício de Souza), e seu best-sellerDo mil ao milhão — Sem cortar o cafezinho, o livro mais lido do Brasil em 2020 e 2021

Além da produção de conteúdo para as redes sociais, Thiago Nigro também está à frente do “Grupo Primo“, conglomerado educacional composto por mais de 20 marcas.

2. Nathalia Arcuri (Me Poupe)

Influenciadora mulher mais conhecida do país, a jornalista Nathalia Arcuri é famosa principalmente pelo canal “Me Poupe!”, no Youtube. Com mais de 7,5 milhões de inscritos e mais de meio bilhão de visualizações, se trata não apenas de um dos pioneiros em entretenimento financeiro, como também o maior do Brasil a abordar o assunto. 

Tendo a descontração e a simplicidade como marcas registradas, em seus mais de 1,5 mil vídeos produzidos desde 2015, bem como em seu Instagram, onde é seguida por 3,3 milhões de pessoas, Nathalia fala sobre temas que vão desde dicas de investimento até formas de lidar com as finanças pessoais. 

Fora o canal “Me Poupe!”  e seu blog homônimo, Nathalia Arcuri apresenta, desde 2018, o programa “Me Poupe 89”, na Rádio Rock. Foi ainda apresentadora do “Me Poupe Show“, reality show pioneiro sobre finanças exibido na rede Band e no Youtube, alcançando 5 milhões de visualizações. É também autora das obras: “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”; e “Guia Prático Me Poupe! — 33 dias para mudar sua vida financeira”.

3. Nathalia Rodrigues (Nath Finanças)

Empresária, administradora, escritora e youtuber, Nathalia Rodrigues, a famosa “Nath Finanças“, é uma das educadoras financeiras mais reconhecidas do país. Com apenas 24 anos, acumula títulos e reconhecimentos como: a única brasileira no ranking das 50 maiores lideranças do mundo, da revista americana Fortune; uma das seis jovens promessas do mercado financeiro, pela Forbes; além de ser indicada três vezes como uma das 500 personalidades mais influentes de toda a América Latina, segundo a lista da Bloomberg

Sua trajetória como influenciadora começou no então Twitter (atual “X”), onde suas dicas simples e objetivas sobre educação financeira fizeram com que seu nome fosse um dos mais comentados na plataforma. 

Hoje, seu conteúdo atinge mais de 1,5 milhões de seguidores por meio de diferentes canais. Diferentemente de outros influenciadores digitais, com o lema “finanças reais para pessoas reais”, sua produção é focada menos em investimentos e mais em auxiliar pessoas de baixa renda a evoluir por meio da educação financeira

Além do que produz para as redes sociais, Nathalia Rodrigues apresenta o podcast Boletos Pagos”, onde dá dicas simples de como administrar o dinheiro do mês para sair do vermelho e começar a ter maior liberdade financeira. Também é autora de “Orçamento Sem Falhas”, lançado em 2021, e de “O plano perfeito”, livro voltado ao público infantil, com parceria de Ziraldo, publicado em 2023.

4. Charles Mendlowicz (Economista Sincero)

Charles Mendlowicz, mais conhecido na internet como “Economista Sincero, é considerado nada menos que o maior influenciador digital do Brasil em 2023, segundo o “Finfluence”, relatório feito pela Anbima. Essa é, vale ressaltar, a terceira vez que ele recebe essa menção. 

Formado em Economia (UERJ) e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios (UFF) e em Logística Empresarial (FGV), Mendlowicz fala sobre economia global, bem como sobre produtos e funcionamento do mercado financeiro, com conteúdos do básico ao avançado. 

No total, o influenciador digital conta com mais de 1,5 milhão de inscritos em suas diferentes redes sociais. Em novembro de 2023, Charles Mendlowicz lançou seu primeiro livro. Na obra, intitulada “18 princípios para você evoluir”, o autor compartilha suas experiências e aprendizados vivenciados em sua jornada no mercado financeiro.

5. Rafael Ferri (Café com Ferri)

Graduado em administração e com especialização em finanças e mercados de capitais, Rafael Ferri é um investidor profissional por trás do perfil “Café com Ferri”. Acumula mais de 2,5 milhões de seguidores em suas redes sociais.

 Ao contrário de influenciadores mais abrangentes, o conteúdo divulgado por Rafael Ferri é voltado para quem já tem alguma experiência com o mercado financeiro e está familiarizado com suas siglas, produtos e estratégias. O investidor fornece análises detalhadas sobre tendências no mercado de ações, estratégias para renda fixa, insights sobre fundos imobiliários, entre outros.

