Vou te apresentar algumas características interessantes dos FIs:

ACESSIBILIDADE AO MERCADO FINANCEIRO: Está relacionada a condição de acesso de qualquer investidor, ou seja, o fundo de investimento possui total equidade, tendo em vista que todos os cotistas possuem os mesmos direitos.

Não interessa se você tem 50 mil cotas ou apenas 1 cota, o tratamento será sempre igual em ambos os casos. Dizemos que o Fundo de Investimento é um POOL, pois é um conjunto de recursos de diversos cotistas.

Por exemplo: Eu quero investir em um produto específico, mas ele exige um aporte inicial de R$ 50.000,00 reais e eu não tenho esse valor agora. Então eu compro cotas do Fundo de Investimento da Topinvest que investe nesse produto que eu quero, pois o Fundo da Topinvest possui milhões de reais em custódia de seus investidores e tem condições de fazer aportes em produtos de grande porte como esse. Entendeu a diferença? Eu sozinho não conseguiria investir, mas adquirindo cotas do Fundo da Topinvest, eu faço o mesmo investimento.

DIVERSIFICAÇÃO:A CVM obriga que os Fundos de Investimentos possuam investimentos e produtos diversificados de acordo com a classificação de cada um, com o objetivo de diminuir os riscos.

Ao diversificar os ativos, embora alguns possuam um mal desempenho, a rentabilidade do Fundo será compensada por outros que terão um bom desempenho. 

RISCO DA CARTEIRA DE ATIVOS E NÃO INDIVIDUAL: Não há risco individual dos ativos, e sim da carteira em geral. Imagine duas possibilidades: Eu, Kleber, investir todo o meu dinheiro em 1 empresa apenas, isso é ruim né? E se ela falir? Já era!

Agora, se eu diversifico meus investimentos, investindo em 10 empresas diferentes de diversas áreas, é quase impossível todas as 10 empresas falirem ao mesmo tempo, certo?

Por isso que quando investimos em um único ativo, o risco é muito maior do que investir em uma carteira de ativos diversificada, pois o risco fica diluído na carteira inteira e não apenas em um ativo isolado, entendido? 

LIQUIDEZ: Essa característica é associada a facilidade ou velocidade do ativo virar dinheiro. Como os fundos possuem diversos cotistas, ele pode oferecer maior liquidez, inclusive existem diversas opções de fundos com liquidez de D+0, ou seja, no mesmo dia o dinheiro já está em sua conta. Geralmente os fundos com maior liquidez oferecem uma menor rentabilidade ao investidor.