Já sabe qual o papel da CVM, certo? Em resumo, ela existe para fiscalizar transações que envolvem a Bolsa, investimentos, mercado de capitais, entre outros.

Hoje, portanto, eu quero comentar sobre os fundos de investimentos e sua relação com a constituição e registro CVM. Vamos lá?

O que é a constituição CVM?

Quando o fundo é registrado na CVM, é necessário que já esteja estabelecido se será um fundo aberto ou fundo fechado.

Quando um fundo é aberto, seus cotistas podem resgatar valores livremente, desde que o resgate respeite as regras pré-estabelecidas pelo próprio fundo.

Já no caso de um fundo ser fechado, significa que um cotista poderia ter de volta os valores que investiu apenas quando o fundo for encerrado.

Logo, o primeiro passo para registrar um fundo na CVM é, então, definir a sua constituição.

O que é registro CVM?

A CVM exige dos administradores dos fundos uma série de documentos. Estes, por sua vez, precisam ser entregues à autarquia para  fins de avaliação. Segundo a CVM, isto é tudo que deve ser apresentado para efetuar o registro:

  • I – Regulamento do fundo, elaborado de acordo com as disposições desta Instrução;
  • II –  Declaração  do  administrador  do  fundo  de  que  o  regulamento  do  fundo  está  plenamente  aderente à legislação vigente;
  • III – Os dados relativos ao registro do regulamento em cartório de títulos e documentos;
  • IV – Declaração do administrador do fundo de que firmou os contratos mencionados no art. 78, se for o caso, e de que estes se encontram à disposição da CVM;
  • V – Nome do auditor independente;
  • VI – Inscrição do fundo no CNPJ;
  • VII – Lâmina de informações essenciais, elaborada de acordo com o Anexo 42 desta Instrução, no caso de fundo aberto que não seja destinado exclusivamente a investidores qualificados.

Todos esses documentos são importantes principalmente por um fator: transparência. Quando a CVM aprova os documentos e, por consequência, o registro do fundo, então todas essas informações serão de acesso também dos cotistas.

Sem esse controle rígido, é possível que muitos investidores saíssem lesados, uma vez que estariam impossibilitados de analisar o fundo antes de aplicar um valor nele.

Como consultar o registro CVM?

Para consultar essas informações, basta acessar a página de registro da CVM. Nesta aba, pode-se buscar por razão social, tipo de participante ou ambos. Há também a possibilidade de acessar a lista completa de todos os registros juntos à instituição.

Se você gostou desse conteúdo, pode continuar aprendendo comigo no canal da TopInvest no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

claudio - 10/03/2019

qual a certificação que preciso para fazer captação de recursos de terceiros ?

Kleber Stumpf - 10/03/2019

Oi Cláudio, tudo bem? Para fazer a captação de recursos de terceiros você precisa ser uma agente de investimentos, nesse caso é necessário ser aprovado na prova da ANCORD. Em breve teremos bastante conteúdo sobre esse assunto. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Curta nossa página no facebook e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf

Rodrigues - 22/07/2019

Olá tenho uma empresa e gostaria de vender ações dela é uma startup ainda. Como faço para vender as ações ou seja arrecadar investimento de forma legalizada?

Kleber Stumpf - 22/07/2019

Eae Rodrigo, tudo certo? Cara, para conseguir lançar ações de sua startup na bolsa, além de já ter toda a burocracia (receita federal, junta comercial e outros) é necessário que esta empresa tenha alguns fatores: - boa gestão do negócio; - consolidação da marca; - administração transparente; e - boa aceitação perante os consumidores. Não conheço o seu negócio, mas te indico ir atrás de algum investidor anjo. Eles são conhecidos em investir em startups. Visite meu canal no YouTube! Adquira nosso curso completo da para as provas da ANBIMA. Siga a gnt no Intagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita. Siga-nos no instagram. Um abraço, Kléber Stumpf