6. Murilo Duarte (Favelado Investidor)

Nascido e crescido no Jardim João XXIII, bairro da periferia de São Paulo, Murilo Duarte, conhecido nas redes sociais como “Favelado Investidor“, conquistou seu primeiro R$1 milhão aos 26 anos, um ano após entrar na lista da Forbes Under 30

O sucesso veio justamente da ideia de democratizar o acesso à educação financeira, ensinando principalmente outros moradores de favela, desde noções básicas sobre o mercado financeiro e finanças pessoais até o funcionamento dos principais tipos de investimento. 

Atualmente, além de administrar uma plataforma de cursos de educação financeira online, Murilo Duarte é seguido por mais de 1,2 milhão de pessoas em suas redes sociais, onde, com uma linguagem simples e acessível, continua a desmistificar a ideia de que “investimento é papo de rico”.

7. Carol Dias (Riqueza em Dias)

Autora do best-seller “Rumo à riqueza”, dona do canal “Riqueza em Dias” e seguida por mais de 7,5 milhões de pessoas em sua conta no Instagram, Carol Dias conta com uma trajetória inesperada. Modelo e dançarina profissional, trabalhou por sete anos como assistente de palco, nos extintos programas “Legendários” e “Pânico na TV”, antes de se dedicar à carreira de educadora financeira.

Hoje, milionária, a influenciadora compartilha na internet os conhecimentos que a fizeram enriquecer e mudar de vida. Seja no Instagram, no Youtube, ou no podcast Irmãos Dias” — apresentado em parceria com seu irmão mais velho, André Janeiro Dias —, Carol Dias fala de modo acessível acerca de temas diversos do mercado financeiro: desde aposentaria, estratégias para aumentar o patrimônio, diferentes tipos de produtos financeiros, e até mesmo criptomoedas.

8. Gustavo Cerbasi

Formado em em Administração Pública (FGV-SP) e mestre em Finanças (USP), o consultor financeiro Gustavo Cerbasi é certamente o influenciador brasileiro mais relevante quando o assunto são finanças pessoais. Autor líder em vendas, já escreveu 16 livros sobre educação financeira, incluindo, o best-sellerCasais Inteligentes Enriquecem Juntos, que além de ter impressionantes 3 milhões de cópias vendidas, também serviu de inspiração para o filme sucesso de bilheteria “Até que a sorte nos separe“.

Apesar de ter percorrido um caminho inverso ao de outros influenciadores de finanças, se fazendo famoso primeiro na literatura e depois na internet, sua carreira também está estritamente ligada ao meio digital. Antes mesmo do lançamento de seu primeiro livro, Cerbasi já escrevia sobre educação financeira no “Portal Mais Dinheiro“, blog lançado em 2000.

Em suas redes sociais, seguidas por mais de 3,5 milhões de contas, não se atém apenas às dicas de organização financeira e investimentos, mas também, como em seus livros, propõem discussão acerca das relações entre dinheiro, felicidade e realizações pessoais. 

Entre os projetos que construiu ao longo de sua longa jornada, conta ainda com uma coluna na Folha de São Paulo, participações no programa televisivo “Encontro com Fátima Bernardes“, o podcast Drops de Inteligência Financeira“, e o curso “Inteligência Financeira“.

9. Bruno Perini (Você Mais Rico)

Com 3,4 milhões de seguidores, o empreendedor e investidor Bruno Perini é outra figurinha carimbada em listas de influenciadores digitais de finanças — assim como essa. Militar de formação, é também mais um entre os exemplos de influenciadores digitais que tiveram sua vida transformada pela educação financeira.

Um dos nomes citados com destaques em todas as cinco edições do relatório “Finfluence”, Perini é famoso, sobretudo, por ser o criador do site e do canal do Youtube Você MAIS Rico, onde fala para todas as audiências sobre investimentos e finanças. 

Além de produtor de conteúdo para internet, também é criador do curso “Viver de Renda“, sócio do “Grupo Primo”, e host de “Os Sócios Podcast“, onde em companhia de sua esposa, a também influencer, Malu Perini, discorre sobre temas como empreendedorismo, política e finanças.

10. André Machado (Ogro de WallSt)

Operador do mercado financeiro, professor universitário e CEO do “Os 10%“, empresa focada na formação de traders profissionais, André Machado, o “Ogro de WallSt“, tem crescido na internet, ao focar em um público específico: os traders — operadores que buscam lucrar com movimentações de curto prazo, tirando vantagem a volatilidade do mercado.

