Dicas e Macetes CPA 10

Como ser promovido no Banco

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Este artigo é dedicado aos meus amigos que já venceram o desafio de como ingressar na carreira bancária.

A você lhe dou os meus sinceros parabéns afinal é uma vaga super concorrida. Então superado o primeiro desafio vou te ajudar a descobrir como ser promovido no banco.

Uma coisa que você deve ter notado é que os bancos e as instituições financeiras em geral buscam profissionais de primeira linha.

Pessoas que tenham o conhecimento e a capacitação necessária para prestar os seus serviços da melhor forma possível aos clientes.

Então a minha primeira dica é:

Qualifique-se

Com base nesta concorrência pela capacitação a minha dica inicial é desenvolver as competências necessárias para o cargo que almeja o mais rápido possível. Por exemplo, se você quer se tornar um gerente de contas é importantíssimo fazer as certificações CPA 10 ou CPA 20 o mais rápido possível. É a velha história que falei em um vídeo

De forma resumida não precisa. Mas você quer trabalhar no caixa pelo resto da sua vida (ou até ser demitido porque o banco contratou uma pessoa mais qualificada)?

Ok. As certificações são um dos passos importantes para a promoção, mas não vá achando que isso vai acontecer logo da primeira oportunidade. Não, você não vai ser chefe do seu chefe atual da noite para o dia.

Mas nem por isso deixe de almejar o topo. Lembre-se que há um caminho a percorrer e você só pode percorrê-lo se tiver as qualificações necessárias.

Aqui é imprescindível não esperar o banco te pedir para tirar as certificações e temos dois motivos para isso.

Primeiramente se você estudar por conta antes de o banco lhe pedir, você terá mais tranquilidade e mais tempo para estudar.

Através do material gratuito aqui no site e em nosso canal do YouTube é comum o pessoal ser aprovado em aproximadamente 30 dias.

Agora, se você der uma de espertinho e quiser deixar para a última hora pode ser arriscado.

Quando o banco lhe pedir para fazer a certificação você terá um prazo muito, mas muito apertado e uma dose adicional de pressão. Na sua cabeça irá passar um filme do tipo “Passar na CPA e ser promovido, ou ser reprovado e demitido.” Ai você precisará do melhor curso da CPA do mercado.

Adicionando a isso temos o fator de que muitas vezes só são promovidos aqueles que já estão qualificados. 

Dentro da qualificação também é super importante que você estude. E aqui não estou falando de faculdade, pós graduação ou coisas do gênero. Estou falando do próprio banco e de você.

Estude o plano de carreiras do banco (este é um ótimo passo de saber como ser promovido no banco), estude sobre vendas, estude sobre os produtos da instituição financeira.

Peça orientação

Quer uma dica melhor de como ser promovido no banco do que falar com quem pode lhe promover? Peça a seu gestor o que você poderia melhorar para trazer mais resultado ao banco. Mostre um interesse genuíno em contribuir com a instituição financeira.

Não pergunte algo como o que preciso fazer para ser promovido a “Gerente Geral”. Faça perguntas sobre o seu desempenho e o que pode melhorar.

Na maioria das vezes os gestores são orientados a dar feedbacks os seus colaboradores, você precisa aceita-los como uma crítica construtiva e não levar a mal.

Mas lembre-se, mostre interesse no bem da instituição e não apenas em como ser promovido no banco.

Proatividade

Seja prestativo. Sabe aquela característica de proatividade que todas as vagas exigem?

É isso ai mesmo, seja útil. Tente descobrir os objetivos principais do seu departamento e concentre-se em projetos para realizá-lo. Depois do expediente se ofereça para fazer algo a mais e esteja sempre um passo a frente dos demais.

Se você ver que um colega precisa de ajuda, ofereça apoio.

Os números não mentem

Pode até ser que o seu gestor nem sempre veja tudo o que você conquistou. Mas quando sair o relatório mensal e suas metas foram cumpridas ele vai lembrar de você.

Se lhe passarem mais responsabilidades não negue e muito menos fique chateado. Esta pode ser uma oportunidade de mostrar que você está apto a ser promovido.

O cumprimento das metas é um dos pontos principais para você conquistar uma promoção. De nada vai adiantar você ser craque nas outras dicas se não cumprir as metas. Sem cumprir as metas você não dá lucro ao banco. Se não dá o lucro ao banco… bom você já sabe.

Curso online para Certificação CPA20

Seja sociável

Fazer parte da vida social da sua cidade e do banco é importantíssimo. Quanto mais pessoas você conhecer da sua cidade mais clientes você vai atrair.

As pessoas de um modo geral preferem fazer negócios com alguém que já conheçam do que um completo desconhecido. Na hora de bater a meta alguns conhecidos na carteira podem fazer toda a diferença.

Aumentar a sua rede de contatos tanto no mundo físico (almoços e eventos sociais) como no mundo digital.

Quando falo em mundo digital não são grupos de WhatsApp para falar besteiras ok?

Estou falando do Linkedin que é a maior rede social profissional do mundo. Se quiser pode começar me adicionando a seus contatos.

Download Gratuito

7 Dicas para conseguir sua Certificação Financeira

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *