Meus caros, você saberia me dizer o que é Cota de Abertura e Fechamento? Este assunto está muito presente nos Fundos de Investimento, pois abre as dinâmicas que neles possuem.

Dinâmica de Aplicações e Resgate

Olha só! Quando o investidor aporta seu dinheiro em um fundo, o que é feito na prática, é comprar cotas desse fundo. Isso é realizado para que as mesmas se valorizem ao longo do tempo e de acordo com o resultado dos ativos que compõem a carteira do fundo.

Já o contrário é verdadeiro: ao resgatar seus recursos, o investidor está, na prática, vendendo suas cotas. O preço de compra e de venda das cotas deve refletir a variação dos ativos que compõem a carteira do fundo. No entanto, o preço das cotas será definido no momento de abertura do mercado ou de fechamento.

Curso Online para Certificação CPA10

Cota de Abertura

Alguns Fundos de Investimento permitem a Cota de Abertura. Sendo que, é aquela que já é conhecida no início do dia. Seu cálculo é feito com base no valor do patrimônio líquido do fundo no dia anterior, acrescido da variação do DI de um dia.

Esse tipo de fundo permite saber com antecedência o valor que pagará pela cota (em caso de investimento) ou receberá (em caso de resgate).

Mas, cuidado! Nem todos os fundos podem fazer isso!

Pelo fato do valor da cota ser conhecida na abertura do mercado e não haver mudança ao longo do dia, esse tipo de cota só é permitido em fundos que, por sua natureza, apresentam baixa volatilidade de preços dos ativos, sendo eles:

  • Fundo de Renda Fixa
  • Fundos Exclusivos

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Cota de Fechamento

Neste tipo de fundo, o investidor só saberá o valor da cota no fechamento do dia. Em outras palavras, o valor da cota refletirá toda a variação dos ativos no dia e o valor da cota só será divulgado no fechamento do mercado. Esse tipo de precificação é obrigatório para fundos que apresentam maior oscilação em suas cotas.

Kléber, o fundo de Renda Fixa pode usar uma Cota de Fechamento?

Minha resposta para isso é: pode sim! Inclusive se for um fundo de Renda Fixa focado em inflação, ele possui grande volatilidade, por mais que seja Renda Fixa.

Agora, Cota de Abertura é exclusivo para fundos de Renda Fixa e Exclusivos e todos os fundos podem optar por Cota de Fechamento que eu acho que é a opção mais transparente.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!