Seguido por meio de milhões de contas em suas redes sociais, com um conteúdo mais denso e técnico, Machado é recomendado para quem já tem boa experiência com o mercado financeiro ou tem a intenção de focar na carreira de operador financeiro

11. Breno Perrucho (Jovens de Negócios)

Seguido por mais de 3 milhões de pessoas em suas redes sociais, o empresário Breno Perrucho é conhecido por seu canal “Jovens Negócios“, onde se dedica a ensinar jovens adultos a começar a investir com o patrimônio que tiverem à disposição.

Apesar do sucesso obtido nas redes, Breno — que é CEO de um conglomerado de empresas e criador do treinamento “Escola do Dinheiro” —, anunciou recentemente que deve deixar as redes sociais em segundo plano para se dedicar a um projeto fora das telas: o “Jovens for schools“, programa desenvolvido para levar educação financeira para crianças e jovens de todo o país, do ensino fundamental e médio em escolas particulares. 

Apesar disso, o conteúdo criado e acumulado por Breno Perrucho em mais de 5 anos de produção, permanece disponível para todos os jovens que buscam aprender sobre investimentos e empreendedorismo.

12. Raul Sena (Investidor Sardinha)

Seguido por cerca de 1,5 milhão de pessoas em diferentes redes socais, o empresário Raul Sena é conhecido, principalmente, como o criador do canal “Investidor Sardinha“, no Youtube. O nome faz alusão direta à forma como são chamados os investidores iniciantes no mercado de ações.

Investidor desde 2012, Sena criou o “Investidor Sardinha” justamente com a intenção de auxiliar novos investidores a entenderem o funcionamento e os principais produtos da renda variável. Seu sucesso foi imediato. 

Com apenas 4 anos, o portal está próximo de 1 milhão de inscritos, sendo considerado o maior canal brasileiro sobre a bolsa de valores no Youtube. O crescimento é tanto que Sena já foi reconhecido duas vezes pela Anbima como o educador financeiro que mais cresce no Brasil. 

Além de produzir conteúdo sobre educação financeira, Raul Sena também é dono de 10 empresas de diferentes segmentos, incluindo uma plataforma de investimentos e até uma sexshop.

13. Eduardo Melo (Educatrader)

O investidor e trader Eduardo Melo, conhecido por seu canal “Educatrader” no Youtube, é um influenciador digital que se dedica a produzir conteúdo para aqueles que têm interesse em operar como day traders.

Seu canal conta com mais de 350 mil inscritos, sendo um dos maiores portais brasileiros focados neste segmento profissional. Somando também seu perfil no Instagram, Eduardo Melo tem cerca de meio milhão de seguidores. Além disso, é CEO da “Prime Investe”, uma plataforma de ensino que oferece aulas ao vivo, demonstrando o trabalho e a rotina de um day trader na prática.

14. Alison Correia (alisoncorreia)

Com aproximadamente 200 mil seguidores, o peruano radicado no Brasil Alison Correa se destaca como mais um influenciador digital que tem conquistado seu espaço na internet, em meio ao crescente interesse dos brasileiros por finanças e investimentos.

Trader profissional e analista financeiro, seu conteúdo é direcionado a investidores com alguma experiência, abrangendo temas como a bolsa de valores e análises técnicas. Entre seus maiores sucessos estão as transmissões ao vivo, nas quais ensina na prática como realizar operações no mercado financeiro.

15. Bruna Dalcin (@comprandomeuape_oficial)

Provando que o tema finanças vai além da bolsa de valores, a planejadora financeira Bruna Dalcin se tornou uma das influenciadoras digitais mais queridas do Brasil, ao focar em uma temática mais acessível: a conquista do imóvel próprio e de outros sonhos mais simples por meio da organização financeira pessoal.

Iniciado como um blog — ainda em atividade — o portal “Comprando Meu Apê” conta com mais de 450 mil inscritos, e mais de 1,6 milhão de visualizações mensais entre artigos e vídeos. Por meio dele, Bruna compartilha dicas de organização financeira para quem busca realizar o sonho da casa própria ou economizar na hora de mobiliar o lar. Mas não para por aí.

Seu conteúdo também é direcionado a um público mais amplo, que sonha em realizar uma festa de casamento, casais se preparando para o primeiro filho, pessoas que desejam viajar pelo mundo, fazer intercâmbio, enfim, tudo que exige dinheiro e organização para ser alcançado. Prova disso é que, além do “Comprando Meu Apê“, Bruna Dalcin também é criadora do curso “O Segredo dos Pontos“, onde ensina como resgatar pontos e milhas para viajar de forma mais econômica.

Qual o melhor educador financeiro do Brasil?

É impossível definir apenas um como o melhor educador financeiro do Brasil. Afinal, cada um fala sobre finanças de maneiras diferentes, mirando em públicos distintos. Logo, as opções disponíveis para você acompanhar são vastas: se preferir aprender de maneira divertida, séria, com vídeos curtos ou longos, desde o início ou de forma mais avançada — não importa a escolha, você certamente encontrará o influenciador mais adequado às suas preferências.

Na lista que trouxe aqui, temos alguns dos maiores nomes no país. Se a ideia é aprender mais sobre o mercado financeiro e se inteirar diariamente sobre o assunto, recomendo que você dê uma olhada nos conteúdos de cada um e siga aqueles que se encaixarem melhor nas suas necessidades de aprendizado.

Como os influenciadores de finanças podem ajudar a melhorar a educação financeira?

Essa onda crescente de influenciadores de finanças tem causado impactos positivos na vida da população. Isto é, torna o assunto mais simples e acessível, estimula a adoção de hábitos financeiros mais saudáveis e envolve o público geral em discussões sobre o tema que, antes, ficavam restritas aos especialistas do setor.

Para você compreender melhor de que forma essas pessoas têm conscientizado o público sobre o tema da educação financeira, trouxe aqui algumas das consequências mais importantes.

Tornando o tema mais acessível e atraente

Por muito tempo esse assunto foi considerado complexo demais. Números, fórmulas e gráficos sempre tiveram o poder de afastar quem ainda é leigo no setor — mesmo que eles não sejam tão complicados quanto parece.

No entanto, esses influenciadores transformaram as finanças em uma área mais atraente, por meio de uma linguagem simples — muitas vezes divertida, explicações feitas especialmente para quem é leigo e se valendo de todos os recursos visuais que têm sido a chave para prender a atenção de quem está nas redes sociais.

Resumindo, quem deseja aprender a economizar e a investir já pode fazê-lo em doses diárias e até rápidas, consumindo um conteúdo desenvolvido especialmente para a população geral.  

Desmistificando conceitos financeiros

Como eu disse, as finanças são menos complicadas do que parecem. Mesmo assim, é compreensível que quem comece a estudar do zero se sinta intimidado pelo assunto, uma vez que é composto por tantas teorias, dinâmicas e conceitos.

Os influenciadores desse mercado, porém, abordam cada tópico separadamente, ensinando o público desde as ideias mais básicas, evoluindo até que os temas complexos se tornam mais fáceis de serem absorvidos.

Acredite: quando você divide a sua meta de aprendizado — sobre qualquer assunto — em passos menores, entendendo uma teoria de cada vez, logo estará por dentro do assunto e aplicando esse conhecimento no seu dia a dia, seja investindo ou administrando melhor o seu dinheiro.

Promovendo hábitos financeiros saudáveis

Primeiramente, temos os benefícios individuais da saúde financeira. Ao administrar melhor o seu patrimônio, você consegue se prevenir contra eventuais emergências, ter mais autonomia, garantir o estilo de vida que deseja e ainda se organizar para uma aposentadoria tranquila e sem aperto. Basicamente, será mais fácil financiar os seus sonhos e viver da forma como sempre imaginou.

Agora, passando para um plano mais geral, sabia que os seus hábitos financeiros têm o poder de tornar o mercado mais sólido também? A lógica é essa: ao aprender a gerir o dinheiro de maneira saudável, vai consumir mais conscientemente, ajudar a reduzir os níveis de inadimplência no país (aumentando a confiança dos credores) e fomentar o desenvolvimento nacional ao investir em aplicações diversas, como ações ou títulos do governo.

Voltando aos influenciadores, temos neles verdadeiros canais de transmissão de conhecimento, uma vez que têm a chance de estimular hábitos saudáveis na população — desencadeando uma reação positiva para todos.

Estimulando a discussão sobre finanças

O conhecimento se torna ainda mais valioso quando é compartilhado, e quando recebe as impressões de todas as pessoas. Por mais que nem todas as pessoas que acompanham esses influenciadores sejam especialistas no assunto, tê-las estudando o mercado financeiro e falando sobre ele é importante para que o assunto se torne cada vez mais acessível.

Basicamente, essas discussões construtivas são das principais razões pelas quais o mercado econômico tem se popularizado tanto nos últimos anos. Consequentemente, deixa de parecer complicado demais e atrai o interesse de pessoas que, sem essa oportunidade de entender melhor o assunto, não seriam incluídas nas conversas.

Conclusão

Não poderia finalizar esse artigo sem mencionar que, se você deseja informações didáticas, completas e confiáveis sobre o mercado financeiro, vai encontrar tudo isso seguindo a Top por aí:

Nos dois links, divulgamos conteúdos sobre finanças que são verdadeiras aulas, não somente para quem é profissional e está tentando escalar na carreira, mas também para quem sabe a importância que o mercado financeiro tem na vida de todo mundo.

Vem com a Top!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *